FALANDO SÉRIO

Autista é colocada para fora da sala de aula: motivo tem duas versões

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 19/09/2023 às 21:06Atualizado em 20/09/2023 às 20:16
Compartilhar

Em escola particular, professor de Geografia pôs aluna autista para fora da sala de aula por estar com fone de ouvido. Ela usa o equipamento, segundo a família, para diminuir a captação do ruído da sala, que lhe é prejudicial. Informação que não consta do REDS lavrado “in loco” por uma guarnição da PM depois de os pais terem se dirigido à escola e acionado uma advogada. 

Celular
Na conversa com os pais, o coordenador pedagógico teria, inicialmente, se negado a deixar a menina ir embora antes do término das aulas. E feito referência ao fone de ouvido, afirmando que, segundo o professor de Geografia, a garota ouvia músicas em inglês pelo celular.

Ameaça e recuo
O coordenador chegou a dizer para o pai que, se a menina fosse levada embora, ela seria suspensa por 5 dias e a família deveria providenciar outro estabelecimento de ensino para a estudante. Percebendo a surpresa dos pais, ele recuou, pediu desculpas e disse que serão alinhadas com todos os professores medidas que se adequem às necessidades da aluna autista.

Sabia
Ainda de acordo com os pais, a escola havia sido informada por eles sobre o autismo da filha, inclusive com a apresentação de laudo médico. Quanto às “músicas em inglês” mencionadas pelo professor ao coordenador pedagógico, como ouvidas pela menina, trata-se apenas de um leve ruído com nomenclatura em inglês, sim, para que ela não perca a concentração com o barulho da sala.

MPT faz cobrança
A precariedade das instalações da Superintendência Regional de Saúde denunciada há meses por FALANDO SÉRIO chegou também ao Ministério Público do Trabalho, sediado em Uberlândia. E de pronto foi solicitada uma avaliação do imóvel.

Com prazo
Concluído que as instalações realmente apresentam condições inadequadas de ordem sanitária e falhas estruturais como rachaduras, infiltrações, goteiras e mofo, foi cobrada à SRS/Estado que, em 30 dias, forneça informações sobre o estágio de eventual licitação para a execução das obras necessárias.

Desrespeito
Para todos os 117 servidores que atuam naquela importante representação regional estadual existem apenas 6 sanitários. A manifestação do Ministério Público do Trabalho é vista como uma vitória para quem vem denunciando essas irregularidades há tempos.

Falta café
Está faltando café para os servidores do Centro Administrativo. A denúncia é do sindicato da categoria. Presidente Martinho Pereira e os diretores Ronaldo dos Reis, Ana Flávia e Sílvio Aparecido foram à SAD cobrar explicações.

A tal licitação
Foram informados de que nova compra está em processo de licitação a ser finalizado nos últimos dias de outubro, o que significa mais um mês e meio sem café nas repartições. Foi aventada a possibilidade de a SAD recorrer a café emprestado de secretaria que funciona fora do Centro Administrativo.

Planejamento
Das duas uma: aumentou o consumo de café no prédio ou o planejamento de compra foi mal feito. E também não foi informado se o cafezinho também está em falta no Gabinete.

Já foi ruim
Vereador cabo Diego revela que já chegou a ficar 8 meses sem trocar sequer uma mensagem de Whatsapp com a prefeita Elisa. Foi logo nos primeiros meses de mandato, quando assumiu postura oposicionista. Em algum momento, os dois se sentaram e se entenderam para o atendimento de pautas de interesse coletivo.

Situacionista
Essa relação, que Diego considera proveitosa para os setores que defende, tornou o vereador mais um situacionista. Tanto, que ele se diz desgarrado de Franco Cartafina e confirma estar a caminho do PL. “Desgarrado sim, mas continuamos amigos” – assegura, contando que tomaram cerveja no fim de semana.

Puxão de orelha
Provocado sobre sua fala contra esquerdistas na sessão de segunda-feira na Câmara, Diego não confirma ter repensado o conteúdo de suas palavras, mas deixa claro que alguns assessores puxaram as suas orelhas.

Autenticidade
Bolsonarista declarado, o vereador, em entrevista ao JM News 1ª edição, reiterou que defenderá a direita no plenário da Câmara, sempre que necessário. E que não tem medo de desagradar alguém. “Não fui eleito para agradar a todos” – ressaltou, afirmando ter feito opção pela autenticidade.

Reação
A vice-presidente do PT de Minas Gerais reagiu aos comentários de Diego contra o partido. Patrícia Melo disse que “Bolsonaro, o presidente mais adorado do Brasil, segundo Diego”, perdeu a eleição e está inelegível. 

Sujeira
Dirigindo-se diretamente ao vereador, que, segundo ela, gosta de falar em sujeira, Patrícia citou denúncias de corrupção contra ex-ministros de JMB, rachadinha, imóveis comprados com dinheiro vivo e o rumoroso casos das jóias. 

Carência
Hospital de Clínicas admite a falta de alguns insumos necessários à assistência aos pacientes, mas atribui isso ao atraso de fornecedores e até mesmo a processos licitatórios desertos. Sempre que isso acontece, esclarece, há substituição do insumo faltoso para não prejudicar o paciente e os itens em falta estão fase de compra.

Corpo a corpo
Considerando que a Prefeitura “está devagar” na divulgação e explicação do programa de planejamento familiar recorrendo a cirurgias de laqueadura e vasectomia, a vereadora Rochelle fez corpo a corpo no Girassóis IV. Distribuiu convite para ação de saúde no dia 7 de outubro na UBS do bairro.

Acadêmico
Em cerimônia marcada para o dia 21, a partir das 19h, na Câmara de Vereadores, o campo-floridense residente em Uberaba Eurípedes Balsanufo de Souza Melo será diplomado como membro da Academia de Letras do Brasil. O convite a ele é resultante do seu conjunto de obras, que inclui livros de crônicas e de poesias.

Doideira
No fim de semana, empresário lutador de arte marcial foi preso por agredir a namorada a socos e pontapés. A moça ficou com inúmeros ferimentos como mostram fotos anexadas ao laudo médico. Submetido a audiência de custódia, o empresário teve fiança fixada em R$ 1,3 mil. 

Distância
O homem terá de se manter afastado da moça por no mínimo duzentos metros e de cumprir outras medidas cautelares determinadas pelo juiz da 2ª Vara Criminal.

Correr da polícia
STF está julgando se correr ao avistar uma viatura da polícia autoriza policiais a entrarem em uma residência sem mandado judicial. No caso sob análise, os PMs encontraram 300 gramas de maconha.

Divididos
Para o ministro Alexandre de Moraes, os policiais não cometeram ilícito algum. Já o ministro Edson Fachin considera que a prova contra o acusado é ilícita por resultar de entrada ilegal da polícia na residência. No mesmo sentido votou Barroso. A votação é virtual e deve ser encerrada na sexta-feira.

O destino
Está entre o PL e o União Brasil o provável futuro partidário da prefeita Elisa, que buscará o segundo mandato. E entre essas duas siglas, o PL teria preferência, apesar de a presidente Ellen Miziara dizer que diverge de Elisa em algumas coisas, “mas...”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por