FALANDO SÉRIO

Aumento de voluntários na Justiça Eleitoral deixa petistas preocupados

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 22/09/2022 às 20:15Atualizado em 17/12/2022 às 21:56
Compartilhar

O expressivo aumento no número de voluntários que se colocaram à disposição da Justiça Eleitoral para as eleições de outubro acende sinal de alerta em grupos petistas em Uberaba. Representantes da esquerda temem que o crescimento tenha sido impulsionado por partidários de Bolsonaro, o que não tem como ser confirmado.

O crescimento

É real o aumento dos voluntários, segundo números levantados pela coluna nesta 5ª feira. Os dados são de apenas duas Zonas Eleitorais e indicam crescimento de 26% inscritos em uma e atípicos 66,91% em outra. Somadas as duas, foram 890 inscritos para 2022 contra 619 em 2020. Uma diferença de 43,78%. Já os eleitores convocados somam 4,2 mil.

Condenação

Sete homens investigados a partir de fevereiro de 2021 e acusados de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e outros delitos foram condenados nesta 5ª feira a até 40 anos e 6 meses de prisão. Sentença da 3ª Vara Criminal.

Flagrante

As investigações sobre a quadrilha começaram em fevereiro de 2021, quando um homem foi parado em rodovia de Uberaba pela Polícia Rodoviária Federal. No veículo que ele conduzia foram encontrados 64 quilos de pasta-base de cocaína.

Celular

E no celular do preso, os policiais encontraram fotos que levaram à identificação de outros participantes da organização criminosa, residentes em Uberaba, Mirassol d’Oeste (MT), Guarujá e Goiânia.

Ficco

Em outubro de 2021, a PF, PM, PC e PRF, reunidas no grupo batizado como FICCO, de combate ao crime organizado, deflagraram operação nessas cidades para cumprir 19 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão.

Imbróglio

Surge mais uma complicação para a concretização da anunciada troca de comando na Guarda Civil. O nome anunciado para o lugar do comandante Marcelo Neves é o da corregedora da GCM, Bianca Michelle, e a troca, segundo o Executivo, seria em setembro, mês prestes a se encerrar.

Está na lei

Diz o Regulamento Geral das Guardas Municipais que corregedor e ouvidor da corporação são detentores de mandato e que, somente deixarão o cargo antecipadamente, com a aprovação da Câmara de Vereadores, no voto.

Sem norma

O mandato do corregedor ainda não tem tempo fixado no município, o que leva alguns ao entendimento de que corresponderia ao período máximo da chefe do Executivo. E Bianca está no cargo há quatro meses apenas.

Proteção

Objetivo do RGGM, que é federal e aplicado em todos os municípios com GCM, é preservar a autonomia do corregedor, a quem cabe apurar desvios de conduta praticados por colegas, e livrá-lo de eventuais pressões internas.

Substituição

Outra dificuldade seria a escolha do substituto de Bianca como corregedora. O ocupante do cargo precisa ser formado em Direito e somente uma outra GCM estaria nessa condição, além de alguns colegas que ainda não completaram o estágio probatório.

Demissões

Existem na Mosaic mais pedidos de demissão do que demitidos por iniciativa da empresa, revela a presidente do Stiquefar, o sindicato dos trabalhadores. Pedidos decorrentes, segundo Graça Cariconde, “das precárias condições de trabalho, comprometendo a saúde mental dos empregados”.

Insalubres

A sindicalista desmente rumores de vazamento de amônia na fábrica, no dia 9 deste mês, mas ressalta que permanecem as situações de insalubridade e periculosas e que só resta ao Stiquifar procurar a Justiça.

Posicionamento

À coluna, a Mosaic respondeu, por sua assessoria de imprensa, que “atua para manter um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor, focado no bem-estar e na saúde laboral de seus funcionários”.

Canal aberto

E promove capacitações contínuas, via Universidade Mosaic, como parte de sua política de desenvolvimento e retenção de talentos, acrescentou a empresa. Ela também disse manter um canal aberto de comunicação com o sindicato para uma discussão transparente e com os trabalhadores.

Demolição

Desde segunda-feira a Polícia Ambiental acompanha a ação de operadores de máquinas na demolição de quatro ranchos na Serraria. Com manifestação favorável do MPF, motivada por descumprimento de leis ambientais, ordens de derrubada foram dadas pela Justiça Federal.

Repúdio

Presidente do Comdicau deixou registrado em ata de reunião de agosto o seu repúdio à votação na Câmara que ignorou deliberação do próprio conselho pela introdução do voto uninominal na escolha dos conselheiros tutelares.

Desrespeito

Para Willian Brito, de acordo com a ata, quem votou contra não se preocupou com os direitos da criança e do adolescente. “Observaram outros interesses” – afirmou. Até a Prefeitura recuou da proposta inicial.

Carne

Secretaria de Educação investe mais de R$ 1 milhão na compra de carnes para abastecer entidades conveniadas. Está concluído processo licitatório assegurando o fornecimento de mais de 44 mil quilos de carne moída, acém em pedaço, filé de peito, coxa e sobrecoxa de frango e lombo suíno.

Sufoco

Em meados deste ano, as Semed passou sufoco com a suspensão do fornecimento de carnes pela empresa contratada, que queria reajuste no contrato. Até que houvesse um entendimento, entidades parceiras e suas crianças ficaram sem o produto por dois meses. Os novos contratos são para 12 meses.

Perplexos

Diretores do “Hélio Angotti” se disseram perplexos com a decisão da Justiça negando o acesso do hospital aos recursos financeiros que tem retidos pela Prefeitura desde abril. Dinheiro que não pode ser usado para regularização fiscal e tributária, citado como um dos empecilhos da liberação.

Sem pagamento

Dizem eles que há dois anos o “Hélio Angotti” tem extrapolado a meta de atendimentos do SUS prevista em contrato sem receber por isso. Também explicaram que irregularidades citadas na decisão judicial já foram sanadas e as prestações de contas encaminhadas ao MP, MPF e Prefeitura. Por fim, os diretores frisaram que as dificuldades de caixa do hospital continuam existindo.

Mutirão

No mês que vem, o “Hélio Angotti” oferecerá às mulheres uberabenses um mutirão de mamografias (1 mil delas), motivado pela campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama. Exames serão destinados às mulheres com idade entre 50 e 69 anos e que estejam há mais de dois sem se submeterem a ele. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por