FALANDO SÉRIO

Casas de acolhimento na mira do MP: a situação é revoltante

Wellington Cardoso
Publicado em 22/08/2018 às 22:02Atualizado em 17/12/2022 às 12:45
Compartilhar

Absurda

Revoltante a situação encontrada pelo Ministério Público e agentes da Secretaria de Saúde em casa de acolhimento interditada.

No chão

Dezenas de idosos, doentes mentais e dependentes químicos dormiam amontoados em colchões colocados no chão.

Conscientes

Apesar das doenças mentais, o grupo estava consciente ao ser resgatado.

Doentes

Muitos apresentavam outras doenças e um deles, diabético, com a perna coberta de feridas não tratadas, precisou passar por amputação.

Internação

Alguns precisaram ser internados no Hospital Regional devido ao quadro que apresentavam.

Fome

Os internos estavam desnutridos e até choraram quando a Prefeitura lhes serviu refeição decente e banho quente no abrigo da Seds, para onde foram levados provisoriamente.

Abandonados

A maioria havia sido “abandonada” por familiares, que estão sendo contatados e também podem responder a processo.

Visitas

Dos mais de cinquenta, apenas cinco recebiam visitas regulares de parentes, que, porém, nunca teriam denunciado o que viram lá.

Investigação

Foram tantas as irregularidades e indícios de crimes encontrados que a promotora Cláudia Marques ainda não finalizou o procedimento instaurado.

Suspeitas

Entre os supostos delitos em apuração estariam ocultação de cadáver, falta de comunicado de falecimentos e exercício irregular da Medicina.

Medicação

Segundo as suspeitas, leigo medicava e aplicava injeção sem prescrição médica em internos.

No pacote

Investigados são os responsáveis pela casa de acolhimento (clandestina, por sinal), familiares que abandonaram parentes no local e até Prefeituras.

Despejados

Assistentes sociais de pelo menos quatro Prefeituras deixaram pessoas de suas cidades “internadas” ali, e não fizeram acompanhamento da assistência prestada a elas.

Reflexão

Para o diretor de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, a sociedade precisa se envolver mais nas frequentes discussões que são feitas sobre essas “clínicas”.

Doente mental

Afirma Sérgio Marçal que, atualmente, ao dependente químico se atribui tudo aquilo que no passado era imputado aos loucos, até que sanatórios foram fechados.

Mercadoria

Dependentes químicos e idosos viraram mercadorias para inescrupulosos e alguns familiares. Como nos tempos dos sanatórios.

Atenta

Toda essa conjuntura não tem escapado à diligente promotora Cláudia Marques, dedicada a investigar as condições de tratamento oferecidas também por clínicas.

Clandestinas

A recomendação de interdição de comunidades terapêuticas e casas de acolhimento com histórico de maus-tratos ou outras irregularidades tem partido dela.

Sem problema

Resolvida a “falta de filiação” denunciada pelo Ministério Público Eleitoral para pedir a impugnação da candidatura de Ripposati.

Sistema

A sua filiação ao PTB constava em algumas zonas eleitorais, mas não em todas, por falta de comunicação do sistema.

ExpoBrahman

Programação oficial da exposição, que irá de 24 a 30 de setembro, no Parque FC, paralela à Expoinel e à Expogil, será anunciada nesta 5ª-feira, na ABCZ.

Queixa

Vereadores da legislatura passada se queixam de não ter sido ouvidos pelo Ministério Público antes da formalização de ação de contestação de aumento que tiveram.

Aprovação

Os salários aumentados figuram nas prestações de contas do Legislativo de 2013 e 2014 já aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Argumento da defesa.

Prioridade

“Xerife” Grilo interrompeu sua agenda de campanha a deputado, ontem, para ajudar colegas da PC em investigação de roubo.

Mandado

Tribunal de Justiça determinou a expedição de mandado de prisão para o uberabense Daniel Batista Gouveia de Lima.

Tráfico

Em recurso do promotor Laércio Conceição, a Corte agravou para tráfico sentença de 1ª instância por porte de drogas, condenando Daniel a cinco anos e 10 meses de prisão.

Confirmado

Líder das pesquisas de opinião em Minas, Anastasia bloqueou sua agenda do dia 30 para vir a Uberaba participar do “Diálogo da Indústria”, no Sesiminas.

Rota

Traficantes se deram mal esta semana ao utilizar a rota Triângulo.

Apreensões

Na terça-feira, 1,3 mil kg de maconha foram apreendidos pela PM na BR-364, em Campina Verde, e outras duas toneladas pela PRF na BR-262, em Campos Altos.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por