FALANDO SÉRIO

Caso Marcelinho: laudo pericial diz não ter culpado da sua morte no HC

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 01/11/2023 às 20:47Atualizado em 03/11/2023 às 20:56
Compartilhar

Inexistem culpados da morte do menino Marcelo Gabriel Aparecido Dias da Silva, ocorrida em 29 de abril deste ano no Hospital da Criança. Na ausência de um comunicado da PC sobre a conclusão a que chegou o delegado encarregado do inquérito, a coluna apurou que não haveria indiciados no inquérito policial.

No fórum
Os autos da investigação que se arrastou por seis meses – quase três deles à espera de um posicionamento do Instituto de Criminalística em BH – chegaram na 2ª feira ao Fórum “Melo Viana”. E isso significa que, do ponto de vista da PC, o caso está encerrado. A menos que o MP requeira outras diligências, o que é pouco provável.

Laudo aguardado
O laudo do IC, pelo qual o delegado Armando Papacídero tanto esperou, chegou a Uberaba no fim da semana passada. O inquérito estava concluído e a manifestação do Instituto de Criminalístico apenas teria corroborado com a averiguada ausência de culpa, dolo ou omissão do hospital ou funcionários.

Prova
O laudo pericial vindo de Belo Horizonte era a prova que faltava para comprovar o resultado da investigação. E, segundo consta, todos os procedimentos protocolares foram tomados no atendimento a Marcelinho. Não haveria qualquer elemento que pudesse levar à indicação de culpado, o que inclui também a Prefeitura.

Sem erro
De forma conclusiva, os peritos em Medicina Legal teriam dito que não houve erro médico no atendimento, na prescrição dos medicamentos tomados por Marcelinho nem nos encaminhamentos decididos.

Estupro
Garota menor de 15 anos teria sido estuprada por professor há um mês. Eles se conheceram na escola particular em que a menina estuda e teriam iniciado um romance sem que a família da vítima, a diretoria e os professores do estabelecimento soubessem. Caso não tinha chegado à PM ou ao MP até 3ª feira.

No batente
Na PM não haverá fim de semana antecipado. Toda a tropa será empenhada. Entre esta quinta e a segunda-feira uma série de ações de campo estará ocorrendo para espantar a bandidagem ou por criminoso na cadeia. Uma instituição diferenciada.

Grupo de amigos surpreende Franco com parabéns antecipado (Foto/Rodrigo Vieira)

Surpresa!
Franco Cartafina ganhou de surpresa, nesta 4ª feira, um cantar de “parabéns pra você” na voz de grupo de amigos. Aniversário do ex-deputado e agora diretor da Codemge, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, é neste fim de semana. Franco está na cidade para o feriado antecipado e, na tarde de terça-feira, celebrou acordo de união com Paulo Piau e Tony Carlos para as eleições de 2024.

UFTM na TV
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro encaminhou acordo com a Fundação Rádio e TV Educativa para ter 30 minutos diários na grade de programação da emissora alugada a empresa do Guarujá, a Ilha do Sol TV.

Confirmado
As tratativas foram confirmadas pelo presidente da FUREU, professor Wandell Meira, um voluntário à frente da fundação. Segundo ele, um acordo salutar para ambas – FUREU e UFTM -, mas que não significa o retorno da TV Universitária. 

Investimentos
Já o contrato com a ISTv é de 5 anos e a empresa paulista fará alguns investimentos na emissora. A Fureu foi informada do desejo dos paulistas de produzirem programas locais, incluindo o da UFTM a título de colaboração. Pelo aluguel do canal, a fundação recebe 25% dos apoios culturais.

ABCZ contrata e reajusta salários
Entre demissões e funcionários que se desligaram espontaneamente, a ABCZ trocou quarenta e dois colaboradores na gestão de Gabriel Cid. No mesmo período, as novas contratações superaram este número, totalizando quarenta e nove e ainda sete menores aprendizes como obrigação social.

Aumento
Além de empregar mais, destacou o superintendente geral Moacir Sgarioni, a ABCZ concedeu correção salarial aos funcionários em índices acima do previsto no dissídio da categoria (7% diante de 5,3%). E ainda corrigiu a defasagem salarial de 208 colaboradores, o que implica em acréscimo de mais de R$ 1 milhão/ano na folha.

Comemoração
Cabo Diego Fabiano está defendendo que a Prefeitura crie ou defina espaço, com o menor prejuízo possível para o trânsito, para as comemorações de campeonatos de futebol. E até chegou a citar a decisão deste sábado, entre Fluminense e Boca Juniors. Só que a semana acabou na terça para a Prefeitura.

Secretariado
Ex-diretor geral do Legislativo, Rodrigo Souto é o nome para substituir Beethoven de Oliveira na Secretaria de Governo. Beethoven voltará para a Secretaria de Administração, possivelmente. Do secretariado ele não sairá.

Parada LGBT e divergências
Se há alguém que não escondeu sua irritação com o vídeo em que a presidente do PL faz críticas à presença de crianças na Parada LGBTQUIA+ essa pessoa é a petista Patrícia Melo.

Erotização
Em sua manifestação, Ellen Miziara disse não ser contra a parada, pois defende o direito à livre manifestação, mas considerou estarrecedores a presença de crianças, a erotização e o estímulo à sexualidade. “Não destruam a pureza delas, e por elas a gente vai lutar até o fim” – frisou.

A foto
Dentre as fotos de políticos presentes na parada, Ellen incluiu em seu vídeo a de Patrícia fazendo o L.

Reação
Ainda nesta 4ª feira, Patrícia respondeu com outro vídeo. Disse ela que fala como essa (da presidente do PL, não mencionada nominalmente) estimula o preconceito, e “é mentira” que houvesse erotização e estímulo à sexualidade das crianças na Parada LGBT, “feita para defender direitos”.

Merenda escolar
Depoimento das duas professoras da UFTM integrantes do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, no procedimento que apura a qualidade da merenda na rede da Prefeitura, poderá acontecer na semana de 13 a 17 de novembro.

Rodrigo assume FEAM e diz que diálogo com os meios produtivos é um dos seus compromissos (Foto/Divulgação)

Zerando passivo  
Recém-empossado na presidência da FEAM, Rodrigo Franco disse a FALANDO SÉRIO que a meta da gestão é acabar com o passivo do licenciamento ambiental, que já foi reduzido de mais de 2 mil processos de outros tempos para menos de 400. Contando com consultoria externa contratada, Rodrigo espera que a meta seja atingida em 12 meses.

Valorização
Dono de invejável currículo, em que figuram curso médio nos Estados Unidos, Direito na UNIUBE, mestrado na área ambiental pela Dom Elder e importantes cargos ocupados na administração pública, Rodrigo também tem compromisso com o fortalecimento das regionais da FEAM, incluída a do Triângulo.

Diálogo
Acrescentou o presidente do maior órgão ambiental do Estado assumir o compromisso de estar sempre aberto ao diálogo e de portas abertas, atento com os setores do agronegócio e sucroenergético, por exemplo. Segmentos importantíssimos no desenvolvimento do Triângulo e do Alto Paranaíba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por