Eurípedes Higino recebeu nesta 4ª feira a visita de Tande, um dos “monstros” do vitorioso vôlei brasileiro. (Foto/Reprodução)
Prefeitura e Tom Maior simplesmente ignoraram o filho adotivo de Chico Xavier, o nome que a escola de samba leva à passarela do samba em São Paulo. Durante todas as tratativas que viabilizaram a homenagem a Uberaba na figura do médium, Eurípedes Higino sequer chegou a ser mencionado aos paulistas.
É marca
A Tom Maior, por não conhecer Uberaba, admite o próprio Higino, e a Prefeitura ignoraram até mesmo o fato de ser ele o detentor legal da marca “Chico Xavier”, o que não está em discussão neste momento. E não foi essa a primeira vez que isso ocorreu.
Recados
Contatos com Higino somente foram feitos depois de sacramentado o acordo entre Prefeitura e a Tom Maior, relativo a patrocínio da escola. A Tom Maior já havia feito ensaio com a presença de integrantes da Prefeitura e se apresentado em Uberaba – admitiu ele, contando que agora têm lhe enviado recados de aproximação.
Recusa
Depois de toda a trapalha oficial estabelecida também se lembraram de convidar o filho adotivo do médium para participar do desfile paulista em carro alegórico da escola de samba, homenageando Chico Xavier. “Eu recusei, não vou” – disse Eurípedes.
Seria demais
Um dos amigos mais próximos de Higino afirma esperar que “não mandem alguém representá-lo no desfile”. Seria o cúmulo da desfaçatez – sentencia. Comedido, Eurípedes diz que, de sua parte, não tem interesse em polemizar a questão, tanto que tem evitado entrevistas para as quais foi sondado.
Denúncia
Ativista Branco do Povo (Carlos da Silva) solicitou ao promotor Eduardo Fantinati que instaure procedimento para a investigação de denúncias contra a qualidade do asfalto usado em Uberaba pela Codau. Alicerçando a denúncia com fotos, Branco diz ter encontrado situações em que houve a aplicação de apenas 1,5 cm de lama asfáltica, quando o contrato exigiria 3 cm.
Reds lavrado
Fernanda da Silva Vieira, mãe da menina de 10 anos acidentada na Escola Municipal Padre Eddye, há uma semana, registrou em REDS lavrado pela Polícia Militar os detalhes – sob a sua ótica – que cercam o incidente que provocou duas fraturas na criança.
Quem manda
Nem Marcos Montes, nem Elisa. Quem manda no PSD em Uberaba é o presidente. Quem garante é o próprio, Ismar Marão, ao responder questionamento a respeito no programa JM News/1ª edição. Mas ele reconheceu também que a maior liderança da sigla na cidade, atualmente, é Elisa por ser a prefeita.
Mentor
O vereador não faz rodeios para afirmar também que Marcos Montes é o seu mentor político, além de ter sido do então prefeito os estímulos para que ele se candidatasse ao Legislativo municipal pela primeira vez.
“Não aceito”
Apesar da liderança de Elisa, Marão assegurou ainda que, ao disputar cadeira na Assembléia Legislativa, não aceitará dividir o apoio dela com cabo Diego Fabiano, filiado do PL, mas líder do Executivo na Câmara. Deixou claro que a resistência é pelo fato de Diego não ser filiado ao PSD.
Sem briga
A possível candidatura do tio, Heli Grilo, também a deputado estadual, não provocaria desentendimentos entre eles. Marão diz respeitar Grilo sob todos os aspectos: político, familiar... E garante que eles ainda terão uma conversa madura e respeitosa sobre as eleições deste ano.
Na Justiça
Tribunal de Justiça derrubou liminar que impedia a definição de empresa para a organização e operação do carnaval com base em edital de chamada pública da Associação Geoparque Uberaba. Mas manteve os efeitos da decisão de 1ª instância em relação ao Festival Gastronômico e a Oktoberaba deste ano.
Justificativa
Se a suspensão permanecesse em relação ao carnaval, não haveria tempo suficiente para uma nova chamada.
Vícios
Em ação que tramita na 1ª Vara Cível, a Cardoso Eventos e Estruturas afirma que “o certame padece de vícios graves que comprometem a competitividade e a isonomia”. Um deles, o exíguo prazo para a apresentação de propostas, entre 30 de dezembro do ano passado e 8 de janeiro.
Correções
A associação, segundo a presidenta Paula Cusinato, tem advogada atuando no processo e estão discutindo eventuais correções no edital, voltadas para os demais eventos a serem promovidos ao longo de 2026.
Problemas
Avolumando-se os problemas estruturais enfrentados pelos conselheiros tutulares, Ministério Público, Vara da Infância e da Juventude e os próprios Conselhos têm reunião programada para a manhã desta 5ª feira. Além das carências enfrentadas no dia a dia, os conselheiros ainda recebem demandas que não são suas.
Taxa de lixo
Iniciada a tramitação do projeto de lei de Marcos Jammal tornando obrigatória a separação em outro código de barras da cobrança da taxa de lixo, ainda que na mesma conta da água.
Rabo preso
China recorreu a velha afirmação para confirmar sua assinatura para a instalação da CEI do Lixo: tem a língua presa, não o rabo.
Iria pensar
Ellen Miziara disse a colegas, em um dos intervalos da sessão desta 4ª feira, que discutiria com o seu jurídico a possibilidade de também assinar a CEI do Lixo, que já tem os apoios necessários, pois se juntaram ao autor Túlio Micheli: Mariscal, Jammal, Cleber, Diego Rodrigues, Caio, China e Fernando Mendes. Mais tarde, em vídeo, a presidente do PL disse ter conversado realmente com o seu jurídico e anunciou a adesão ao pedido de CEI.
Estrangulamento
Crime organizado perdeu mais de R$ 9,5 bilhões em bens apreendidos pela Polícia Federal, no ano passado, superando os números de 2024: R$ 6,5 bilhões. Criminosos tiveram apreendidos veículos, imóveis, aeronaves, jóias e outros bens.
Violência doméstica
Representantes da Prefeitura, Polícia Civil e Guarda Municipal estiveram reunidos com o juiz Fabiano Veronez, da Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Grupo busca aprimorar o fluxo das medidas tomadas em defesa da mulher alvo de violência, enquanto a Codiub inicia a construção de aplicativo a ser colocado à disposição da rede.
Acolhimento
O magistrado espera inaugurar em breve espaço para acolhimento das vítimas de violência doméstica que comparecerem ao Fórum Melo Viana para participar de audiência. A intenção da Justiça é, contando com o auxílio da Uniube, oferecer atendimento psicossocial às mulheres antes e depois do procedimento.
De fora
Por não inscrever projetos ou não ter sido selecionada, Uberaba não aparece entre as cidades que concorrem ao Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora em Minas Gerais.
Minha arma
Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal aprovou projeto de lei que institui o programa “Minha Primeira Arma”, para promover o acesso subsidiado do cidadão a arma de fogo. Então tá.