Causa animal
Ana Paula Boaventura não suportou as resistências e críticas à sua gestão na Superintendência de Bem Estar Animal. E, segundo o Porta Voz, saiu porque quis, o que é explicitado na forma de “a pedido”. Ana foi procurada para detalhar os seus motivos, respondendo com um pedido: “Calma, tudo a seu tempo. Devagarzinho as coisas vão se encaixando”.
Sucessora
Secretário do Meio Ambiente, Edno Silveira, foi consultado neste sábado sobre a substituição no comando da superintendência. E, de acordo com ele, a informação completa será dada na segunda-feira. Mas, ressaltou que o setor está sendo reorganizado, agora contando com mais servidores e com veterinários.
Censo
Sobre o censo animal em Uberaba, Edno disse que os trabalhos estão em curso, começando pela identificação de mais de duzentas colônias e por se chegar ao número de dois mil gatos errantes. Depois de concluída a contagem de gatos, a Semam fará o mesmo com os cães.
Identificação
Jurídico do PL tenta identificar autor do vídeo de conteúdo fake lançado na rede social contra Samir Cecílio. A prática não é apenas “jogo sujo” de campanha política. É criminosa.
Cabeça fria
Se adversários estão pensando em tirar Samir do sério vão ter de gastar muito mais energia.
Nazli Prata e o assessor jurídico Eduardo Azank registram chapa de oposição (Foto/Divulgação)
Terá disputa
Oposição oficializa candidatura ao comando da Credileite. Registro da chapa ocorreu na sexta-feira, último dia do prazo previsto para isso. Grupo é formado por José Vicente da Silva, Carlos Humberto de Oliveira, Débora Schroeder Magnabosco, José Moacir de Almeida, Nazli Oliveira Prata, Newton José Barcelos e Paulo Francisco Bizinotto Nogueira.
Importunação
Atribuída à segurança a não divulgação antecipada de onde Bolsonaro jantaria e dormiria em Uberaba na terça-feira. Na prática, decisão tomada muito mais para evitar importunação ao ex-presidente, pois, quanto à segurança, ele desfilou em carroceria de caminhonete, esteve em reunião pública e distribuiu abraços.
Moral
Quem vê Ellen Miziara circular em Brasília fica impressionado com “o moral” que ela desfruta junto ao staff de Bolsonaro e aos deputados federais eleitos pelo PL. É reconhecida como uma liderança da sigla em todo o Triângulo Mineiro.
Governança
É tão interessante a política de governança pública formalizada por decreto publicado na sexta-feira que, estivesse em execução há mais tempo, possivelmente a gestão municipal estaria em seu último ano colhendo resultados que pudessem desequilibrar o processo eleitoral em seu favor.
Princípios
Lançada para uniformizar procedimentos em toda a administração direta e indireta, a normatização aponta para a necessidade de observação a oito princípios. Entre eles, capacidade de resposta, confiabilidade, transparência, eficiência, eficácia e efetividade.
Competência
Decreto define a “alta administração” como responsável pelo modelo de gestão estratégica, visando a transparência e o envolvimento das partes interessadas, visão de curto, médio e longo prazo, indicadores e metas específicos, alcançáveis, mensuráveis, relevantes e prazos definidos. Na prática não tem funcionado assim.
Alta
A “alta administração” citada no decreto é formada por secretários, secretários adjuntos e ocupantes de cargos equivalentes. Na sua definição e composição não são citados a chefe do Executivo nem o vice (independente de não o ter por renúncia de Moacyr Lopes).
Governo Aberto
Igualmente formalizada na mesma 6ª feira a Política Pública de Governo Aberto, que tem metas como aumento da transparência e acesso às informações públicas. O que também carece de radical mudança de comportamento.
Toninho Andrada e José Luiz recepcionam a nova filiada do PSB, advogada Berta Fonseca (Foto/Divulgação)
Tudo certo
Chapa do PSB em Uberaba está sem nenhum problema – assegurou neste sábado pela manhã uma das principais lideranças da sigla, José Luiz Alves. A afirmação contradiz rumores de que teria havido debandada de candidatos a vereador. A cota feminina do PSB é de peso. Entre as empoderadas estão as advogadas Roberta Toledo, Sueli Cristina e Berta Fonseca.
Querem ver
Representantes da Comissão de Protetoras e Cuidadores Independentes, Jurandir Ferreira e Marcinha Lúcia dos Santos recorrem a órgãos de controle da Prefeitura para ter acesso a informações requeridas (em dezembro de 2023) e não recebidas da Superintendência da Causa Animal.
Papelada
Entre outros detalhes, eles querem conhecer a prestação de contas de recursos destinados ao segmento e eventuais convênios firmados. Sejam com recursos próprios ou decorrentes de emendas parlamentares.
Imbróglio
Jurandir e Marcinho vão ao “x” da prestação de contas indagando se ela foi devidamente aprovada pelo Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais. Lembrando que o Comupda permanece inativo desde meados do ano passado.
Pega mal
Os dois ativistas dizem na correspondência que suas mensagens de cobrança de resposta, feitas pelo Whatsapp da Superintendência, são vistas, mas ignoradas.
Ampliação
A julgar pelos números expostos em ata do seu conselho diretor, a FETI precisa ampliar sua capacidade de acolhimento. A procura por um lugar na instituição, que é modelo na preparação de adolescentes para o futuro, supera em muito as vagas oferecidas.
Minoria
De 1478 inscritos, somente 24% foram selecionados na própria FETI e nos polos Abadia, Copacabana e Residencial 2000 para a iniciação profissional oferecida pela fundação, que tinha em fevereiro 656 jovens empregados por empresas parceiras do programa.