FALANDO SÉRIO

Chico Xavier volta a ser reverenciado

Agora, no III de Uberaba, programado para o fim de semana na ACIU

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 13/09/2010 às 09:26Atualizado em 17/12/2022 às 06:46
Compartilhar

Décimo-terceiro legal. A gratificação natalina (13º salário) paga aos secretários municipais é legítima, se instituída por lei (municipal). O entendimento é da procuradora de Justiça Elaine Martins Parise, da Procuradoria-Geral de Justiça de Minas, contrariando o posicionamento do promotor uberabense José Carlos Fernandes. Em correspondência à Prefeitura de Campo Florido, a titular da Coordenadoria de Controle de Constitucionalidade da PGJ, ressalta que inexiste inconstitucionalidade no pagamento de 13º aos secretários, que não são ocupantes de cargos eletivos, diferentemente de prefeitos e vereadores. Por aqui, vários secretários de Uberaba e região estão respondendo a ações propostas pelo curador do Patrimônio Público há mais de dois anos.

Nomes para rodovias. Aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), a redação final do Projeto de Lei no. 3729/2008, de autoria do deputado federal Aelton Freitas (PR). A proposição vai homenagear personalidades da história de Uberaba, designando seus nomes para sete viadutos que cortam a cidade. Segundo o projeto do Deputado Aelton Freitas, já remetido para análise do Senado Federal, o viaduto da BR-050 com a BR-262, saída para Campo Florido, passará a se chamar Ney Junqueira, um dos grandes líderes do movimento pela emancipação do Triângulo Mineiro.

Os outros. Viaduto da BR-050, no trevo da Casemg, será batizado professor Mário Palmério, fundador da UNIUBE. Como intelectual, Palmério escreveu os livros “Vila dos Confins” (1956) e “Chapadão do Bugre” (1965), que lhe garantiram cadeira na Academia Brasileira de Letras.  O médico José Humberto Rodrigues da Cunha, emprestará seu nome ao viaduto da BR-050 no Conjunto Beija-Flor. Também serão homenageados Alexandre Jorge (BR-050/MG-427), Major Geraldo da Silva Vieira (BR-050/Filomena Cartafina), Adauto Pereira de Almeida (BR-050 /BR-262) e Romes Daher (BR-262/Residencial 2000).

Fartura. Câmara entrega mais 74 títulos de cidadania uberabense. Com menos de um mês como vereador, Agnaldo Silva – suplente de Cleber Cabeludo – entrou no ritmo e emplacou nada menos que cinco nomes, incluído o da juíza Régia Ferreira.

Continência. E os vereadores não economizaram nas homenagens à área de segurança pública. Na lista de seis estão os delegados Francisco Gouvêa e Maria de Lourdes Camilli – agraciados pelo vereador/policial civil Afrânio Cardoso -, a perita Danielle Aquino – esposa do coronel Aquino –, o tenente Fernando Antônio Fonseca e o recém-aposentado delegado José Paulino.

Vai dar briga. Se o açougueiro não admitir lhe vender apenas meio quilo de filé mignon, exigindo que leve a peça inteira, chame o PROCON. A prática é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor, segundo o coordenador do PROCON, Sebastião Severino. O promotor Carlos Valera confirma, mas diz nunca ter sido alvo dessa exigência de comerciante.

Cabo eleitoral. Federação Espírita do Brasil está pedindo voto para “Nosso lar” ser o filme representante do Brasil no próximo Oscar. A votação popular foi proposta pelo Ministério da Cultura e vai até o dia 20 deste mês. A FEB é detentora dos direitos autorais de maioria dos livros escritos por Chico Xavier. Até sábado, “Nosso lar” tinha 66% das indicações contra 11% do filme que conta parte da vida do médium, segundo colocado.

Nomes de peso. Em iniciativa do deputado Nárcio Rodrigues, os artistas Fagner, Paulinho Pedra Azul e Renato Teixeira estarão em Uberaba na terça-feira. Não para participarem de comício, o que é proibido pela legislação eleitoral, mas para discutirem cultura.

Tragédia. Em Araguari, um homem é acusado de matar a cunhada (irmã de sua esposa) e o marido dela, que, depois de esfaqueado, tentou correr e foi atropelado. Tudo começou com uma briga entre uma das vítimas e a irmã, mulher do agressor, porque a sobrinha havia postado comentário na Internet de que ela estava se relacionando com o cunhado, Alexandre Siriaco, autor dos crimes.

Canseira. Policiais-militares redobraram suas cautelas depois que Francisco José Loiola, acusado de estupro em Frutal, conseguiu fugir da delegacia para onde havia sido levado minutos antes, após ser preso na avenida Fidélis Reis. Se inicialmente teve apenas as mãos algemadas, no retorno Francisco ficou algemado também pelos pés e, com uma terceira algema, preso a uma cadeira.

Maab. Imperdível para quem quer melhorar o rebanho, o Leilão de Produção Maab  (Marco Antônio Andrade Barbosa) já está programad 5 de novembro, com organização da impecável Leilopec. Estarão à venda exemplares selecionadíssimos da raça Nelore, jumento e mula.

Espiritismo. Chico Xavier volta a ser reverenciado em congresso espírita. Agora, o III de Uberaba, programado para o fim de semana – sábado e domingo – na ACIU. Encontro contará com palestrantes de Uberaba, Uberlândia, Ituiutaba, São Paulo, Itapira e Volta Redonda.

Garupa. Aelton Freitas pode se beneficiar da bem bolada publicidade política de Tiririca, que está fazendo o maior sucesso por dizer verdades, ainda que em tom de gozação. Especialmente entre os eleitores que veem a propaganda paulista, via parabólica ou por morarem em cidades mineiras que captam emissoras paulistas pela antena “pé de galinha” mesmo. Os dois têm o mesmo número (2222).

Dinossauros. Em breve, Peirópolis receberá investimentos de R$ 3 milhões para se tornar mais atraente e atrair turistas. O bairro rural de Uberaba ganhará, inclusive, jardim paleobotânico de 2 mil m2, com reprodução da vida animal e vegetal à época dos dinossauros. A UFTM, que assumiu o complexo físico criado pela Prefeitura, aguarda o encerramento do processo eleitoral e autorização do MEC para contratar biólogos, geólogos e técnicos em escavação.

Uma e outras. Uma semana é pouco para se falar em educação no trânsito. Com tanta violência no setor, ações educativas deveriam acontecer o ano todo.// Para o leitor Renato Ribeiro, Dicésar não tem a menor culpa de ser homenageado com título de cidadania, pois não o pediu. A culpa é de quem dá, afirmou.// Ex-secretário “todo-poderoso” da Fazenda em Minas, ex-ministro e ex-deputado Roberto Brant, de muitos amigos em Uberaba, teve sua propriedade rural invadida por ladrões e perdeu centenas de sacas de café.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por