FALANDO SÉRIO

Centros espíritas e igrejas fazem cultos a portas fechadas

Por mais de uma vez eles foram assaltados e perderam (Leia mais...)

Wellington Cardoso
Publicado em 12/08/2013 às 10:40Atualizado em 19/12/2022 às 11:36
Compartilhar

 É o fim

Pelo menos um dos mais respeitados centros espíritas de Uberaba e conhecida igreja evangélica agora fazem seus cultos com os portões ou portas fechados. Por mais de uma vez seus frequentadores foram surpreendidos por assaltantes e perderam seus pertences. Já não há segurança nem para rezar.

 

Para idosos

Senado vota amanhã projeto que obriga as instituições públicas de ensino superior (UFTM e IFTM entre elas) a oferecerem cursos de extensão permanentes para idosos. Os idosos não precisariam apresentar certificado de conclusão do ensino médio nem se submeterem a processo de seleção.

 Prisão de agente federal

Avaliadas em R$ 22 mil as mercadorias contrabandeadas apreendidas por fiscais da Receita Federal em poder de policial federal uberabense. Flagrante ocorreu durante operação de combate ao descaminho e contrabando na BR-277, em Céu Azul, região de Foz do Iguaçu. No veículo do uberabense, interceptado na rodovia, foram encontrados anabolizantes, suplementos alimentares, emagrecedores, bebidas e eletrônicos. Policial foi preso em flagrante por patrulheiros rodoviários federais.

 Perdendo tudo

O uberabense, que estava em Amarok com placas de Frutal, foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal, que comunicou a ocorrência à representação de Uberaba. Veículo e mercadorias apreendidos devem ser confiscados. Com o policial também foi apreendido um revólver.

 Sem rumo

Os policiais civis uberabenses agora exonerados em consequência da Operação Piraíba – ocorrida há sete anos – ficam sem rumo. Um deles chegou a requerer aposentadoria, que lhe foi negada por causa do processo. Com décadas de serviços prestados à PC, não tiveram outra profissão. A exceção fica por conta do investigador que aproveitou o tempo de ostracismo para estudar, formando-se em Direito, e está advogando.

 Denúncia

Vereador Betinho, de Delta, vive seu inferno astral. Além da denúncia de que seus subsídios, embora previstos em lei municipal, não estariam corretos, poderá ser levado à OAB por continuar advogando mesmo ocupando a presidência do Legislativo. O artigo 28 do estatuto dos advogados proíbe isso.

 

Punição

A aposentadoria poderá deixar de ser punição para juízes corruptos ou condenados por outros crimes graves. O fim do privilégio foi aprovado pelo Senado e será agora apreciado pela Câmara dos Deputados. O critério valerá também para os promotores de Justiça, atualmente punidos com afastamento do cargo.

 Nem tanto

Decisão do STJ de que o Ministério Público não tem legitimidade para cobrar judicialmente penalidades aplicadas pelos Tribunais de Contas vale apenas para as multas. O esclarecimento é do promotor José Carlos Fernandes, explicando que as irregularidades detectadas pelos TCEs que configurem prejuízos aos cofres públicos, improbidade administrativa ou crimes contra a administração pública podem ser apuradas pelo MP com ação civil pública ou penal.

 Exemplos reais

Vasculhando decisões do Tribunal de Contas de Minas, o curador do Patrimônio Público já ofereceu denúncias nos últimos dez anos contra no mínimo cinco ex-prefeitos e dezenas de ex-vereadores de Uberaba, Veríssimo, Água Comprida e Campo Florido. A maioria deles foi condenada a restituir verbas aos cofres públicos.

 Sem entender

Conselheiro de Saúde Jurandir Ferreira está sem saber por que seu consumo de energia elétrica teve um salto de 88 kWh (além do normal) em apenas 18 dias, se não houve mudança de hábitos em sua residência. Há um ano, ele entrou em choque com a CEMIG, depois de chegar de viagem e encontrar sua energia cortada por falta de pagamento irreal. Houve promessa de religação em duas horas, mas isso só ocorreu treze horas depois.

 Sujou

Aconteceu no Tribunal de Justiça de Minas: desembargador retirou processo da pauta de votação anunciando que estava se considerando impedido de proferir seu voto por ter recebido telefonema de colega aposentado pedindo favores.

 Vai longe

Comissão da reforma do Código Penal vai se reunir na 4ª feira para divulgar o relatório da análise das mais de 600 emendas formalizadas até dezembro do ano passado. E abrirá novo prazo para outras propostas. Ou seja: vai longe essa discussão.

 

 Tirando proveito

Em todo o Estado, os deputados aliados de Anastasia tentam tirar proveito político da tímida distribuição de viaturas policiais pelo Governo. Eles próprios sabem que não têm nenhuma participação nisso e que a destinação de veículos para unidades de segurança pública obedecem a critérios exclusivamente técnicos. E, se não o fosse, o desprestígio dos parlamentares estaria evidenciado, pois, no caso de todo o Vale do Rio Grande e parte do Alto Paranaíba, apenas cinco novos carros chegarão à Polícia Civil esta semana.

 Demonstração de força

Seria uma bela demonstração de força, os parlamentares conseguirem, sim, o aumento dos efetivos policiais. Não na forma de vinte homens, sinalizados para dezembro de 2014, no caso de Uberaba. Até lá, deixarão o serviço ativo muito mais do que isso com aposentadorias e falecimentos. A falta de policiamento preventivo está expressa no mapa da violência – de índices crescentes.

"Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal.”

  (Oscar Wilde)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por