FALANDO SÉRIO

CACs na mira da PF em Uberaba não têm relação com o 8 de janeiro

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 12/05/2023 às 21:07Atualizado em 12/05/2023 às 21:07
Compartilhar

Mais dois Caçadores, Atiradores e Colecionadores foram alvos da Polícia Federal nesta sexta-feira. Eles adquiriram o CAC a partir da apresentação de documentos falsos ao Exército. A dupla responderá por falsidade ideológica, posse e porte irregular de armas de fogo. E a pena deles poderá chegar aos 18 anos.

Outros delitos
Até o início da noite desta sexta-feira não havia qualquer informação de que os dois estivessem envolvidos com outros delitos. E sequer nas manifestações de 8 de janeiro em Brasília. Na segunda-feira, outro CAC havia sido alvo de mandados de prisão e de busca e apreensão executados pela PF, e há suspeita do seu envolvimento com o crime organizado.

Sinal de alerta
Quando dirigente de dois clubes amadores de Uberaba esteve na Polícia Federal para tentar revalidar o registro de uma arma – já cancelado pelo Exército -, o sinal de alerta foi dado e captado pelo agente que fez o atendimento. Uma busca no sistema mostrou vários crimes de que ele é acusado.

Sesurb pode “encarar” obra de travessia sob a BR-050. (Foto/Wellington Cardoso)

Sesurb pode “encarar” obra de travessia sob a BR-050. (Foto/Wellington Cardoso)

Luz no túnel
Máquinas da SESURB limparam o mato que havia invadido o túnel da projetada passagem inferior nas imediações do implodido Cascata. Nenhuma cabeça de burro foi encontrada na área, e a possibilidade de a própria Prefeitura executar aquela obra está sendo analisada, diz o secretário Anderson Passos.

Pedofilia
Fotos de outras crianças foram encontradas no celular do pedófilo condenado na quinta-feira a 5 anos e 8 meses de prisão pelo juiz da 3ª Vara Criminal. Disso poderá resultar outro ou mais processos contra o homem que, apesar de condenado, está em liberdade, condição em que respondeu à ação. PC foi acionada pelo Judiciário.

Coisa de filme
E filme cômico, não fosse a seriedade com que o episódio foi encarado no primeiro momento. Dentre os vários acionamentos injustificáveis da Polícia Militar em Uberaba, esse está no “top 10”. O Copom foi acionado por uma mulher, que pediu a presença de uma guarnição em sua residência, pois queria a prisão do marido.

Acredite!
Em época de muitos delitos contra a mulher, lá se foi a PM atender ao chamamento. Por fim, os policiais ficaram frente a frente com a queixosa e ouviram que ela havia flagrado o marido se masturbando no banheiro, enquanto olhava para o celular que estava na outra mão.

Sem reds
Os experientes PMs contornaram a situação e sequer lavraram Reds. Mas, como em todo deslocamento de uma viatura da corporação, tiveram de elaborar um relatório explicativo da situação.

Ódio mortal
Ainda irá a julgamento a esposa do homem executado em dezembro de 2020, na fazenda Santa Terezinha, em Uberaba. Outras três pessoas apontadas pelo MP como envolvidas no homicídio foram absolvidas esta semana, no Tribunal do Júri da 2ª Vara Criminal. O mesmo MP denunciou que a mulher tinha ódio do marido.

Encomenda
De acordo com o autor das alegações finais pedindo a condenação de todos os investigados, a mulher desenvolveu o sentimento de ódio contra o marido por causa de questões financeiras e teria tentado matá-lo com medicamento adicionado à comida. A idéia era simular um enfarto – segundo o MP.

Apressada
Dois meses depois, diante do insucesso da ação, e achando que “a solução” demoraria muito, a mulher teria recorrido a terceiros, ainda de acordo com a denúncia.

Sem provas
A falta de provas contra esses denunciados levou o Tribunal do Júri a decidir pela absolvição dos três.

No sufoco
Alguns servidores municipais já não sabem a quem recorrer para ter acesso a empréstimo consignado, o que não é permitido há mais de uma semana em razão da “modernização” do sistema informatizado da Prefeitura. Eles estavam esperando a vigência do aumento salarial de 8% para aumentar a margem de crédito.

Jogo de empurra
Pior – disse uma professora – é que, no Centro Administrativo, nos empurram de um lugar para outro sem que uma informação precisa nos seja transmitida.

Juiz de garantias
Está na pauta do dia 24 deste mês, no STF, o processo que definirá a constitucionalidade ou não da criação do juiz de garantias, determinada em lei que altera o Código de Processo Penal. A esse juiz, se for mantida a alteração, competirá fazer toda a instrução de um processo penal. O julgador será outro.

Turismo
Somente este mês e em junho, o turismo religioso trará onze grupos de outras cidades até Uberaba para visitação a uma única casa espírita. Serão 495 pessoas de Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Florianópolis e Manaus. Dezenas de viajantes passam mensalmente pela casa em que residiu Chico Xavier, no Parque das Américas.

Vai vendo
Assim que a Prefeitura colocar em funcionamento, mas UBS o sistema de ponto eletrônico com reconhecimento facial, um grupo de médicos irá ao Legislativo para pedir que o sistema seja adotado também para os assessores parlamentares dos vereadores.

Na fila
Desde janeiro de 2021, servidora municipal de Sacramento aguarda que o SUS programe sua angioplastia. Em abril, o juiz José de Souza Teodoro determinou ao Estado que os procedimentos prescritos para a sacramentana fossem feitos, sob pena de multa diária de R$ 2 mil. Não resolveu. Ela está na fila.

A ativista social Cláudia Maia tieta Duda Salabert. (Foto/Arquivo Pessoal)

A ativista social Cláudia Maia tieta Duda Salabert. (Foto/Arquivo Pessoal)

Pura simpatia
Deputada federal Duda Salabert deu show de simpatia e conhecimento dos temas nacionais por onde passou em Uberaba nos últimos dois dias, em companhia da vereadora Rochelle, que com ela tem parceria para discutir temas e recursos para Uberaba. Saída das urnas de 2022 como a mulher mais votada para representar Minas na Câmara Federal, Duda deve ter ganhado mais alguns correligionários na cidade.

Prejuízos
Somente neste primeiro momento e em razão principalmente das 16 toneladas de café que teve apreendidas pela Vigilância Sanitária, empresa uberabense do ramo tem prejuízos de mais de R$ 400 mil. E, a cada dia parado, em força da interdição de suas instalações, esses prejuízos aumentarão.

Sinalização
Aparentemente, a SMS está se preparando, do ponto de vista financeiro, para não renovar o contrato com a FUNEPU para a gestão das UPAs. Mas, também não decidiu que instituição a substituirá nem mesmo se assumirá o serviço, o que tem uma série de inconvenientes.

Condenação
Duas advogadas e uma despachante previdenciária de Araguari foram condenadas pela Justiça Federal em Uberlândia a 6 anos de prisão por associação criminosa e tentativas de estelionato contra o INSS. Os delitos identificados – mais de 40 tentativas de golpe – ocorreram em 2015 e 2016.

Recurso
O procurador da República que atua no caso não ficou satisfeito com a pena e está recorrendo ao Tribunal Federal. Ele quer que elas peguem no mínimo 8 anos de cadeia para que o cumprimento da pena comece no regime fechado e não no semiaberto.

PM solidária
Sensibilizada com os baixos estoques de sangue no Hemocentro de Uberaba, a Polícia Militar faz campanha interna em seus quartéis. PMs foram estimulados a fazer doações ao banco de sangue, o que começaram nesta 6ª feira e devem estender durante toda a próxima semana.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por