FALANDO SÉRIO

Cabo Diego alfineta a esquerda durante caminhada: "não é pão com mortadela"

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 22/01/2026 às 20:54Atualizado em 23/01/2026 às 21:54
Compartilhar
Cabo Diego põe seu vigor físico à prova em marcha. (Foto/Reprodução)

Cabo Diego põe seu vigor físico à prova em marcha. (Foto/Reprodução)

Participando da marcha até Brasília encabeçada pelo deputado Nikolas Ferreira, o vereador cabo Diego aparece em vídeo saboreando, enquanto caminha na rodovia, um prato de arroz com linguiça. Uma voz pergunta: “Na esquerda tem isso não, tem(?)”. Ele responde: “Não, só pão com mortadela”. E acrescenta: “isso (arroz com linguiça) quem está fazendo são os voluntários”. 

Lado a lado
Em outro vídeo, o uberabense aparece caminhando ao lado do próprio Nikolas. Sua colega de dobradinha para as eleições deste ano, Ellen Miziara, se juntará a eles neste fim de semana.

Falta de leitos
Quando via regulação um leito hospitalar é liberado para acolhimento de paciente transferido de UPA é administrativamente correto que o doente fique em uma maca em pronto socorro por 24h ou dias? Situação como essa é rotineira, e atesta a deficiência de leitos disponibilizados ao SUS.

Na fila
O paciente recém-chegado fica “na fila” porque o doente que chegou antes, na mesma situação de leito disponibilizado, mas inexistente, estava na frente nessa mesma fila. E também não é culpa do hospital, na maioria das vezes, pois, no caso do Hospital de Clínicas, ainda existem os casos de “vaga zero”.

Macas retidas
Somente entre setembro e dezembro do ano passado, as UPAs tiveram 68 macas retidas pelo Hospital de Clínicas, o que leva a crer que todos esses pacientes ficaram inicialmente no pronto socorro (nas macas em que foram transportados) e não no “leito disponibilizado”.

Não parou aí
E este ano, até esta 5ª feira, foram retidas macas em outras 16 transferências de UPA para o Hospital de Clínicas. A falta de leitos hospitalares acaba tendo reflexos nas Unidades de Pronto Atendimento: pelo tempo que o paciente fica na UPA e, depois, pela retenção do equipamento.

E a solução?
Tudo isso é do conhecimento da Secretaria Municipal de Educação, que, enquanto gestora do SUS, tem sido acionada para construir uma solução que minimize a situação, desconfortável para todas as partes, a começar pelo paciente, deixado em uma maca de PS, quando deveria estar em leito de enfermaria.

Não resolveu
A SEU, gestora das UPAs, e equipe do HC já se reuniram e até analisaram juntas o fluxo e a dinâmica do pronto atendimento, em busca de uma solução que evitasse a retenção de macas (um problema menor dentro de outro maior). Depois, foi criado um grupo de Whatsapp com profissionais dos dois lados para o estreitamento de relações e comunicações. Nada disso resolveu. 

Caça-Fantasma
Terá no mínimo quinhentas páginas o relatório de conclusão das investigações da Operação Caça-Fantasmas. Documento ainda em elaboração pelo delegado Eduardo Garcia, da Divisão de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado, estará finalizado na próxima segunda-feira.

Complexo
O volume demonstra o grau de complexidade das investigações e diligências, e o cumprimento de mandados de busca e apreensão foi fundamental para o esclarecimento das suspeitas que as motivaram. 

Sem alterações
Na avaliação prévia do secretário de Mobilidade Urbana, as obras de revitalização da rua Artur Machado não exigirão alterações mais complexas no trânsito naquela região. Segundo o engenheiro Ulisses Lamas, a previsão é que as obras sejam executadas por quarteirão.

Sinalização
De acordo com o secretário, quando houver necessidade de fechamento de cruzamento, a empresa a ser contratada terá a obrigação de sinalizar com clareza orientação para os condutores de veículos nas vias perpendiculares, na Segismundo Mendes ou na Fidélis Reis. A obrigação consta do edital de licitação.

Questionando
Provocaram questionamentos alguns detalhes da planilha de custos submetida à Secretaria de Mobilidade pelas empresas de ônibus, pedindo reajuste de tarifa (R$ 9,28). E eles foram feitos, ficando a Prefeitura no aguardo das respostas.

Trapalhada
Na ausência do presidente Roberto Alexandre Vieira, o Sintracol enviou correspondência às empresas e à prefeita comunicando a aprovação do estado de greve permanente. Mas errou tecnicamente, confundindo estado de greve com anúncio de greve ao detalhar o mínimo da frota que estaria circulando.

Velocidade
Fiscalização eletrônica contra o excesso de velocidade tem funcionado também em várias praças de pedágio, surpreendendo inclusive uberabenses, na Anhanguera, mais especificamente no município de São Simão. 

Aos milhares
Segundo o DER/SP informou ao portal acidadeon, em 2025 foram registradas 100 mil 349 autuações por excesso de velocidade (acima de 40 km/h) somente em praças de pedágio na região de Ribeirão Preto. Na lista estão também rodovias que passam por Sertãozinho, Jaboticabal, Batatais, Colina e outras cidades.

Na pauta
Funepu e Fureu voltam à pauta de reunião extraordinária do CONSU – Conselho Universitário da UFTM nesta 6ª feira, a partir das 13h30. A Fundação Ensino e Pesquisa passa por momentos de dificuldades financeiras, enquanto a Fundação Rádio e TV Universitária estaria perdendo a sua identidade.

Sexta seção
A anunciada reforma administrativa na Prefeitura permanece engavetada, o que inclui o plano de criação de uma super secretaria responsável por planejamento e gestão. Provocado sobre isso, o secretário de Governo diz ser defensor de uma reforma ampla, não de governo, mas de “Estado”.

Modernização
“A máquina municipal carece de uma modernização geral” – sentencia Beethoven Oliveira, admitindo, porém, que este não é o momento para isso. O ideal – esclarece – seria que fosse feita no primeiro ano de mandato. E, mais importante ainda, se a União a fizesse primeiro. “Um efeito cascata seria interessante”.

Encaminhado
Acordo proposto pelo promotor Eduardo Fantinati, entre a Prefeitura e a Gathi, para o pagamento dos vanzeiros, está alinhado. Segundo o procurador geral do município, advogado Marcelo Venturoso, a Prefeitura repassará à Gathi o que ainda deve da prestação dos serviços e ela pagará o pessoal.

Comprovação
Adiantou o procurador que a Gathi se encarregará de prestar contas ao Ministério Público. Acordo deve ser selado nesta sexta-feira, dentro da previsão do promotor de Defesa do Patrimônio Público.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por