Dor de cabeça O que a coluna havia previsto vai acontecer: uma guinada no relatório final da CEI da Funepu, que antes sinalizava pelo arquivamento e agora deve propor a instalação de Comissão Processante.
Aprofundamento
Estão entendendo os vereadores que há situações levantadas que merecem aprofundamento de apuração. Uma delas seria a falta de fiscalização da SMS sobre os serviços prestados pela fundação nas UPAs.
Ninguém vê
Várias testemunhas disseram que poucos sabem quem é o fiscal responsável por essa fiscalização. O apontado pela SMS não seria visto por lá, segundo informantes da CEI.
Internação
A permanência de pacientes em UPA além de 24h, e por até quinze dias ou mais, é uma irregularidade constatada, mas vista como consequência da pandemia e da regulação de leitos hospitalares.
Qualificação
Relatório vai questionar também o que seria falta de qualificação do responsável técnico pelas UPAs, nos termos de portarias do Ministério da Saúde. E ainda a substituição de um relatório (rasgado) por outro para acobertar o que seria erro de procedimento.
Leitura
Se não ocorrer imprevisto, a leitura do relatório final da CEI da Vacina ocorrerá na próxima quarta-feira.
Batendo na porta
Secretário Sétimo Bóscolo decidiu fazer um corpo a corpo com os vereadores e procurou alguns deles em seus gabinetes, aos quais entregou cópia de sua defesa na CEI da Vacina.
Pagando o pato
Atirado no “olho do furacão” mesmo sem coordenar o processo inicial de vacinação contra a Covid-19, o secretário tenta evitar que seja responsabilizado pelas irregularidades apontadas pela comissão especial.
Julgamento
De pelo menos um dos vereadores que visitou, Sétimo ouviu que o julgamento da Comissão Processante será político e não técnico. Ou seja: fique atento.
Conselho
O mesmo vereador acrescentou: “O senhor não deveria fazer essa movimentação, mas sim a prefeita, que tem influência sobre os vereadores”.
Das duas, uma
Recentemente, a prefeita afirmou à coluna que deixaria para se manifestar sobre as eleições de 2022 “mais para a frente”. A movimentação do seu secretário Rui Ramos sinaliza, nesse contexto, que tem o sinal verde dela ou a faz à revelia da chefe do Executivo.
De fora
E pelo andar da carruagem, a administração poderá trabalhar pela eleição de uma dobradinha de outra cidade: o federal Zé Silva e o secretário de Desenvolvimento Econômico, trazido de Pirajuba.
Afronta
Para o advogado Sebastião Severino, a manifestação do presidente da OAB à coluna, não vislumbrando o cometimento de crimes por Bolsonaro no discurso de 7 de setembro, “é uma afronta ao juramento de defesa da Constituição e da democracia”.
Militância
Discordando da fala do colega Eduardo Azank, acrescentou que “um presidente da Ordem não deve fazer militância antidemocrática”.
Contra
Se o termômetro for a audiência pública de iniciativa da vereadora Lu Fachinelli, Uberaba não absorverá escolas e turmas de alunos do Estado de 1º ao 5º ano. A proposta do Governo mineiro não seduz vereadores, sindicalistas e professores.
Zero preocupação
Segundo Luciene, “o Estado quer se livrar de prédios escolares sem se preocupar com quem está dentro deles há décadas (professores e alunos), ignorando qualidade e eficiência, trocados pelo discurso de vagas ociosas e salas vazias”.
Desemprego
A sindicalista Maria Helena Gabriel lembrou que a municipalização levaria ao desemprego de professores, pois a maioria no Estado é contratada e não seria absorvida pela Prefeitura.
Deixa como está
Para o deputado Heli Grilo, contrário à proposta de Zema, se a municipalização não for para melhorar, deixa como está.
Papelão
E os “papelões” da semana ficaram por conta do governador e da presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa.
Simples assim
Zema fugiu dos manifestantes da segurança pública, viajando com os secretários que têm a ver com o assunto, e a deputada Andréia de Jesus simplesmente não apareceu em Uberaba, onde anunciou que conversaria com os vereadores sobre a vacinação.
Imprevisto
Foi explicado em cima da hora que, no caso da deputada, surgiu uma agenda de imprevisto.
Arborização
Que ótimo que a Secretaria de Meio Ambiente esteja se preocupando em aumentar a arborização na cidade e na proteção aos mananciais. Mas, fica a dica: não basta plantar, é preciso cuidar.
Amarração
A instalação de qualquer novo serviço público de saúde e a contratação de empresa privada para atuar no SUS terão de passar pelo crivo do Conselho Municipal de Saúde. É o que prega emenda à LOM em tramitação.