François Ramos – Redator Interino
Crise?!
A quantidade de pedintes espalhados pelos semáforos de Uberaba tem proliferado numa velocidade incrível. Em vários semáforos das avenidas Santos Dumont, Santa Beatriz, Leopoldino de Oliveira e outras ruas de intensa circulação, o motorista se depara com inúmeras histórias tristes e ofertas de serviço. Apresentações artísticas chegam a incluir facas e fogo em performances que não raro assustam quem passa por ali.
Malandragem
Embora na mendicância existam muitas pessoas que realmente precisam de ajuda, infelizmente o que não falta é malandragem. De pedido de doação para clínicas e “fazendinhas” de recuperação de usuários de droga sem autorização ou licença de funcionamento (algumas nem existem) a calouros até de faculdade de medicina pedindo dinheiro para farras alcoólicas.
Estratégia
A quantidade de pedintes aumenta em horários e pontos específicos. Especialmente usuários de drogas e desocupados tomam conta dos principais pontos de congestionamento existentes na cidade e até intimidam os condutores de veículo para conseguir “doações”. O início e o encerramento das aulas em escolas particulares e do expediente comercial são os mais complicados para burlar o assédio.
Qualidade
Volta às aulas chegando... se você precisa de personalização e identificação (adesivos e outros) no material escolar de seu filho, qualidade e preço justo é com a Fernanda Mendes (34) 99196-4216.
E daí?!
Apesar de o Supremo Tribunal Federal ter decidido em 2017 que a produção, venda e uso de amianto no Brasil deveriam ser suspensos, o governo de Goiás sancionou nova lei que autoriza a extração no estado. Importante lembrar que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o amianto é considerado cancerígeno. Além disso, é altamente prejudicial ao meio ambiente.
Parabéns
Acontece no próximo dia 26, no Cereja Café (Rio de Janeiro), o lançamento do livro “Educaçã cultura juvenil, tecnologia e saberes”. Obra idealizada por professores e pesquisadores da UFRJ tem capítulo assinado pela Dra. Magna Aspasia da Silva Fontenelle Godinho, presidente da Academia de Letras do Brasil Seccional de Uberaba.
Boa nova
A previsão da safra de soja brasileira 2019/2020 conta com alta de 4,7% em relação à temporada anterior. Segundo a consultoria Safra & Mercado, a colheita deve alcançar a marca de 123,8 milhões de toneladas.
Brincadeira
No país dos contínuos absurdos sempre aparece novidade ruim para o povo. Segundo decisão da 3ª Câmara Criminal de Justiça do Rio Grande do Sul, “suspeitos” que atiram em policiais quando estão em fuga não necessariamente desejam matá-los e sequer assumem esse risco. Isso significa que atirar contra policiais não é necessariamente uma tentativa de homicídio. Até quando esses homens que protegem nossas vidas, integridade e patrimônio vão continuar a se expor numa pátria que não os respeita?
É por aí
Com justificada indignação, o deputado federal Paulo Eduardo Martins (PSC-PR), que além de político é jornalista, saiu em defesa dos policiais contra a decisão do TJRS. Que outras autoridades sigam o exemplo. Caso o entendimento sulista ganhe a simpatia do Superior Tribunal de Justiça, a Polícia Militar e a Polícia Civil terão que fazer curso com os ursinhos carinhosos para capturar marginais.
Desemprego
Números do IBGE apontam a existência de 1,2 milhão de pessoas desocupadas em Minas Gerais. Esse valor corresponde a 11,2% da população em idade ativa. Contudo, o desemprego é bem maior que o divulgado, pois, entre os mineiros existem mais de 426 mil pessoas sem trabalho, que simplesmente deixam de ser computadas porque já desistiram de procurar uma recolocação. Esses indivíduos vivem de caridade ou acabam aderindo à criminalidade.
Bicos
Também chama a atenção nos dados divulgados pelo IBGE a quantidade de pessoas que sobrevivem apenas de “bicos”, ou seja, aqueles que, apesar de disponíveis, trabalham menos de 40 horas por semana e são classificados subocupados: 849 mil trabalhadores mineiros estão nesta situação e de forma consequente ganham menos que poderiam.
Tecnologia
O jornalismo online ou ciberjornalismo talvez seja a fonte de notícias mais consumida com a popularização da internet. Contudo, é preciso ter cuidado com a confiabilidade das informações, pois fora dos meios de comunicação tradicionais, o que não falta são as famosas fake news.
Exemplo
Em Uberaba, um bom exemplo de blog de notícias que ganhou a confiança e o respeito do público pertence ao radialista Luiz Renato Rodrigues da Cunha: Em todas. Já pude perceber pessoalmente o carinho das pessoas com o profissional que já foi candidato a vereador representando a comunidade LGBTQ+ em Uberaba. Uma iniciativa que, segundo ele, não irá se repetir.
Valores
Aliás, embora defensor da bandeira LGBTQ+, Luiz Renato mostra-se muito insatisfeito com o rumo que a causa tomou nos últimos anos.
Evento
Acontece no período de 15 a 17 de novembro, no Cine Teatro Vera Cruz, a 2ª Jornada Espírita de Uberaba (Jesube 2019). Evento é capitaneado pelo Instituto Revelare e contará com nomes como Cesar Perri, Anete Guimarães e Paulo Henrique de Figueiredo. A participação é gratuita, mas condicionada à capacidade de lotação do espaço. Assim é melhor se inscrever rápido e garantir a sua vaga: https://institutorevelare.org.br/inscricoes
Obrigado!
Registro meu sincero agradecimento ao mestre titular de fotojornalismo nos meus tempos de formação do curso de comunicação social da Uniube, Paulo Lemos de Oliveira, por incluir foto de minha autoria no seu grupo digital “Imagens que eu faço”. Flagrante foi feito na praia do Itaguá, em Ubatuba-MG, e o elogio deste grande mago da fotografia nacional me deixou profundamente honrado. Obrigado professor!
"A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação." Chico Xavier & Emmanuel