A demora da instalação e funcionamento das usinas fotovoltaicas previstas em Parceria Público Privada de 2020 impediu que a Prefeitura tivesse economizado pelo menos R$ 17 milhões no pagamento de energia elétrica, nos últimos três anos, com base no seu consumo da época do contrato.
Patinando
O contrato passou por processo de revisão que durou quase dois anos e sofreu ajustes sob a ótica da equipe revisora da Sesurb, sem que houvesse alteração nos termos da PPP. Mas, o consórcio, passados dez meses desde a liberação de nova ordem de serviço, ainda não apresentou cronograma da implantação das usinas.
Economia
Em setembro de 2022, por ocasião da assinatura da OS, o anúncio foi que a economia mensal do município com energia elétrica seria ainda maior que a estimada no projeto, passando de 27% para 38%, após a revisão do contrato. A isso se somariam 10% da receita obtida com a venda da energia excedente, prevista no projeto original.
Herança
Ao término da PPP, de 25 anos, a Prefeitura herdará as usinas em perfeito estado de funcionamento, subestações e os terrenos em que forem implantadas, adquiridos pelo consórcio. Algo em torno de R$ 37 milhões.
Iluminação
Também fruto de PPP, firmada em 2019, a SESURB estenderá a iluminação em LED a mais duas dezenas de ruas e avenidas, incluído o bairro de Peirópolis. Novos equipamentos necessários à execução dos serviços foram recebidos pelo consórcio.
Rodovia
A iluminação já iniciada na BR-050, perímetro urbano, será estendida, e também chegará à ZPE. Dentre as avenidas a serem beneficiadas estão a Alfredo de Faria (Tutunas) e a Bandeirantes.
Sequência
E prosseguem as reclamações contra alterações introduzidas na UFTM e, principalmente, no Hospital de Clínicas. No HC, antigas chefias foram simplesmente substituídas sem qualquer diálogo e de imediato. Bem ao estilo da política partidária: “Trabalhou sob outro comando, não me serve”.
Equívocos
Para trabalhadores que vivem o dia a dia daquele complexo federal, equívocos estariam ocorrendo aos montes, como o privilégio dado aos professores para a ocupação de cargos, em detrimento do pessoal técnico-administrativo. Em algumas situações, dizem os queixosos, nem há qualificação para o cargo.
Ignorados
“Estão ignorando a luta histórico dos técnico-administrativos pela conquista de espaços na administração tanto da UFTM quanto do hospital” – criticam.
Renegocia
O mutirão de renegociação de dívidas coordenado pelo Ministério da Justiça se estenderá até o dia 11 de agosto e o PROCON de Uberaba, intermediário das transações, tem agendamento até para o dia 8 já feito por endividados. Com isso, deve crescer o número de acordos, estima o presidente Anderson Romero.
Endividados
Em abril, Uberaba tinha mais de 133 mil cidadãos no “vermelho”, de acordo com matéria produzida pela colega Rafaella Massa, a partir de dados do SERASA. No Estado de Minas, o cartão de crédito era o credor número um.
Consequências
Uma pesquisa do Instituto Opinion Box em parceria com o SERASA mostra que 82% dos endividados têm dificuldades para dormir, 78% têm surtos de pensamentos negativos, 74% têm dificuldades de concentração para as suas atividades diárias e 62% viram suas dívidas refletirem no relacionamento conjugal.
E aí, Estado?
Passado quase um ano desde a entrega de toda a documentação pelo Ministério Público Federal ao Iphan, ao Iepha e à Secretaria de Estado da Cultura, para a tomada de algumas providências em relação aos bens materiais e imateriais deixados por Chico Xavier, nada parece ter sido feito até agora.
Vírgula
Nada, não! O governador Romeu Zema simplesmente “implodiu” a comenda da paz “Chico Xavier”, aprovada por lei de iniciativa do então deputado estadual Paulo Piau. A cerimônia deixou de existir desde que o araxaense assumiu o Governo do Estado.
Tombamento
Entre as recomendações do Ministério Público Federal, na conclusão de procedimento de mais de 10 anos e conduzido na reta final pelo procurador Thales Cardoso, está o tombamento pelo Estado da Comunhão Espírita, jazigo de Chico, área do abacateiro, 1ª residência do médium em Uberaba e a Casa da Prece.
Duplicidade
A falta de transferência pela Prefeitura do valor da parcela de empréstimo consignado descontada diretamente no salário do servidor está complicando a situação financeira de muita gente. Somente neste fim semana a coluna recebeu comprovantes de três casos em que houve duplicidade de desconto.
Desconto
Nos casos específicos, a Prefeitura promoveu o desconto na folha do servidor e, ao que tudo indica, não o repassou ao banco. Resultado: o banco sacou o mesmo valor diretamente na conta corrente do trabalhador.
Recordista
O Brasil continua sendo recordista em chamadas telefônicas indesejadas, segundo revelação da Anatel. São 39,2 ligações/mês de spam por usuário. No Peru, o segundo colocado, são 18,02 chamadas. Por aqui, o sistema financeiro é responsável por 44% dessas ligações. As de vendas aparecem em seguida com 39%.
Ligações
As chamadas feitas por golpistas à procura de vitimas representam 16,9% das ligações indesejadas.