FALANDO SÉRIO

celulares encontrados em celas

Nos últimos doze meses, mais de nove mil linhas telefônicas foram detectadas nas...

Wellington Cardoso
Publicado em 21/11/2012 às 09:30Atualizado em 19/12/2022 às 16:10
Compartilhar

Estatística

Nos últimos doze meses, mais de nove mil linhas telefônicas foram detectadas nas penitenciárias estaduais de todo o País. A “Aluízio Ignácio de Oliveira” engorda a estatística. Na maioria absoluta dos casos de celulares encontrados em celas, os responsáveis pela introdução dos aparelhos no complexo escapam ilesos. O monitoramento eletrônico interno se revela ineficaz.

O troco

Denúncia de compra de voto em benefício de Lerin será formalizada ao Ministério Público ainda esta semana, quando a Justiça Eleitoral se ocupa de ouvir testemunhas de acusação semelhante feita pelo deputado contra Paulo Piau. Segundo o advogado Carlos Jamal, há provas da irregularidade e o pagamento de eleitores teria sido feito com “dinheiro vivo” e “alguns jotas estão envolvidos”.

A história de repete

Todos os últimos quatro prefeitos eleitos por Uberaba responderam a denúncias de abuso do poder econômico e outras irregularidades eleitorais. O procedimento foi “inaugurado” contra Luiz Guaritá, em 1992, quando seus adversários questionaram a própria Justiça em consequência da inovadora, tumultuada e confusa apuração de votos nas próprias sessões eleitorais (logo depois extirpada) e requereram a recontagem, indeferida em todas as instâncias.

Disquetes e máquina

Depois, vieram Marcos Montes – no episódio dos disquetes que não deram leitura no momento da totalização de votos – e Anderson, acusado de usar a máquina na sua reeleição. Nos dois casos, os requerentes não lograram êxito. A bola da vez agora é Paulo Piau. Nas eleições anteriores, os candidatos derrotados escaparam ilesos, esquecidos pelos vencedores.

Vai render

Mais um livro do médium espírita uberabense Carlos Baccelli sinaliza polêmica no segmento. Lançado pela editora Aliança, “O Joio e o Trigo” resulta do entendimento do seu autor espiritual, Inácio Ferreira, de que “o movimento espírita se encontra numa encruzilhada histórica: permanecer fiel aos propósitos de Allan Kardec, na revivência do Evangelho de Jesus, ou transformar o espiritismo em mais uma religião repleta de dogmas”.

Joio e trigo

“Chico Xavier representou e representa o bom grão, que, infelizmente, o joio do personalismo e da vaidade de tantos vem tentando sufocar” – diz a apresentação do livro, feita em release distribuído pela Aliança Livraria.

É a lei

Juiz aposentado Ataíde Xavier faz questão de lembrar o que parece ser esquecido por muita gente nas críticas às absolvições e penas aplicadas por magistrados: “O Judiciário não faz leis (e sim os deputados), apenas as cumpre”.

Trapalhada confirmada

Houve realmente erro da Câmara (e todos por lá passaram batidos) na revogação não desejada da lei do feriado da Consciência Negra, ontem ignorado no Judiciário por causa da trapalhada oficial. A “errata” publicada na quarta-feira, 14, “revigorando” o texto foi artifício encontrado para não causar confusão ainda maior neste início de semana. Estratégia foi considerada juridicamente incorreta por alguns advogados (entre eles, Adriano Espíndola).

Volta a plenário

A falha ocorreu durante pesquisa para a fusão de leis municipais dando origem ao projeto que oficializou o calendário popular. O feriado da Consciência Negra foi esquecido e, por isso, revogado. E, de quebra, a programação do Outubro Rosa, da luta contra o câncer. Agora, o Dia da Consciência Negra terá de voltar a plenário para a ratificação oficial do feriado “à meia-boca de ontem”.

Filhote

Processo de fraudes em processos licitatórios julgado anteontem pelo juiz Ricardo Motta é o que o promotor José Carlos Fernandes rotula de “filhote” de “investigação mãe”, que resultou em denúncia criminal contra servidores da Secretaria de Saúde. As condenações aplicadas pelo magistrado sinalizam as consequências da ação ainda tramitando na mesma 1ª Vara Criminal.

Breque

Os prejuízos da Prefeitura só não foram maiores no episódio da corrupção de sentença conhecida na segunda-feira porque a Secretaria de Planejamento os brecou, ainda que involuntariamente. Ao fazer a análise de pedido de reajuste em contrato, em valores previamente combinados por empresário com o servidor de comissão de licitação agora condenado, a Seplan discordou.

O preço da festa

A festa de posse do ministro Joaquim Barbosa na presidência do STF, nesta quinta-feira, custará entre R$ 120 mil e R$ 150 mil. Iniciada no Supremo com a cerimônia oficial, a comemoração se estenderá à casa de festas em setor nobre de Brasília. Coquetel contará com música ao vivo e requintado buffet com despesas bancadas por associações representativas dos magistrados (AMB, Ajufe e Anamatra).

Uma e outras

Os dias passam e nada de o Governo mineiro anunciar o que está feito de concreto para a reforma do IML, construção do PPI e instalação do Olho Vivo.// Difícil convencer que o azul, a nova cor da fachada do 4º Batalhão, nada tem a ver com o Cruzeiro.// É demais associação de policiais civis precisar pedir à cúpula atenção para as ameaças do PCC. E dar publicidade a isso. A bandidagem deve estar rolando de rir.// ISO (avenida Saudade, 621), o endereço da saúde bucal.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por