FALANDO SÉRIO

Avião em que morreu a cantora Marília Mendonça salvava vidas

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 05/11/2021 às 21:53Atualizado em 19/12/2022 às 01:14
Compartilhar

Aeronave que transportava médicos recebeu pintura nova ao mudar de dono em Goiânia

Ironia do destino

Aeronave que caiu na tarde desta 6ª feira, matando a cantora Marília Mendonça e outras quatro pessoas, durante um bom tempo foi usada para salvar vidas. Período em que esteve a serviço da Aerotec, de Goiânia, e transportava médicos a locais em que era necessária a presença de um deles e também pacientes. Depois, o bimotor fabricado em 1984 foi negociado com a PEC Táxi Aéreo, também da capital de Goiás.

Festa melada

Representada por seu assessor jurídico Geovane Soares, a chapa “Advocacia uberabense por você”, de oposição, conseguiu “melar” o lançamento festivo da chapa “Unidos pela Ordem”, programada para a noite desta 6ª feira no Recanto da Praça. Em petição à Comissão Eleitoral da OAB/Minas, postulou não apenas a suspensão da festa como a cassação do registro da chapa situacionista.

Chope em dobro

Para a oposição, não seria mera coincidência o fato de o bar anunciar show musical e chope em dobro para os clientes no mesmo período, o que é vedado na campanha pela sucessão de Eduardo Azank. No início da noite, pela Comissão Eleitoral, a advogada Renata Cristina  Vilela Nunes, desde BH, deferiu liminar impedindo o evento da chapa encabeçada por Eduardo Jardim nos moldes anunciados.

Mulher no páreo

 Depois da 14ª Subseção da OAB, também a Unimed terá mulher na disputa pela presidência: a desejada secretária de Saúde da prefeita Elisa, Sabrina Sarreta, que não pode assumir por ser da estrutura federal, atuando no INSS. Sabrina já está no processo de formação de chapa para disputar a cooperativa.

Sem desvios

Mesmo sob ameaças, o Coletivo Beth Pantera não se desviará dos seus rumos, que é a pauta LGBTQIAP+ - diz Mellany Divine, assegurando que o grupo não engrossará manifestações de caráter político-partidário.

Queixa-crime

Os alvos das ameaças à sua integridade formalizam queixa-crime contra a autora. Como provas apresentam áudios que receberam dela.

Recurso próprio

Para liberar o tráfego na BR-050, onde tem interminável construção de passagem inferior, a Prefeitura bancou R$ 800 mil de recursos próprios na execução das obras feitas pela própria Sesurb. E também está disposta a tocar a parte de baixo para completar a execução do projeto.

Aguardando

E isso fatalmente ocorrerá se o DNIT não autorizar aditivo no contrato celebrado com empreiteira. A resposta à consulta formalizada é aguardada pela Prefeitura.

Sinalização

É também esperada a resposta da concessionária da BR-050 ao pedido para que ela produza e instale as placas de sinalização do trecho da rodovia com obras finalizadas pela Sesurb. A SDS não tem contrato para placas de rodovias, que são diferentes das instaladas no perímetro urbano.

Não é verdadeDenuncia servidor que a Van usada pela Semed para o transporte diário de professores até a uma comunidade rural está com banco quebrado e parte dos cintos de segurança não funciona. A secretaria assegura não ser verdade, a partir de fala da cooperativa dos vanzeiros.

Porta aberta

Mas, se revela de portas abertas para recepcionar e apurar denúncia feita diretamente à ela, Semed, por quem usa o transporte, o que não ocorreu.

 

Damas de ferro

“Quando o bicho pega na Prefeitura, três mulheres é que aguentam o rojã Elisa, Indiara Ferreira e Miria” – garante experiente servidor com trânsito no Gabinete. Segundo ele, muita gente exterioriza influência que em verdade não tem.

Primeira hora

As três atuavam e sonharam juntas o projeto político da agora prefeita. São as chamadas “companheiras de primeira hora”, o que tem importância ímpar no jogo político, onde a maioria pula para cima do caminhão somente quando ele começa a ganhar velocidade.

Mapeamento

Sesurb dá início ao levantamento das sepulturas em estado de abandono no Cemitério São João Baptista, contrastando com outras bem cuidadas e até possuidoras de verdadeiras obras de arte. Algumas com mais de cem anos.

Notificando

À medida em que o mapeamento for avançando, as famílias serão notificadas para que promovam as restaurações necessárias.

É crime

Dono de chácara interditada por agentes de Fiscalização de Posturas no último fim de semana pode ter dor de cabeça adicional. Foi reaberta sem consentimento da SDS para o prosseguimento da festa clandestina interrompida. E isso pode configurar crime de desobediência.

Recapeamento

O recapeamento asfáltico é obra cara que dificilmente a Prefeitura consegue suportar com recursos próprios, avalia o secretário adjunto Pedro Arduíni. E, segundo ele, a prefeita Elisa está correndo atrás de recursos externos para atender setores prioritários.

Periferias

Pedro diz que o planejado é que, conseguido o dinheiro, sejam atendidas inicialmente as áreas mais distantes do centro da cidade.

Deixada de lado

Contratação de Internet à Secretaria de Administração, às UBS e às escolas municipais do perímetro urbano deixou de lado a CODIUB, que poderia ser a prestadora do serviço. A vencedora do pregão foi a empresa Click Tecnologia e Telecomunicações, de Araxá.

Fibra ótica

Com fibra ótica disponibilizada desde o ano passado para muitas escolas e UBS, os planos de então da Codiub eram de ela mesma fornecer Internet à Prefeitura. O que não valeria para a zona rural por falta de estrutura. 

De casa

Advogado Rondon Fernandes estava muito à vontade na conversa que teve com Zema durante a sua visita a Tony Carlos, 4ª feira. Seu irmão, João Fernandes, foi gerente da Zema Materiais de Construção na cidade, e teve o nome por inteiro lembrado pelo governador.

Jurídico

O próprio Rondon fazia acompanhamento de demandas jurídicos de interesse da empresa para o advogado do grupo à época, Danilo Cunha.

Reforma da Previdência

Presidente do Ipserv tenta tranquilizar os servidores municipais diante dos rumores de uma reforma da previdência municipal prejudicial à categoria. A economista Pollyana Silva de Andrade assegura que as alterações em discussão são aquelas de caráter obrigatório da reforma da Previdência Social (INSS). 

Vai discudir

Servidora de carreira, Pollyana garante que o PL não será enviado ao Legislativo sem passar por uma discussão com os trabalhadores.

Aula

Cuidado ao colocar mercadorias novas em freezer com produtos já congelados, adverte o professor de Física Éber Chaban, com exclusividade para os leitores da coluna. Veja o que ele diz :Freezer, só se enche aos poucos.

Amanhã a cozinheira vem. O almoço do próximo mês estará garantido. É dia de encher o freezer.

Cuidado, pode ser perigoso!

O frio não mata as bactérias, apenas as deixa inativas. A temperatura interna de um freezer é de -18ºC.  Nesta temperatura quase todas elas se encontram em um estado onde não podem fazer nada, não se reproduzem nem liberam toxinas, mas, continuam bem vivas. Entretanto, se a temperatura for maior que esta, as bactérias podem voltar à ativa.

O perigo acontece quando se coloca dentro de um freezer, que já contém alimentos, outros alimentos não congelados. É claro que eles vão congelar também, mas, durante este processo, que a física chama de solidificação, os corpos liberam calor. Quando for fazer sua estação de inverno no próximo ano, (aliás, onde costuma ir? Las Leñas, ou Aspem?) seja em qual for, repare em um detalhe: imediatamente antes de uma nevasca, a temperatura aumenta. É a água em forma de micro gotículas, na atmosfera, que está se transformando em gelo e liberando calor. Ocorre algo semelhante dentro do freezer.

Acontece que o motor tem uma determinada capacidade de remover este calor. Entretanto, se o calor for maior que ela, seu freezer esquenta. Não chega a derreter tudo, mas, os micro organismos voltam à atividade, o que compromete a qualidade do alimento que se encontrava congelado. Todos sabemos: o que foi descongelado não deve ser congelado novamente, deve ser consumido.

Verifique o manual de seu freezer, ele determina a capacidade máxima diária de inclusão de novos alimentos. Costuma ser da ordem de 2 ou 3 quilos da cada vez.

Que dureza, te arranjei um problemão. Como fazer com a cozinheira? 

Tenho uma sugestão. Programe-se para esvaziar o freezer antes do dia da cozinheira. Se ele estiver vazio, não haverá nada previamente congelado que possa ser colocado em risco dentro dele.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por