Cohagra precisará gastar cerca de R$ 1 milhão para deixar a sua projetada fábrica de pré-moldados em condições de produzir placas para as primeiras casas idealizadas pelo presidente Gledstone Moreli. Para fazer o investimento, ele aguarda a aprovação pela Câmara da cessão da área doada pelo município.
Aprovado
Segundo Gledstone, o deputado Reginaldo Lopes (PT), que esteve em Uberaba há alguns dias, “ficou muito feliz” com a iniciativa da Cohagra de pretender usar a mão de obra carcerária na produção das casas.
Alfredo Freire
Ainda de acordo com o presidente Dê (como Gledston é mais conhecido), a empresa contratada para inspecionar os imóveis do abandonado loteamento Alfredo Freire IV já deu o parecer extraoficial de que as casas podem ser recuperadas.
Pra decidir
Presidente acrescentou já ter marcado reunião com o Ministério Público (promotor Carlos Valera) para discutir a retomada das obras daquele loteamento. E garantiu que a situação financeira não é problema, pois já tem conversas avançadas com o Ministério da Cidade (secretário-executivo Hildo Rocha).
Empréstimo
Dificilmente o pedido de empréstimo de 72 milhões de dólares desejados pela Prefeitura chegará ao Senado ainda este ano. O processo continua em análise no Tesouro Nacional. E somente depois do seu parecer é que iniciará tramitação na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e na Casa Civil da Presidência da República.
Recesso
Além do aval da União, o empréstimo precisa da autorização do Senado, que começa a ser esvaziado nas primeiras semanas de dezembro, em razão do recesso do fim de ano. Recesso que se estende até fevereiro.
Atrasando
Isso levará ao atraso de algumas obras, mas pouco significativo para o projeto de captação do rio Grande, cujo cronograma de ações é elástico. Os projetos sequer estão prontos e depois ainda haverá necessidade de abrir processo licitatório dos mais concorridos em razão do valor da obra.
Dor de cabeça
Vídeos gravados e veiculados pela presidente do PL pedindo votos para candidatos ao Conselho Tutelar colocaram alguns dos vitoriosos no pleito diante da comissão eleitoral do Comdicau na quarta-feira.
Defesa
Os denunciados por irregularidade se defenderam informando que os vídeos foram de iniciativa de Ellen Miziara e sem que pedissem. A comissão nada decidiu no encontro, que foi o primeiro motivado por recursos após a divulgação do resultado da eleição. Haverá outros.
Direito
Em postagens posteriores aos vídeos, e ainda na semana que antecedeu a votação, quando alertada por internautas que os candidatos poderiam ser prejudicados, Ellen afirmou que estava exercendo o seu direito de cidadã. E que não estava submetida às regras do edital, pois não era candidata. De fato.
Foguetes
Já aprovado pela Comissão de Educação, o PL que proíbe a fabricação e a comercialização de fogos de artifício e outros artefatos pirotécnicos que produzam estampido vai agora à manifestação decisiva da CCJ do Senado. Se aprovado o projeto e transformadas as infrações em crime ambiental, a pena será de até 4 anos de reclusão.
Ausentes
Diferentemente do que chegou a ser anunciado extraoficialmente, nem o Ministério Público nem o Judiciário estiveram presentes na reunião de 4ª feira. E nem havia motivos para estarem.
Descontão
Até o início de novembro a SDS estará divulgando aos motoristas uberabenses que passará a conceder o desconto de 40% no pagamento a vista de multa de trânsito. A concessão do desconto já está autorizada pelo CONTRAN, mas depende de cadastro do proprietário de veículo no Sistema de Notificação Eletrônica.
Testes finais
A Codiub está fazendo os últimos testes do sistema SERPRO, a que aderiu a SDS. Experimentos são feitos com cinquenta casos reais de notificações e, por isso, são demorados. Há necessidade de se respeitar os prazos legais de tramitação. Nenhuma inconsistência de sistema foi registrada até agora.
Fibra ótica
Por outro lado, está passando da hora de a Codiub tentar explicar ou justificar por que Uberaba tem 80 quilômetros de fibra ótica sem uso.
Ranking
Para a Secretaria Municipal de Saúde, o previne Brasil não faz ranking de desempenho da assistência primária nos municípios. De fato. Apenas cita o rendimento de cada um e, no caso de Uberaba, faz tempo que o resultado deveria estar tirando o sono de quem tenta justificar a classificação do município com a inexistência de ranking.
Comunicação
Além de responderem a inquérito policial, advogados acusados de propor à Justiça ações irregulares, centenas delas contra uma mesma instituição financeira, tiveram o procedimento levado ao conhecimento da 14ª Subseção da OAB pelo Judiciário. Dupla pode responder ao Tribunal de Ética.
Antecedentes
Entre os documentos obrigatórios para a formalização de um casamento poderão figurar certidões negativas da Justiça. Mas, serão apenas informativas e o objetivo é evitar que os noivos não sabiam do eventual histórico criminal um do outro. É o que prevê projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados.
8 de janeiro
Mais 8 presos do 8 de janeiro estão sendo julgados pelo STF e, para todos, o ministro Alexandre de Moraes pede condenação a penas de 3 a 17 anos. Os seis homens e as duas mulheres em julgamento são acusados de invadir o Palácio do Planalto e de depredação. Todos alegam inocência e a maioria diz ter entrado no prédio para se abrigar das bombas usadas na repressão à manifestação.