Incoerência do relatório da CEI do Lixo e vídeo de um dos integrantes da comissão dizendo simbolicamente que a apuração havia terminado em pizza levam o promotor José Carlos Fernandes a instaurar procedimento preparatório de eventual inquérito civil. E a ressaltar esses dois detalhes no seu despacho.
Provocou
A incoerência está na decisão de enviar todo o processo ao MP, mesmo afirmando a inexistência de indícios negativos quanto à legalidade da contratação da gestão do lixo em Uberaba. Mas, ressaltando que o objetivo do encaminhamento é que o MP busque “o deslinde definitivo de eventual controvérsia administrativa”.
Pizza
Além de não haver a obrigação de enviar o processo ao Ministério Público na inexistência de irregularidade, da conclusão da CEI surgiu vídeo com o vice-presidente dela, Caio Godoi, com pedaço de pizza na mão e afirmando que seu relatório apartado havia sido vencido no voto. Ele não concordou com a conclusão dos colegas.
Assinatura
Ocorre que no relatório conclusivo da CEI enviado ao curador do Patrimônio Público consta a sua assinatura. Em plenário, Caio havia anunciado que a retirava.
Prejuízo
Entre as providências determinadas à sua equipe de apoio, o curador do Patrimônio Público pede parecer contábil possível na documentação a ele enviada. Caio Godoi chegou a falar em eventual prejuízo de milhões para o município com o contrato do Lixo Regional.
Audição
Em seu despacho do último dia 17, o promotor recomendou também que fosse marcada data para o depoimento de Caio Godoi. E isso foi feito. O vereador será o primeiro a ser ouvido. Ficou agendado para a manhã do dia 6 de agosto.
Rasteira fracassada
Delta parece ter copiado o mau exemplo de Uberaba. Houve uma tentativa de rasteira no comando do Partido Republicanos, o que o tiraria da oposição e levaria para a situação naquela cidade. A trama foi feita em Belo Horizonte, obrigando integrantes da comissão provisória destituída recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral.
Mandato encurtado
A Executiva do PR, que tem candidatos a vereador e apoia a dobradinha vereadora Leriane (PP) e professor Luizinho (Podemos), teve o mandato encurtado à sua revelia, de 29/09/25 para a última terça-feira. Sendo surpreendida com a publicação.
O autor
O responsável pela “costura” tem nome, segundo a oposição: o prefeito Marcos Estevam, e com o objetivo de dar uma vice para a sua candidata Valéria Reis. Seria Amanda, filha do vice-prefeito e filiada do Republicanos, que chegou a ser anunciada como tal.
Justiça determina
Advogado do PR, Carlos Roberto de Souza recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral e reverteu a destituição da comissão provisória de oposição. Liminar concedida dá dez dias de prazo para que o presidente estadual do PR preste informações sobre a mudança nada republicana. Com sua diretoria reconduzida, o PR de Delta fará convenção para ratificar o apoio à dobradinha Leriane/Luizinho.
Notificados
No inquérito instaurado para apurar a origem da carta anônima contra Tony Carlos será ouvida toda a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. Todos eles – Fernando, Wander, Lu, Samuel Pereira e pastor Eloísio - na condição de testemunha já que a correspondência foi dirigida ao Legislativo.
Expectativa
Polícia Civil trabalha com a expectativa de, em razão disso, conseguir alguma informação importante que possa levar à identificação do autor.
Está decidido
Vem de Belo Horizonte a afirmação de que o comando do Novo em Uberaba não tem competência delegada para decidir com quem a sigla caminhará na eleição. E mais do que isso: está mantido o apoio a Elisa. Segundo o informante, as representações não têm liberdade para contrariar ordem vinda da cúpula regional.
Nome próprio
“O impedimento de o Novo Uberaba ter candidato próprio a prefeito não é por acaso. Há compromisso com Elisa, o que não significa que os candidatos a vereador sejam obrigados a se submeterem à decisão, podendo caminhar com quem quiserem. Mas, a sigla não irá junto” – reforçou.
Cargos
A mesma fonte detalhou que a adesão à campanha da prefeita está determinada desde fevereiro, quando também houve deliberação da administração de contar com alguns filiados do Novo na Prefeitura. Entre eles, o advogado Richard Maciel, a médica Sabrina Sarreta e outros dois ou três, um dos quais está empregado.
Rejeitado
Richard seria o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico. Estava tudo certo até que o advogado recebeu a visita do secretário Rui Ramos e praticamente levou um “chega para lá”. Sentindo que não seria bem recebido, Richard achou melhor agradecer, o que já havia sido feito por Sabrina Sarreta por outras razões.
Manda quem...
A máxima “manda quem pode, obedece quem tem juízo” prevalecerá no Novo. A única chance de a sigla participar de outra campanha se não a de Elisa seria com o recuo do Diretório Estadual. Foi o que o presidente uberabense admitiu na tarde desta 4ª feira, depois de falar em Belo Horizonte, ratificando o que disse fonte da coluna.
Emendas
Instituto dos Cegos e outras instituições com direito a emendas parlamentares continuam sem saber quando receberão. O secretário de Governo disse nesta 4ª feira que aguarda liberação de orçamento e recursos pela AGOC e Secretaria da Fazenda.
Pode ou não?
De acordo com Beethoven Oliveira, também continuam sendo analisadas as vedações do período eleitoral.
Depoimento
Delegado Eduardo Alves Garcia ouvirá nesta 5ª feira o primeiro dos vinte e três depoimentos programados dentro do inquérito que apura a denúncia de notas fiscais frias usadas em relação comercial entre terceirizada da Prefeitura e sua fornecedora de insumos.
Julgamento
Os dois últimos acusados de cumplicidade na tentativa de assassinato do prefeito Renato Soares, então candidato em Campo Florido, têm submissão ao Tribunal do Júri da 3ª Vara Criminal marcada para dia 7 de agosto. Processo de Maikon Diego Martins Nascimento e Lucas Henrique Mendes Silvério da Silva foi desmembrado dos demais.
Condenados
O ex-prefeito Ronaldo Bernardes, tido como mandante do crime, e José de Brito, apontado como executor, já foram condenados a 11 anos e 8 meses, mas puderam recorrer em liberdade. Amarildo Zacarias, outro envolvido, pegou 3 anos e 2 meses de prisão. Contra ele foi expedido mandado de prisão.
Santa Teresinha
Relíquias de Santa Teresinha estarão em Uberaba nos dias 7 a 9 de agosto, em peregrinação na Arquidiocese. O relicário contém fêmur e ossos do pé da Santa, expressando a dimensão missionária de Teresinha, que tinha o desejo de percorrer a terra e anunciar Jesus Cristo.
Roteiro
Serão visitadas a Cúria Metropolitana, a comunidade das Irmãs Carmelitas Missionárias do Menino Jesus, a Paróquia Santa Teresinha e o Carmelo. As relíquias da Santa são deslocadas desde a França.