FALANDO SÉRIO

Bares correm o risco de ser fechados

Dezenas de bares em Uberaba correm o risco de ser fechados pela Prefeitura com...

Wellington Cardoso
Publicado em 14/05/2012 às 10:56Atualizado em 19/12/2022 às 19:43
Compartilhar

 Um grande desafio

Aumentar o efetivo e, consequentemente, a produtividade da Polícia Civil em Uberaba e outras três dezenas de municípios é um dos dois grandes desafios que esperam o delegado Ramon Tadeu de Carvalho Bucci, que assumirá nesta 2ª feira a chefia do 5º Departamento da PC. Substituirá a Maria de Lourdes Camilli, que, já se preparando para a aposentadoria, foi surpreendida com o convite para ser a segunda policial na cadeia de comando da Polícia Civil de Minas.

 Integração em perigo

O outro desafio tem a ver com a integração entre as polícias (Civil e Militar). Em todo o Estado há sérios problemas de relacionamento, embora negados pelas cúpulas. Um dos fatores que azedam as relações é a desativação noturna da Polícia Civil, o que obriga a PM a deslocar presos das pequenas cidades – sem delegado de plantão – para as maiores – e a ficar em fila de espera para a lavratura de flagrantes. E se PMs não se conformam com a liberação de presos por delegados, policiais civis se irritam com as investigações feitas por policiais militares.

Caução vira crime

A Falta apenas a sansão da presidente Dilma para que entre em vigor lei tipificando como crime a exigência de cheque-caução para o atendimento a paciente em hospitais. E não apenas de cheque, mas também de nota promissória ou qualquer outro tipo de garantia do paciente de emergência. A punição do infrator irá de três meses a um ano de prisão. Com a nova lei, ambulâncias poderão despejar pacientes em qualquer hospital, havendo ou não garantia do pagamento da despesa. Prejuízo certo para o setor.

Do contra

Enquete feita pela página do Senado na Internet mostra que 74% dos brasileiros são a favor do fim da liberdade condicional para condenado por crimes hediondos, tráfico de drogas, tortura e terrorismo, previsto em projeto de lei em tramitação naquela Casa. A impunidade reinante no País está levando os cidadãos a exigirem o endurecimento da legislação penal, quando um dos maiores problemas é a não apuração de delitos, que, em consequência, resulta na não aplicação da legislação já em vigor.

 Pela culatra

De olho no Prêmio Mineiro de Gestão, a Prefeitura de Delta inscreveu o programa denominado “Crass na praça”, voltado para atividades de lazer em logradouros públicos. Bonito no papel, na prática o projeto vinha sendo executado aos “trancos e barrancos”. Mas, a informação “vazada” de que comissão da Associação Mineira dos Municípios iria assistir “in loco” uma das edições, provocou o maior corre-corre para que tudo estivesse às mil maravilhas. Só que a comissão já havia passado pelo município, ouvindo de moradores informações negativas do projeto, realizado em praça com obras abandonadas e tomada pelo mato.

Cachoeira

Além dos prefeitos, também os presidentes das Câmaras de Uberaba, Água Comprida, Veríssimo, Delta e Campo Florido receberão requisição de informação firmada pelo promotor José Carlos Fernandes. Ele quer saber se, nos últimos dez anos, essas Casas contrataram serviços de quatro empreiteiras envolvidas no escândalo protagonizado pelo contraventor Carlinhos Cachoeira. Tem gente rezando para nada ser encontrado.

Contrabando

Dezenas de bares em Uberaba correm o risco de ser fechados pela Prefeitura com a aprovação da “Lei da Receptação”. Assim que for sancionada e entrar em vigor, a legislação permitirá a cassação do alvará de funcionamento dos estabelecimentos usados para a prática de delito. E isso alcançará a comercialização de cigarros contrabandeados, encontrado em larga escala – e à vista de todos – em bares dos bairros, na ausência da fiscalização.

 Denúncia por extorsão

Promotor Laércio Conceição está denunciando Antônio Délcio Parreira Júnior, Eduardo Diniz Camila, Felipe Elias Ferreira Rodrigues e Vinícius Linhares Ferreira por crime de extorsão. Diz a peça encaminhada ao juiz Ricardo Motta que eles se associaram para extorquir Edinaldo Faria de Queiroz Júnior, de quem foram furtadas duas motos. O grupo queria R$ 2,4 mil para devolver os veículos e acabou preso em flagrante pela Polícia Militar durante as negociações com a vítima.

 Acusados de assassinato

É também de Laércio Conceição a acusação formalizada contra Maurício Dias da Silva, Wellington dos Santos Miranda e Tatiane Cardoso dos Santos. Ele postula que o trio seja submetido ao Tribunal do Júri como responsáveis pela morte de Emerson Aparecido Januário. Segundo a denúncia, em fevereiro deste ano, Emerson foi agredido por ter pegado droga com Wellington para vender, mas a consumiu sem fazer o pagamento.

 Restauração

Homologado por Anderson o resultado do processo de licitação voltado para a restauração do casarão da praça Rui Barbosa comprado pela Prefeitura.// Para facilitar a comercialização das 25 placas de táxi restantes de processo de concessão, a Prefeitura irá parcelar os R$ 100 mil em até três pagamentos. Edital será publicado na primeira semana de junho.

Falta gostar

 O “tucano” e ex-vereador Gilberto Caixeta entende que as brigas em curso nos partidos uberabenses resultam do fato de “ninguém gostar de ninguém” (ou seja, cada um pensa e age de acordo com os próprios interesses).// Tintas usadas em cartuchos reciclados pela Printlog (José de Alencar, 218) asseguram impressões firmes e legíveis por mais de duas décadas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por