Barba de molho
O PCC planeja desencadear rebelião na Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira”. A ordem, com definição de dia e horário, virá de São Paulo. É o que consta em bilhete/aviso que circulou em celas daquele complexo no fim de ano. Citando nominalmente “Marcola” como aquele que virá a dar a “voz de comando”, o comunicado ressalta que a rebelião ocorrerá antes da Copa do Mundo.
Códigos
Sabe-se, com certeza, que o bilhete nasceu dentro da penitenciária, mas não há informação segura de que a rebelião esteja de fato “programada”. Mas, o conteúdo, certamente, não pode ser ignorado pela Inteligência da Secretaria de Estado de Defesa Social, polícias, Ministério Público e Judiciário. Destinada aos presos de quatro blocos, a correspondência recorre a códigos em determinadas linhas.
Agentes ameaçados
O texto faz implícitas ameaças e relaciona pelo menos dez agentes penitenciários, citados pelo pré-nome ou sobrenome como são conhecidos dentro do complexo. Na lista está o diretor e a afirmação de que existe outra. Em verdade, essa não é a primeira ameaça ouvida pelos servidores. Isso é rotineiro durante o chamado “banho de sol”, em que detentos chegam a desafiar agentes penitenciários com afirmações do tipo “quem manda aqui somos nós”, deixando claro que celulares e outros produtos ilícitos não devem ser recolhidos das celas.
Sob suspeita
No recadastramento de vans escolares para 2014, a Secretaria de Trânsito flagrou, durante a análise da documentação, Certificado de Licenciamento considerado falso. Fato comunicado à Polícia Civil.
Brincadeira!
Caminhão terceirizado pelo Codau, pago por horas trabalhadas, foi flagrado fazendo mudança no fim de semana, fora do horário de prestação de serviços à autarquia. Não deu prejuízo, mas pegou mal.
Insatisfação com peritos
Enquanto aguarda manifestação do juiz Lélis Gonçalves, a quem levou suas queixas, um grupo de advogados uberabenses se prepara para ir adiante contra o que considera agressão aos direitos do trabalhador doente e necessitado de aposentadoria por incapacidade. No “olho do furacão” está o sistema de perícia judicial, com suas decisões consideradas injustas, em inúmeros casos, como aqueles em que laudos de dois especialistas são “derrubados” por apenas um médico a serviço do Judiciário.
Fora da especialidade
Para os advogados, é tecnicamente admissível que o trabalhador incapacitado para a atividade de que tire o próprio sustento seja considerado apto para o trabalho por médico não especializado na doença que o paciente apresenta. Já houve caso de requerente com problemas psiquiátricos ser examinado por ortopedista – relatou um deles.
E o CRM?
“Uma agressão à especialidade médica” – acrescentou, argumentando que o Conselho Regional de Medicina deveria estar também atento a essas questões, incluídas as divergências entre laudos emitidos por médicos da UFTM e a decisão de peritos.
O legal
“Ninguém está postulando o ilegal, mas o reconhecimento de uma situação alicerçada em manifestações de especialistas, derrubadas em análises de poucos minutos” – reforçou outro advogado, propondo, em meio às queixas, que as perícias sejam filmadas.
Reforma do “cadeião”
Com projeto da empresa uberabense Etec, a reforma do prédio que por décadas abrigou o “cadeião” e toda a Delegacia Regional de Polícia começará dia 1º. A informação foi confirmada ontem ao deputado Tony Carlos, em visita aos delegados Ramon Bucci – chefe do 5º DPC – e Francisco Gouveia. Durante as obras, o plantão da PC será transferido para o prédio da frente, que é locado.
Regional sai da Risp
A reforma dotará o prédio do Parque das Américas de salas para gabinetes de delegados, com a ocupação das antigas celas. Espaço antes destinado ao “banho de sol” dos detentos será transformado em área de convivência com jardins e o delegado regional, depois de concluídas as obras, sairá da Risp – sede do 5º Departamento – para se instalar no velho/novo prédio.
Quem tem segurança?
Quebrada a aparente tranquilidade do Residencial Tancredo Neves, ocupado por policiais militares, civis e federais e outros servidores públicos. No fim de semana, duas residências foram visitadas por ladrões, na ausência de moradores. Da casa de oficial, os bandidos levaram eletroeletrônicos e um carro, usado como transporte dos produtos, enquanto sargento também ficou sem objetos de casa.
E a repressão?
E o Estado noticiando no site da Secretaria de Defesa Social, responsável pela segurança pública em Minas: “Adolescentes do sistema socioeducativo disputam olimpíada” e “Complexo penitenciário recebe workshop de bateria”. Maravilha!!!
Uma e outras
Se os pais não ajudarem a brecar, o tal “rolezinho”, convocado por jovens, ainda resultará em tragédia.// Tem muita gente confundindo liberdade com baderna.// Suely Arantes, presidente da Liga das Escolas de Samba, falando em carnaval na praça da Mojiana ou na avenida da Saudade. Hoje, irá se reunir com Sumayra Oliveira.