Pegou mal
A troca de acusações a uma e a outra instituição verificada na audiência pública sobre a unificação das polícias pegou muito mal e chegou a ser constrangedora.
Bando
Um delegado chegou a se referir a oficiais da Polícia Militar como “um bando” (não no sentido criminal, mas de não contribuírem para o policiamento). Depois pediu desculpa.
Despreparo
Ficou evidente o despreparo de alguns debatedores, das duas forças, para lidar com o contraditório.
Estaca zero
Os comentários feitos por eles não deram nenhuma contribuição ao tema em discussão.
Integração
Mas serviram para evidenciar pelo menos um motivo de o projeto da integração das polícias não prosperar em Minas.
Percepção
E quem mais rápido percebeu que a proposta do Governo “tucano” não funcionaria foram os juízes, que desapareceram das reuniões do Integração das Gestões de Segurança Pública (Igesp).
Lucidez
Colocando lucidez na conversa de sexta-feira, 12, o delegado Heli Grilo recriminou por tabela o colega que criticou a PM, frisando que erros e acertos existem nas duas polícias.
Pena
E aproveitou a presença de dois deputados federais para ressaltar que mais importante do que endurecer penas é aumentar a pena mínima, pois é ela que devolve criminosos para as ruas com rapidez.
Autoridade
Representante do prefeito na audiência pública, o coronel Emanuel Kappel sentenciou que o país passa por uma profunda crise de autoridade, que só aumenta a impunidade dos criminosos.
Pois é!
Não durou treze dias a liberdade de Bruno de Oliveira Carvalho, que deixou a penitenciária ao ser beneficiado com a progressão de regime.
Preso de novo
Ele voltou a ser preso pela PM, armado com revólver e em moto roubada, constatando-se também seu envolvimento com outros criminosos.
Desconhece
Comando do PT em Uberaba ignora o comunicado com que o PT estadual anulou a convenção em que a sigla decidiu caminhar com o Partido Verde.
Por leitura
Só tomou conhecimento dele pelo JM, em sua edição de sábado, 13.
Sem efeito
Na prática, nada representa o comunicado, pois a ata da convenção já foi protocolada na Justiça Eleitoral, deixando o PT longe do PP.
Na Justiça
Se o PT estadual quiser discutir a questão, terá de recorrer à Justiça Comum. Na Eleitoral não há espaço para isso, desde que a ata deu entrada em cartório. Inexistindo outra.
Avanço
Prontuário eletrônico já funcionando, e anunciado por Piau na semana passada, é ferramenta das mais eficazes na Saúde para o acompanhamento do paciente.
Histórico
Sistema permite que uma criança ganhe prontuário já ao nascer e, a partir daí, tenha registrados cada vez que recorrer aos postos de Saúde e o diagnóstico do médico que a atendeu.
Para todos
E esse prontuário poderá ser acessado em tempo real em qualquer unidade, e não exclusivamente naquela em que houve o atendimento.
Obrigatório
Piau recorreu ao secretário Marco Túlio para que todos os servidores dos postos de Saúde sejam qualificados para acessar o sistema quando necessário.
Sigilo
E que seja observado o sigilo sobre os dados do paciente.
PCC ordena
Se é verdade, ninguém sabe, mas circulou em redes sociais “ordem” do PCC para que agentes de segurança pública fossem “caçados”.
Foco
O foco inicial da ação seria o Sul de Minas, mas poderia ser estendido a outras cidades do interior.
Pode ser
Coincidência ou não, agente penitenciária de Uberaba escapou de tentativa de atropelamento no sábado, 13.
Rastreador
Sofrendo com o furto de computadores em suas diferentes unidades (na Saúde, Procon, etc), a Prefeitura decidiu instalar rastreadores em todos os equipamentos.
Baixaria
Fim de semana em Veríssimo foi marcado por agressiva panfletagem contra o prefeito Adalberto Luiz da Costa, que concorrerá à eleição. Baixaram o nível de vez.
Camelôs
A Câmara de Vereadores aprovou a proibição de camelôs no “calçadão”, agora contestada por um deles, sem se referir ao posicionamento da Casa.
Pulando fora
Mais de mil prefeitos desistiram da reeleição por causa da crise financeira, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios.
Luto
Morte de Fabiano Fidélis deixa o jornalismo uberabense de luto.