FALANDO SÉRIO

Caresami sofre com baixa quantidade de educadores

O concurso aberto pela Secretaria de Estado de Defesa (Leia mais...)

Wellington Cardoso
Publicado em 09/01/2014 às 10:22Atualizado em 19/12/2022 às 09:30
Compartilhar

 Meia boca

O centro educativo de menor infrator (ex-Caresami), agora administrado pelo Estado, precisa de aproximadamente cem educadores e conta com no máximo sessenta. E o concurso aberto pela Secretaria de Estado de Defesa Social para a admissão de profissionais fala em apenas cinquenta vagas. Em outras palavras: o quadro continuará incompleto. E muito. Como nas polícias.

 Desvios

Diversos desvios de conduta de servidores municipais estão sob investigação da Controladoria liderada pelos advogados Paulo Leonardo e Marcos Jammal. No pacote estão redução de tributos, furto de vacinas contra a gripe, recebimento de horas extras indevidas, uso de veículo oficial para transporte de interesse particular. Processos administrativos são conduzidos por servidores de carreira.

 Com Lula

Ao convocar os integrantes de corrente interna do PT – a Articulação – para confraternização no próximo domingo, o presidente recentemente empossado deixa claro que o partido em Uberaba seguirá as orientações de Lula também este ano. No convite, Josimar Rocha afirma textualmente: “Com Lula em 2014”. E o que não falta é petista querendo o “barbudo” como candidato presidencial, entendendo que, com ele, o PT não correria risco.

 Perna curta

A julgar pelo que a imprensa do Rio e Belo Horizonte comentam, o uberabense Pablo Lucas Faria teria mentido para a polícia carioca ao ser ouvido na acusação de pichação da estátua de Carlos Drummond, dizendo que conhecera pela internet a parceria no ilícito, Mel, e que não tinha nenhum contato com ela. Mas, vizinhos revelaram que a moça morava com ele.

 Tem como

A existência de um único fiscal no Departamento de Transportes Especiais não é justificativa para a falta de fiscalização à clandestinidade no serviço de mototáxi. O departamento é parte da Settrans, que tem cerca de 100 GMs, e ainda há a PM.

 Perigos

Mototaxista clandestino expõe passageiros a perigo, pois não tem o curso exigido para o profissional do ramo, não tem a moto vistoriada regularmente e não tem o seguro obrigatório para acobertar quaisquer incidentes de trânsito com o transportado.

 Falta responsabilidade

Recente condenação de médico a restituir aos cofres públicos dinheiro resultante de acumulação de cargos mostra com clareza que os responsáveis pela checagem do ponto de servidores (se é que existiam) não estavam “nem aí para a paçoca”. No processo, que tramitou na Justiça Federal, ficou comprovado que o acusado tinha jornadas de trabalho que se sobrepunham em diferentes órgãos – UFTM e Prefeitura. E ainda tinha outras atividades.

 Sem problema

Esses “responsáveis” escaparam ilesos na ação e também não respondem a processo administrativo. E, aparentemente, nem foram advertidos para que haja mais seriedade na fiscalização. Quando a irregularidade é praticada por “simples mortal”, não demora muito para que ele responda a processo administrativo. Se há injustiça na Justiça, no mundo administrativo, então, nem se fala.

 Mixaria

Com a PM carecendo mais de homem do que de qualquer outra coisa, Uberaba fez festa recentemente para receber duas viaturas para a Aisp Rural. Parecia que a insegurança no campo se resolveria com os veículos. É se contentar com pouco.

 Ceneg

Controladoria do município envia ao Tribunal de Contas o resultado de processo instaurado para apurar desvio de recursos durante o Congresso da Raça Negra, no apagar das luzes de 2004. Os responsáveis apontados terão de devolver R$900 mil à Prefeitura.

 Falta desconfiômetro

Enquanto o cidadão comum se sente refém da criminalidade violenta, a Secretaria de Estado de Defesa Social fechou 2013 “endeusando” as ações de ressocialização. Nada contra o programa. Mas, seu sucesso, se ocorrer, estará restrito ao cidadão comum que, nos quinze segundos de “bobeira”, cometeu algum crime. Não para gente “escolada no crime”, por profissão. Até bandido “pé de chinelo” aproveita os saidões da penitenciária para encostar o cidadão na parede. A ressocialização vale para quem caiu e quer se levantar, não para quem fez do crime o seu meio de vida. Para esses, cadeia! E, dependendo do caso, prisão perpétua. Chega de demagogia.

 Faz de conta

Conhecido marginal uberabense, com enorme “capivara” (histórico de crimes), foi recentemente condenado a “prisão domiciliar” por ameaçar a vida de soldado. E quem fiscaliza se ele está em casa quando deveria, de acordo as imposições da sentença?

 Na cadeia

Acabou o refresco para Ysaac Bhruno Soares Goulart, preso pela PM após rastreamento iniciado com sua tentativa de escapar de blitz rotineira de trânsito. Ele é suspeito de assaltos em Patos de Minas, com disparos contra PMs, e tem condenação a seis anos de reclusão.

 Uma e outras

Secretário de Trânsito, coronel Kappel deve acertar com a PM blitz contra os mototaxistas clandestinos a partir de 2ª-feira.// Comitê Gestor do projeto iniciará na segunda-feira o esboço das ações contra o crack em Uberaba, encabeçadas pela Prefeitura.// Incluindo viagens “de serviço” ao exterior, os senadores gastaram sob o título R$452 mil no ano passado.// Jorge Aragão animará a Feijoada do Jockey este ano. Gol de placa do presidente Edinho Crema e equipe.

"A verdade não é a estrada para a riqueza.”

(Rousseau)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por