Condenação
Considerada branda por defensores dos animais a pena aplicada a acusado da morte de dois cachorros por espancamento, no bairro Frei Eugênio. Júlio F.C. foi condenado a três meses de detenção em ação que correu no Juizado Especial. A pena restritiva de liberdade foi, contudo, transformada em prestação de serviços: uma hora por dia, de forma que não prejudique sua jornada normal de trabalho.
O delito
No ano passado, segundo a denúncia, Júlio infligiu maus-tratos a dois cachorros apanhados na rua e, após o severo espancamento (bateu suas cabeças no chão), atirou-os sobre o telhado da residência. Um dos animais foi encontrado morto pelos bombeiros, chamados ao local, e o outro estava bastante ferido. Levado ao Departamento de Zoonoses da Secretaria de Saúde, o cão precisou ser abatido.
Luta contra as bactérias
Mutações do DNA da bactéria Enterococus Faecalis são alvo de pesquisa na UFTM. O trabalho é da pesquisadora Natália Conceição, que recorreu a amostras isoladas de micro-organismos coletados pelo Serviço de Patologia do Hospital de Clínicas. A evolução das bactérias as torna mais resistentes aos antibióticos e esse é um dos grandes desafios da Medicina no tratamento de infecções.
Luta pela sobrevivência
Há estudos mostrando que as bactérias podem trocar o DNA para sobreviverem em ambientes extremos e em constantes mudanças como os hospitais. Por causa delas, as infecções hospitalares têm agravado o quadro de saúde de muitos pacientes e provocado mortes. Assunto é tratado com absoluta reserva no serviço público e na área privada.
Barulho
Em média, a Guarda Municipal atende a oito denúncias diárias de poluição sonora/perturbação do sossego. Nos seis primeiros meses do ano foram geradas 1,4 mil ocorrências do gênero com aplicação de multas e apreensão de veículos (os carros bombas).
Denúncia
A transferência de parte de imóvel de instituição filantrópica de Uberaba para dois advogados foi denunciada ao promotor José Carlos Fernandes. O curador das Fundações iniciou suas investigações e deve se manifestar nos próximos dias.
No crescente
No ano passado, o número de cirurgias realizadas no Hospital de Clínicas foi pouco maior que o de 2011: 8 mil 698 contra 8 mil 616. A especialidade mais acionada foi a Ortopedia – com peso significativo dos acidentes de trânsito e com motociclistas – com 1 mil 852 operações. A Oftalmologia apareceu em segundo lugar com 1 mil 140.
Contra a orientação
O Ministério da Saúde faz campanha pelo parto normal, mas as cesarianas superam em muito os partos vaginais em toda a rede do SUS. No Hospital de Clínicas da UFTM, as cesarianas somaram 543 no ano passado, enquanto os partos normais ficaram em 516. Em 2011 foram 607 cesarianas contra 580 partos vaginais.
Sob suspeita
Compra de freezer por unidade da Secretaria de Educação, no ano passado, estaria alicerçada em nota fiscal falsa. A empresa emitente não foi encontrada no endereço impresso no documento. Caso está sendo apurado. Freezer foi entregue com seis meses de atraso.
Até lá
O famosíssimo e charmoso Copacabana Pálace, no Rio de Janeiro, foi multado em R$ 271,4 mil pelo Procon. Motiv a apreensão de 100 quilos de comida vencida. Multa foi paga sem recurso e o hotel gozou de desconto de R$ 40 mil pelo pagamento no prazo legal.
Substitutos em secretarias
Paulo Piau retorna a Uberaba nesta sexta-feira e, na semana que vem, anunciará os substitutos de Gisele Martins e major Ermínio de Jesus, que deixaram a Subsecretaria de Saúde e o comando da Guarda Municipal. Também ficou vaga a Subsecretaria de Desenvolvimento Social.
Tratamento desigual
Na onda de manifestações de profissionais de enfermagem reclamando mais atenção para a categoria, a revelação da desigualdade com que eles são tratados em relação aos médicos em um mesmo plantão. Enquanto os doutores têm quarto para descanso, batizado “conforto”, em hospitais, os enfermeiros têm apenas uma hora para relaxamento no período noturno “em um canto qualquer”.
Pra valer
Promotora Cláudia Marques expediu recomendação à Prefeitura e ao Estado para que a Vigilância Sanitária fiscalize todas as instituições de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso de drogas. Ação deve ser desencadeada também nos estabelecimentos de saúde existentes em Uberaba, Água Comprida, Campo Florido, Delta e Veríssimo com a instauração de procedimentos administrativos.
Interdição
É recomendada pela promotora a interdição da instituição que não esteja cumprindo normas expedidas pela Anvisa e que não respeitem os direitos humanos dos dependentes de álcool e outras drogas. O alvo são as práticas ilegais de restrição de liberdade dos internos ou que lhes proporcionem sofrimentos físicos. Cláudia Marques quer o desenvolvimento de ações de orientações a todo o segmento.
"É preciso menos tempo para fazer a coisa certa do que
para explicar por que foi feita da maneira errada.”
(Henry Longfellow)