Pode ser votada ainda esta semana a emenda constitucional que incluirá a Guarda Civil Municipal e os agentes de Trânsito na Constituição como órgãos também responsáveis pela segurança pública. PEC inclui competência aos municípios para renomearem a GCM como Polícia Municipal.
Aguardando
Em Uberaba, a GCM poderá mudar de nome pela segunda vez na gestão Elisa. Vereador cabo Diego já se antecipou e propôs que a nova denominação seja Polícia Municipal, o que só poderá ocorrer, porém, a partir da alteração da Constituição.
Apresentação
Os dois menores apreendidos em razão do assassinato ocorrido na Escola Livre serão apresentados ao juiz Marcelo Geraldo Lemos nesta terça-feira. Ambos foram transferidos, provisoriamente, para instituição em Araxá por medida de segurança.
Comunicação
De que forma a Prefeitura se comunica com os deficientes visuais, em especial nas questões oficiais? O promotor José Carlos Fernandes está requerendo explicações ao município, dentro de inquérito civil instaurado no ano passado. A cobrança faz referência também à promoção de curso de libras para os servidores.
Complicada
Promotor está preocupado com as dificuldades enfrentadas pelos portadores de deficiência nas relações com o município.
Entre lágrimas
Luciene Fachinelli fez, como mãe, uma reflexão sobre o episódio da semana passada na escola Livre. E ao contar às servidoras da Câmara um drama familiar vivido por ela mesma, chorou copiosamente. Marão e Lu foram os únicos dos vereadores presentes às homenagens que foram feitas às mães do Legislativo nesta segunda-feira.
Aqui, não!
Diante das especulações sobre falta de transparência no concurso convocado pela Câmara, o presidente Ismar Marão teve um áspero diálogo nesta 2ª feira com o Instituto Consulpam, encarregado do certame convocado no ano passado por Fernando Mendes.
Queixas
As queixas são de que a empresa não prima pela transparência. A lista de inscritos deferidos e indeferidos não foi publicada, o que torna os candidatos ainda mais ansiosos e provoca denúncias de falta de transparência.
Cobrança do MP
Acionado, o promotor Eduardo Fantinati endereçou correspondência ao presidente Marão pedindo informações detalhadas do que está ocorrendo. Quer a resposta dentro de cinco dias.
Por pouco
Integrante da administração do Legislativo disse à coluna que Marão só não cancelou o concurso porque já estava “atropelado pelos prazos”. Segundo o informante, nem seria por irregularidades, mas por não gostar da forma como o concurso vem sendo gestado pela empresa.
Chance perdida
Para advogado com trânsito no poder público, vereadores e Sindicato dos Servidores “comeram mosca” por ocasião da votação do projeto de lei que reajustou o piso salarial dos professores. Argumenta que, com o impacto orçamentário produzido pelo contador Moacir Félix, uma simples emenda poderia ter estendido o reajuste a todas as categorias.
No Estado
Lembrou ele que, na Assembleia Legislativa de Minas, emenda ao projeto dos professores estendeu o reajuste aos homens da segurança pública. O governador vetou a emenda argumentando que não havia impacto financeiro, o que não seria o caso de Uberaba.
Vergonhoso
Estado deveria pedir desculpas aos uberabenses que compraram imóveis construídos há décadas pela Cohab e ainda hoje sem escritura registrada. Somente no Volta Grande são 497 casas e apartamentos nessa condição. Em alguns casos, o mutuário também foi culpado, mas a falta de uma representação da Cohab em Uberaba atrapalhou muito.
Transparência
Transparência passou longe da Cohagra. O último balanço da companhia habitacional, publicado em seu site, está estacionado em 2023.
Vitória
Depois de algum tempo afastado do octógano, o uberabense Daniel Santos voltou a lutar no UFC. Foi sábado, no Canadá, onde derrotou Jeong Yeong Lee por decisão unânime dos jurados.
Estão agindo?
Em reunião que durou apenas 30 minutos, no dia 3 de abril, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso teve na pauta um único assunto que não era interno: a cobrança do Ministério Público para que ele e também o Conselho Municipal dos Portadores de Deficiência informassem se estão cobrando ações da Prefeitura para os dois segmentos.
Transferência
Procurador da República, o uberabense Paulo Celso Nunes nem bem esquentou a cadeira em São Paulo, por onde iniciou a sua carreira na União, e já está de volta ao Triângulo. Abriu uma vaga em Uberlândia e ele a preencherá, a pedido. Uma das referências de Paulo Celso, além da própria inteligência, é ser sobrinho do ex-deputado Tony Carlos.
Violência
De 2021 para 2022 aumentaram 32,1% os casos de violência contra a comunidade LGBT. Mais de 3,1 mil pessoas trans e travestis sofreram violência física no País. A violência psicológica contra essa mesma comunidade cresceu 22,3%. Já os casos de tortura aumentaram 41,1% no mesmo período.
Dados oficiais
Os números estão no Atlas da Violência, produzido pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Aposentadorias
Somente nesta 2ª feira quinze atos de aposentadoria de servidores foram publicados no Porta Voz. Entre os que saem está o jornalista Aurélio Veloso.
Exoneração
A pressão era tamanha que Ana Paula Boaventura foi exonerada da Superintendência do Bem Estar Animal. E já está substituída, no Porta Voz, por Regiane Guissoni Dutra.