
Casa de praia no litoral paulista (Foto/Reprodução)
Uma das constatações feitas pelo Ministério Público para indicar as ligações entres as três empresas investigadas na fraude do transporte escolar mostra a fragilidade do processo licitatório feito pela Prefeitura: Gathi, Viaforte e TJ Brasil têm vínculo societário entre si.
Outros elos
Aponta o promotor de Justiça Eduardo Fantinati que esse vínculo societário se estende também aos setores operacional e de pessoal das coincidentemente classificadas nos três primeiros lugares do certame realizado em 2024. Outras sete empresas se inscreveram para o pregão, mas quatro desistiram.
Laranjas
Figuram no resultado de investigações de Fantinati com o auxílio de GAECO paulista a presença de nomes em comum entre Gathi e Viaforte, o uso de “laranjas”, enquanto a TJ Brasil é apontada como empresa de fachada utilizada pelo grupo em processos licitatórios.
Na praia
O endereço usado pela TJ Brasil, transferida de Guarulhos para o litoral paulista – São Sebastião – é uma casa de praia, considerada desocupada pelo GAECO paulista. Sem qualquer vestígio de abrigar atividade empresarial. Mas o objeto social da empresa inclui até locações de aeronaves e embarcações.
De fachada
A Gathi, por sua vez, não funciona no endereço apontado na cidade paulista de Cravinhos, na região de Ribeirão Preto. A rua é a mesma, mas o número de imóvel é outro e está “ocupado” por J. Divino Transportes, que, de acordo com os autos submetidos pelo MP à Justiça, seria outra empresa de fachada. Mas a Gathi se faz presente.
Maculado
Na ação de improbidade proposta contra as empresas, empresários e laranjas, o promotor Eduardo Fantinati afirma inexistir dúvida que o processo licitatório do transporte escolar rural de 2024 está maculado por uma série de irregularidades e crimes. Na área criminal, as investigações prosseguem.
Execução
Na última sexta-feira, o juiz Maurício Pinto Filho, de Conceição das Alagoas, manteve a prisão preventiva de quatro homens investigados em razão da execução de Ailton de Oliveira Silva Filho, morto com vários tiros na cabeça, enquanto caminhava nas imediações da Lagoa Park, naquela cidade.
Pronúncia
O magistrado aceitou a denúncia do promotor Rodrigo Lionel Barbosa Falashi contra Gilberto Marcolino Borba, Gabriel Prado Fernandes, Maycon Gabriel de Melo Silva e Pablo Renato Batista Pena.
O crime
O crime, ocorrido em 29 de maio deste ano, foi planejado, segundo o Ministério Público, e perpetrado por dois homens em local público não coberto por câmeras de segurança. E o motivo da execução seria o namoro de Ailton com Denise Martins Prado, ex-companheira de Gilberto Marcolino.
Foragidos
Marcolino e Gabriel Prado Fernandes (filho de Denise) estão foragidos, enquanto Maycon e Pablo permanecem presos. Os autores do homicídio foram buscados em Uberaba para a execução, mas não tiveram seus nomes citados na denúncia do MP.
Nulidade
A defesa dos acusados – reunindo doze advogados – pediu a nulidade da ação em razão da existência de testemunha secreta e falta de acesso ao depoimento dela. Juiz Maurício Pinto Filho discordou.
Sem prova
O advogado Anderson Felix diz que recorrerá ao TJ, pois o seu cliente, Pablo, “está preso sem ter uma única prova da sua participação no crime”.
Ele voltou
Balduino está de volta ao Uberaba Sport. Presidente Rodrigão prestigia ídolo da torcida e o contrata como diretor das divisões de base. O planejamento inclui a revelação de atletas para que o USC volte a ser protagonista no mercado da bola.
Ano mágico
No ano que vem a Prefeitura pagará auxílio financeiro a atiradores do TG, considerados na lei publicada na semana passada como “jovens em formação cívico-militar”. O programa será conduzido pela Chefia de Gabinete e os recursos dependerão da disponibilidade orçamentária e financeira.
Regulamento
A lei deverá ser regulamentada em 90 dias, mas algumas condições para o pagamento do auxúlio ao atirador já foram estabelecidas: comprovada vulnerabilidade socioeconômica, frequência a no mínimo 90% das atividades do Tiro de Guerra, não possuir vínculo empregatício e ser disciplinado.
Renúncia
Nos próximos três anos, a renúncia de receita estimada pela Prefeitura com a concessão de isenções de IPTU, ISSQN e taxas somará algo em torno de R$ 242 milhões.
Compensação
Expressiva parte dessa renúncia está na área do desenvolvimento econômico e, de acordo com a Prefeitura, na maioria dos casos a compensação virá na forma de aumento da receita de ICMS e geração de empregos.
Trincheira
Governo municipal projeta a construção de trincheira a partir da avenida Cristo Rei, em direção ao Jardim Induberaba, sob a Tonico dos Santos, como forma de solução para aquele cruzamento. Ainda não tem estimativa de custos, mas não seria uma obra barata. E também não é para já.
“Meu herói”
Em vídeo para o Instagram, o delegado Heli Grilo já não se considera fã de Zezé di Camargo. “Agora você é meu herói” – sentenciou, parabenizando o cantor por sua fala a respeito do SBT. O ex-deputado acrescentou que Zezé foi “corajoso e destemido”.
Sem saidão
Não há lista de liberação de presos para as festas de fim de ano. As saídas estão condicionadas à progressão de regime, e com o uso de tornozeleira.
Troféu
O troféu “Valores que Inspiram” entra para o calendário anual da Unimed e como uma forma de reconhecimento aos profissionais que ajudaram a construir a história da cooperativa. Presidente Reynaldo Miranda e os diretores Djalma Abrão Júnior, Giovanna Prata, Marcela Maluf e Joaquim Paes fizeram a entrega do troféu aos primeiros homenageados.
A lista
Os médicos Odo Adão, José Fernando Borges Bento, Valter Seabra, Carlos Antônio Dib, João Prata, Djalma Abrão e Newton Camargo Araújo (in memoriam), como beneméritos; Roberto Lenza, Alcino Reis Mendes, Bruno Cesar Dornela, Valéria Cardoso Cunali e Fernanda Cristina Alves Ribeiro (escolhida pelo voto popular) foram os agraciados.
Apreensão
Polícia Rodoviária Federal apreendeu mais de um mil e trezentos quilos de maconha no fim de semana. Droga, oriunda do Mato Grosso, estava em caminhão parado pelos policiais na BR-262, no município de Bom Despacho. O motorista do veículo foi preso em flagrante. A maconha tinha BH como destino.