Punição
Os estudantes de Medicina que aplicaram reprovável trote em calouro obrigando-o a se deitar na rua e despejando cerveja da boca sobre o seu corpo, conhecem agora a sua punição, antecipada pela coluna em dezembro como proposta de quem apurou a indisciplina. Mas, alterada.
Repreensão
Sugestões da Comissão Disciplinar foram parcialmente acatadas pela Reitoria: os autores do trote descumpriram normas internas e seriam repreendidos, o que foi trocado por 8h de serviços comunitários em benefício da UFTM.
Crime
Trote ocorrido em agosto do ano passado registrou situações que fogem à esfera administrativa e serão encaminhadas pela UFTM à análise do MP estadual.
Achou pouco
Até a prefeita Elisa achou pouco os 10,18% de correção salarial para os servidores quando o índice lhe foi previamente apresentado pela equipe econômica. Pelo menos foi o que disse um dos seus secretários na reunião desta 4ª feira com diretores do sindicato da categoria.
Ficou nisso
Acrescentou o secretário que a própria chefe do Executivo disse pensar em índice maior, mas não o citou. Fato é que há uma enorme distância entre a proposta do Executivo e o que pedem os servidores, sem reajuste salarial há dois anos. Os 10,18% são basicamente a inflação de 2021.
Não arreda pé
Presidente do Sindicato de Servidores, Martinho Pereira, não arreda pé do que quer a categoria: os 23,87% de correção mais um tíquete-alimentação de R$ 800.
Vendo a reação
Estrategicamente, a prefeita não participou das conversas desta 4ª feira em sua sala de reuniões, alegando outro compromisso. Como é a última palavra para o fechamento de um acordo, melhor seria sentir primeiro a reação do sindicato diante dos 10,18%.
Surpresa!
E quem participou do encontro de surpresa foi o vereador Baltazar da Farmácia, da Comissão de Assistência ao Servidor. Nada falou sobre a negociação, mas comentou o projeto social que toca no Bairro da Abadia.
Vai render
Conhecido o laudo da perícia a que foi submetido o cadáver de Luzia Beatriz Bonifácio da Silva, o inquérito que apura as circunstâncias da morte da mulher tende a deslanchar, pois o delegado responsável pelo caso já sabe o que causou o óbito no Hospital Regional, em novembro.
Suspeitas
Antes de entrar no HR, onde chegou inconsciente, com lesões e fratura no rosto, segundo médica de plantão, a dona de casa passou por UPA, para onde foi levada por familiares depois de passar mal em casa. Eles asseguram que Luzia não tinha ferimentos quando chegou à UPA.
Previdente
Se na Unidade de Pronto Atendimento não houve registro dessas lesões, no Hospital Regional os profissionais de saúde foram mais previdentes. Chamaram a PM e as condições de paciente foram relatadas.
Fratura
A fratura e lesões no rosto mencionadas pela médica do HR, em fala à PM, foram constatadas também pelos peritos da Polícia Civil e constam do laudo.
O “x” da questão
As investigações devem levar à elucidação de onde ocorreram esses ferimentos que causaram a infecção provocadora do choque séptico apontada como causa da morte da paciente.
Pois é!
Ao mesmo tempo em que critica ações da administração passada, a nova diz que os estudantes da rede municipal continuarão usando os uniformes que receberam na gestão Piau. Motiv não concluiu em tempo hábil a licitação da compra e ignorou ata de registro de preços.
Resistência
Chega a ser incompreensível a resistência que a administração tem em relação a ata de registro de preço, modalidade a que recorre em algumas licitações que faz. Fica até parecendo ser por “picuinha”.
Presidente do PSB, deputado Vilson dá apoio total a Jacob Estevam
É diretório
Desde o início da semana, o PSB entrou para o rol dos poucos partidos uberabenses com diretório constituído, o sonho de toda Executiva Provisória. Autorização da cúpula para isso é atestado do prestígio do advogado Jacob Estevam, eleito presidente pelos próximos três anos.
Diretores
Na diretoria figuram, entre outubros, Luciano Veludo (vice), Eduardo Jacob (secretário-geral), Roberto Veludo (1º secretário) e Guilherme Minaré (secretário de finanças).
Desafio
Em reunião em BH na segunda-feira, Jacob aceitou o pedido do presidente estadual, o deputado federal Vilson da Fetaemg: será o candidato da sigla à Câmara dos Deputados, fazendo dobradinha com o arquiteto Vinicim.
Apenas três
Agora são três os partidos com diretório municipal em Uberaba: o PSB se juntou ao MDB e ao PTB.
Taxa de escassez
Paga diretamente na conta de energia, a taxa de escassez hídrica, mesmo com chuvas, será cobrada até abril. As concessionárias não têm autonomia para acabar com ela. É imposição que vale para todo o Sistema Interligado Nacional. Logo, não adianta pressionar a Cemig.
Chipagem
A Superintendência Animal não sabe dizer se há fiscalização quanto ao cumprimento de lei municipal que obriga a chipagem de animais no ato da sua comercialização. Não sabe ou não quer responder essa e outras perguntas lhe encaminhadas há 10 dias.
Improbidade
STF formou maioria para reconhecer, com repercussão geral, que as alterações na Lei de Improbidade Administrativa, de 2021, têm efeito retroativo, o que beneficia políticos investigados ou processados em Uberaba e região. Votação termina nesta 5ª feira.
Dolo
Para a caracterização do ato de improbidade há agora a necessidade de o Ministério Público provar o dolo do investigado. Isso matará incontáveis ações.
Conservadorismo
Depois do polêmico fórum de vereadores conservadores realizado em Uberaba, agora é a vez da Sociedade Conservadora do Alto Paranaíba programar congresso do gênero para os dias 5 e 6 de março, em Patos de Minas.
Fato novo em UPA
Lançado pela FUNEPU site permitindo aos usuários das UPAs acompanhar, em tempo real, a quantidade de pacientes à espera de atendimento em cada uma delas. Outras informações serão disponibilizadas e o cidadão ainda poderá ingressar na área da Ouvidoria para fazer um registro de elogio ou queixa. A ferramenta foi desenvolvida pela equipe de TI da própria fundação.
Esclarecendo
Ambulatório com fila que dobrava o quarteirão, na terça-feira, no complexo da UFTM, não é administrado pela FUNEP, mas sim pela EBSERH. Dezenas de pessoas aguardavam no passeio atendimento para marcar consulta ou cirurgia.