FALANDO SÉRIO

Autores de trote reprovado serão submetidos pela UFTM ao MP

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 23/02/2022 às 19:57Atualizado em 18/12/2022 às 18:16
Compartilhar

Punição

Os estudantes de Medicina que aplicaram reprovável trote em calouro obrigando-o a se deitar na rua e despejando cerveja da boca sobre o seu corpo, conhecem agora a sua punição, antecipada pela coluna em dezembro como proposta de quem apurou a indisciplina. Mas, alterada.

Repreensão

Sugestões da Comissão Disciplinar foram parcialmente acatadas pela Reitoria: os autores do trote descumpriram normas internas e seriam repreendidos, o que foi trocado por 8h de serviços comunitários em benefício da UFTM.

Crime

Trote ocorrido em agosto do ano passado registrou situações que fogem à esfera administrativa e serão encaminhadas pela UFTM à análise do MP estadual.

Achou pouco

Até a prefeita Elisa achou pouco os 10,18% de correção salarial para os servidores quando o índice lhe foi previamente apresentado pela equipe econômica. Pelo menos foi o que disse um dos seus secretários na reunião desta 4ª feira com diretores do sindicato da categoria.

Ficou nisso

Acrescentou o secretário que a própria chefe do Executivo disse pensar em índice maior, mas não o citou. Fato é que há uma enorme distância entre a proposta do Executivo e o que pedem os servidores, sem reajuste salarial há dois anos. Os 10,18% são basicamente a inflação de 2021.

Não arreda pé

Presidente do Sindicato de Servidores, Martinho Pereira, não arreda pé do que quer a categoria: os 23,87% de correção mais um tíquete-alimentação de R$ 800.

Vendo a reação

Estrategicamente, a prefeita não participou das conversas desta 4ª feira em sua sala de reuniões, alegando outro compromisso. Como é a última palavra para o fechamento de um acordo, melhor seria sentir primeiro a reação do sindicato diante dos 10,18%.

Surpresa!

E quem participou do encontro de surpresa foi o vereador Baltazar da Farmácia, da Comissão de Assistência ao Servidor. Nada falou sobre a negociação, mas comentou o projeto social que toca no Bairro da Abadia.

Vai render

Conhecido o laudo da perícia a que foi submetido o cadáver de Luzia Beatriz Bonifácio da Silva, o inquérito que apura as circunstâncias da morte da mulher tende a deslanchar, pois o delegado responsável pelo caso já sabe o que causou o óbito no Hospital Regional, em novembro.

Suspeitas

Antes de entrar no HR, onde chegou inconsciente, com lesões e fratura no rosto, segundo médica de plantão, a dona de casa passou por UPA, para onde foi levada por familiares depois de passar mal em casa. Eles asseguram que Luzia não tinha ferimentos quando chegou à UPA.

Previdente

Se na Unidade de Pronto Atendimento não houve registro dessas lesões, no Hospital Regional os profissionais de saúde foram mais previdentes. Chamaram a PM e as condições de paciente foram relatadas.

Fratura

A fratura e lesões no rosto mencionadas pela médica do HR, em fala à PM, foram constatadas também pelos peritos da Polícia Civil e constam do laudo.

O “x” da questão

As investigações devem levar à elucidação de onde ocorreram esses ferimentos que causaram a infecção provocadora do choque séptico apontada como causa da morte da paciente.

Pois é!

Ao mesmo tempo em que critica ações da administração passada, a nova diz que os estudantes da rede municipal continuarão usando os uniformes que receberam na gestão Piau. Motiv não concluiu em tempo hábil a licitação da compra e ignorou ata de registro de preços.

Resistência

Chega a ser incompreensível a resistência que a administração tem em relação a ata de registro de preço, modalidade a que recorre em algumas licitações que faz. Fica até parecendo ser por “picuinha”. 

Presidente do PSB, deputado Vilson dá apoio total a Jacob Estevam

É diretório

Desde o início da semana, o PSB entrou para o rol dos poucos partidos uberabenses com diretório constituído, o sonho de toda Executiva Provisória. Autorização da cúpula para isso é atestado do prestígio do advogado Jacob Estevam, eleito presidente pelos próximos três anos.

Diretores

Na diretoria figuram, entre outubros, Luciano Veludo (vice), Eduardo Jacob (secretário-geral), Roberto Veludo (1º secretário) e Guilherme Minaré (secretário de finanças).

Desafio

Em reunião em BH na segunda-feira, Jacob aceitou o pedido do presidente estadual, o deputado federal Vilson da Fetaemg: será o candidato da sigla à Câmara dos Deputados, fazendo dobradinha com o arquiteto Vinicim.

Apenas três

Agora são três os partidos com diretório municipal em Uberaba: o PSB se juntou ao MDB e ao PTB.

Taxa de escassez

Paga diretamente na conta de energia, a taxa de escassez hídrica, mesmo com chuvas, será cobrada até abril. As concessionárias não têm autonomia para acabar com ela. É imposição que vale para todo o Sistema Interligado Nacional. Logo, não adianta pressionar a Cemig.

Chipagem

A Superintendência Animal não sabe dizer se há fiscalização quanto ao cumprimento de lei municipal que obriga a chipagem de animais no ato da sua comercialização. Não sabe ou não quer responder essa e outras perguntas lhe encaminhadas há 10 dias.

Improbidade

STF formou maioria para reconhecer, com repercussão geral, que as alterações na Lei de Improbidade Administrativa, de 2021, têm efeito retroativo, o que beneficia políticos investigados ou processados em Uberaba e região. Votação termina nesta 5ª feira.

Dolo

Para a caracterização do ato de improbidade há agora a necessidade de o Ministério Público provar o dolo do investigado. Isso matará incontáveis ações.

Conservadorismo

Depois do polêmico fórum de vereadores conservadores realizado em Uberaba, agora é a vez da Sociedade Conservadora do Alto Paranaíba programar congresso do gênero para os dias 5 e 6 de março, em Patos de Minas.

Fato novo em UPA

Lançado pela FUNEPU site permitindo aos usuários das UPAs acompanhar, em tempo real, a quantidade de pacientes à espera de atendimento em cada uma delas. Outras informações serão disponibilizadas e o cidadão ainda poderá ingressar na área da Ouvidoria para fazer um registro de elogio ou queixa. A ferramenta foi desenvolvida pela equipe de TI da própria fundação.

Esclarecendo

Ambulatório com fila que dobrava o quarteirão, na terça-feira, no complexo da UFTM, não é administrado pela FUNEP, mas sim pela EBSERH. Dezenas de pessoas aguardavam no passeio atendimento para marcar consulta ou cirurgia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por