FALANDO SÉRIO

Autista é colocada para fora da sala de aula: motivo tem duas versões

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 19/09/2023 às 21:06Atualizado em 20/09/2023 às 20:16
Compartilhar

Em escola particular, professor de Geografia pôs aluna autista para fora da sala de aula por estar com fone de ouvido. Ela usa o equipamento, segundo a família, para diminuir a captação do ruído da sala, que lhe é prejudicial. Informação que não consta do REDS lavrado “in loco” por uma guarnição da PM depois de os pais terem se dirigido à escola e acionado uma advogada. 

Celular
Na conversa com os pais, o coordenador pedagógico teria, inicialmente, se negado a deixar a menina ir embora antes do término das aulas. E feito referência ao fone de ouvido, afirmando que, segundo o professor de Geografia, a garota ouvia músicas em inglês pelo celular.

Ameaça e recuo
O coordenador chegou a dizer para o pai que, se a menina fosse levada embora, ela seria suspensa por 5 dias e a família deveria providenciar outro estabelecimento de ensino para a estudante. Percebendo a surpresa dos pais, ele recuou, pediu desculpas e disse que serão alinhadas com todos os professores medidas que se adequem às necessidades da aluna autista.

Sabia
Ainda de acordo com os pais, a escola havia sido informada por eles sobre o autismo da filha, inclusive com a apresentação de laudo médico. Quanto às “músicas em inglês” mencionadas pelo professor ao coordenador pedagógico, como ouvidas pela menina, trata-se apenas de um leve ruído com nomenclatura em inglês, sim, para que ela não perca a concentração com o barulho da sala.

MPT faz cobrança
A precariedade das instalações da Superintendência Regional de Saúde denunciada há meses por FALANDO SÉRIO chegou também ao Ministério Público do Trabalho, sediado em Uberlândia. E de pronto foi solicitada uma avaliação do imóvel.

Com prazo
Concluído que as instalações realmente apresentam condições inadequadas de ordem sanitária e falhas estruturais como rachaduras, infiltrações, goteiras e mofo, foi cobrada à SRS/Estado que, em 30 dias, forneça informações sobre o estágio de eventual licitação para a execução das obras necessárias.

Desrespeito
Para todos os 117 servidores que atuam naquela importante representação regional estadual existem apenas 6 sanitários. A manifestação do Ministério Público do Trabalho é vista como uma vitória para quem vem denunciando essas irregularidades há tempos.

Falta café
Está faltando café para os servidores do Centro Administrativo. A denúncia é do sindicato da categoria. Presidente Martinho Pereira e os diretores Ronaldo dos Reis, Ana Flávia e Sílvio Aparecido foram à SAD cobrar explicações.

A tal licitação
Foram informados de que nova compra está em processo de licitação a ser finalizado nos últimos dias de outubro, o que significa mais um mês e meio sem café nas repartições. Foi aventada a possibilidade de a SAD recorrer a café emprestado de secretaria que funciona fora do Centro Administrativo.

Planejamento
Das duas uma: aumentou o consumo de café no prédio ou o planejamento de compra foi mal feito. E também não foi informado se o cafezinho também está em falta no Gabinete.

Já foi ruim
Vereador cabo Diego revela que já chegou a ficar 8 meses sem trocar sequer uma mensagem de Whatsapp com a prefeita Elisa. Foi logo nos primeiros meses de mandato, quando assumiu postura oposicionista. Em algum momento, os dois se sentaram e se entenderam para o atendimento de pautas de interesse coletivo.

Situacionista
Essa relação, que Diego considera proveitosa para os setores que defende, tornou o vereador mais um situacionista. Tanto, que ele se diz desgarrado de Franco Cartafina e confirma estar a caminho do PL. “Desgarrado sim, mas continuamos amigos” – assegura, contando que tomaram cerveja no fim de semana.

Puxão de orelha
Provocado sobre sua fala contra esquerdistas na sessão de segunda-feira na Câmara, Diego não confirma ter repensado o conteúdo de suas palavras, mas deixa claro que alguns assessores puxaram as suas orelhas.

Autenticidade
Bolsonarista declarado, o vereador, em entrevista ao JM News 1ª edição, reiterou que defenderá a direita no plenário da Câmara, sempre que necessário. E que não tem medo de desagradar alguém. “Não fui eleito para agradar a todos” – ressaltou, afirmando ter feito opção pela autenticidade.

Reação
A vice-presidente do PT de Minas Gerais reagiu aos comentários de Diego contra o partido. Patrícia Melo disse que “Bolsonaro, o presidente mais adorado do Brasil, segundo Diego”, perdeu a eleição e está inelegível. 

Sujeira
Dirigindo-se diretamente ao vereador, que, segundo ela, gosta de falar em sujeira, Patrícia citou denúncias de corrupção contra ex-ministros de JMB, rachadinha, imóveis comprados com dinheiro vivo e o rumoroso casos das jóias. 

Carência
Hospital de Clínicas admite a falta de alguns insumos necessários à assistência aos pacientes, mas atribui isso ao atraso de fornecedores e até mesmo a processos licitatórios desertos. Sempre que isso acontece, esclarece, há substituição do insumo faltoso para não prejudicar o paciente e os itens em falta estão fase de compra.

Corpo a corpo
Considerando que a Prefeitura “está devagar” na divulgação e explicação do programa de planejamento familiar recorrendo a cirurgias de laqueadura e vasectomia, a vereadora Rochelle fez corpo a corpo no Girassóis IV. Distribuiu convite para ação de saúde no dia 7 de outubro na UBS do bairro.

Acadêmico
Em cerimônia marcada para o dia 21, a partir das 19h, na Câmara de Vereadores, o campo-floridense residente em Uberaba Eurípedes Balsanufo de Souza Melo será diplomado como membro da Academia de Letras do Brasil. O convite a ele é resultante do seu conjunto de obras, que inclui livros de crônicas e de poesias.

Doideira
No fim de semana, empresário lutador de arte marcial foi preso por agredir a namorada a socos e pontapés. A moça ficou com inúmeros ferimentos como mostram fotos anexadas ao laudo médico. Submetido a audiência de custódia, o empresário teve fiança fixada em R$ 1,3 mil. 

Distância
O homem terá de se manter afastado da moça por no mínimo duzentos metros e de cumprir outras medidas cautelares determinadas pelo juiz da 2ª Vara Criminal.

Correr da polícia
STF está julgando se correr ao avistar uma viatura da polícia autoriza policiais a entrarem em uma residência sem mandado judicial. No caso sob análise, os PMs encontraram 300 gramas de maconha.

Divididos
Para o ministro Alexandre de Moraes, os policiais não cometeram ilícito algum. Já o ministro Edson Fachin considera que a prova contra o acusado é ilícita por resultar de entrada ilegal da polícia na residência. No mesmo sentido votou Barroso. A votação é virtual e deve ser encerrada na sexta-feira.

O destino
Está entre o PL e o União Brasil o provável futuro partidário da prefeita Elisa, que buscará o segundo mandato. E entre essas duas siglas, o PL teria preferência, apesar de a presidente Ellen Miziara dizer que diverge de Elisa em algumas coisas, “mas...”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por