FALANDO SÉRIO

"Caça às Bruxas" no Governo Municipal pode parar na Justiça

Wellington Cardoso
Publicado em 25/03/2021 às 20:10Atualizado em 19/12/2022 às 04:22
Compartilhar

François Ramos – Redator Interino

Direito

Ministério Público de Minas Gerais confirma o que todos já sabiam: Certidão de contagem de tempo, que deve instruir processos de quinquênio e férias prêmio entre outros, é direito do trabalhador da esfera pública. A recusa pode ensejar ação de habeas data contra o órgão e indenizatória contra as autoridades e servidores que inadvertidamente se recusam a expedi-lo ou criam regras próprias em lei não previstas.

Hein?!

“Burocratização” na expedição da certidão de contagem de tempo, expedição com finalidade restrita e diversa daquela pleiteada e outras dificuldades têm sido criadas em Uberaba após a eleição da prefeita Elisa Araújo, e, pior, alegam que a diretriz partiu da Chefe do Executivo, o que já se sabe in casu não ocorreu.

Revanchismo

Embora a eleição há muito tenha passado, a “caça as bruxas” tem sido registrada com frequência em relação àqueles que saíram “derrotados” do pleito eleitoral. Uma prática encabeçada por servidores de carreira e comissionados, que, óbvio não contam com o incentivo da prefeita.

Chapa esquentando

Advogado contratado para representar interesse de ocupantes de cargos efetivos dos quadros do município disse que denúncias a serem encaminhadas ao Ministério Público nos próximos dias registram desde proibição de uso de estacionamento a todos facultada a até mesmo pedido de avaliação médica feito pela chefia imediata, no intuito de constranger servidora que exerceu função comissionada na administração anterior.

Climão

Esse “climão” presente na transição de governo não é novidade. Aconteceu na administração Anderson Adauto de forma intensa e, também, foi registrada quando Paulo Piau assumiu. Conter as ocorrências das práticas abusivas típicas de todo início de governo é um desafio para os prefeitos, que na maioria das vezes sequer sabe o que está de fato ocorrendo ou são levados a crer por seus “fiéis escudeiros” que nada está acontecendo, o que traz enormes prejuízos para a administração.

Positivo

A Prefeitura de Uberaba começa a colher frutos das restrições impostas com a adesão à “onda roxa” do programa Minas Consciente. Toque de recolher a partir das 20 horas e outras medidas contribuíram para queda no índice de contaminação.

Programão

Nesses tempos de “Fique em Casa” em que as opções de entretenimento de qualidade são escassas, o professor e artista uberabense Anderson Gallan Ued, mestre em artes cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia, promove amanhã (27/03), a partir da 15h30, uma live em comemoração ao Dia do Circo.

Participação

A live contará com a participação de artistas reconhecidos no cenário nacional, como Rodrigo Mallet Duprat, Marco Antônio Coelho Bortoleto e Ermínia Silva. Artistas locais também marcarão presença na transmissão, que poderá ser acessada pelo canal do promotor do event <www.youtube.com/canaldotioanderson>.

Exatamente

Candidato natural a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais devido à expressiva votação obtida nas eleições municipais, o jornalista Tony Carlos defende que “[...] em tempos difíceis como este que estamos passando, eu entendo que não é momento para brigas ou ataques a quem quer que seja, o que, vale dizer, é totalmente diferente de cobranças e sugestões”. Para o ex-deputado, é necessária mais união para o bem do povo uberabense.

Liberalismo

Predomina a Lei da Oferta e da Procura na luta para obter mais vacinas para imunizar a população brasileira. Sem produto suficiente no mercado, Pfizer e Janssen tiveram suas exigências, de isenção de responsabilidade, forma de pagamento e outras, acatadas pelo governo brasileiro.

Mendicância

Cresce a olhos vistos a mendicância na cidade. Nos últimos anos, a eterna crise econômica brasileira, o aumento do desemprego e o crescimento exacerbado do número de dependentes químicos vítimas do tráfico de drogas fizeram a mendicidade explodir em Uberaba. Situação que se agravou ainda mais devido à pandemia de Covid-19.

Triste

Desempregados, imigrantes e usuários de drogas; crianças, adultos e idosos, disputam espaço nos semáforos da cidade à procura de uma moeda para o alimento ou para o vício. Nas portas de panificadoras, supermercados, farmácias, lotéricas, do Mercadão e, principalmente, de bancos (inclusive dentro das agências), a abordagem por um “trocado” tornou-se comum.

Festa?

Aglomerar não pode, mas aproveitar o feriado em casa pode ser uma boa pedida, principalmente com os produtos de qualidade da Casa de Carnes Nossa Senhora de Fátima. Garanta já o seu churrasco do sábado de aleluia ou aquele quibe especial para o domingo de futebol. Avenida Orlando Rodrigues da Cunha, 1.800, próximo ao Cemea da Abadia. Telefone: 3338-6365.

Mais com menos

Apesar do intenso movimento durante o período de pandemia, percebe-se que vários supermercados estão reduzindo drasticamente o número de empregados. Filas enormes tornaram-se consequência inevitável já identificada em muitos estabelecimentos locais.

Torcida

Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) está trabalhando com os governos da Argentina e da Colômbia para obter vacinas que permitiriam o acesso do público aos estádios. Vale lembrar que a Copa América estava programada para ocorrer em 2020, mas foi adiada por um ano devido à pandemia do novo coronavírus. Infelizmente, o contexto ainda não se mostra favorável.

Covid-19

Com a finalidade de garantir o abastecimento de medicamentos para intubação orotraqueal, o Ministério da Saúde conseguiu negociar mais de 2,8 milhões de unidades do kit para intubação utilizado no tratamento de pessoas com Covid-19. A distribuição para estados e municípios, feita pelo governo federal em parceria com três empresas fabricantes, já teve início.

Frase

“O vaidoso necessita dos demais, busca neles a confirmação da ideia que quer ter de si mesmo.”

José Ortega Y Gasset

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por