Chumbo trocado
Duas testemunhas (vereadora e ex-servidor) em procedimento do MP de apuração de viagens de vereadores de Delta, instaurado no ano passado, são agora os alvos.
Denúncia
Os dois foram denunciados ao Ministério Público, no dia 21 deste mês, por despesas com viagem a Pitangui, para resolver problema particular, relatado em gravação por quem se disse beneficiado, um carona.
Signatários
A correspondência ao MP é assinada por cinco vereadores, mas tem outros nomes escritos sem as assinaturas.
Auditoria
Eles relatam que, a partir das denúncias iniciais de irregularidades na Câmara, a Mesa Diretora e Controladoria passaram a rever todas as prestações de contas de viagens feitas em 2013 e 2014.
Apenas uma
A controladora, porém, disse ontem a FALANDO SÉRIO ter sido incumbida de examinar apenas as viagens da vereadora agora denunciada.
Motivação
Um dos vereadores denunciados no ano passado assegurou, por sua vez, que uma das testemunhas agora acusadas, era, enquanto servidor do Legislativo, uma das pessoas que mais viajavam, mas se rebelou ao ser brecado e exonerado.
Sem provas
Segundo ele, acreditando no arquivamento do procedimento, inexistem provas do que foi denunciado ao MP em 2014 e o ex-servidor será processado por danos morais pelas coisas que disse em depoimento ouvido por João Davina.
Reajuste
Com a queda de faturamento – decorrente também da redução consciente de consumo por parte da população –, o Codau não descarta reajuste na tarifa de água ainda este ano.
Em estudos
Luiz Guaritá diz que ainda não discutiu a possibilidade com o prefeito, existindo em curso apenas estudos de impacto da crise.
De fora
Conselho Municipal Antidrogas levou “bomba” ontem em seminário regional sobre saúde mental e drogas ilícitas, promovido pelo Ministério Público. Queria verba do Ministério da Saúde para as comunidades terapêuticas.
Não
Com todas as letras foi dito “não” ao Comad e ressaltado que as verbas da saúde são para o sistema oficial de saúde, em rede.
Internação
Muita elogiada pelos técnicos que participaram das discussões, a promotora Cláudia Marques se revelou contrária às internações involuntárias, que não têm apresentado resultados práticos.
Rede
Contando com o apoio dos profissionais da Saúde, Cláudia defendeu o fortalecimento da rede pública de atendimento aos dependentes químicos como o melhor caminho.
Tudo igual
Depoimentos ouvidos atestaram a ineficiência das internações involuntárias, ressaltando que o dependente químico sai da internação e encontra “aqui fora” tudo o que o levou ao uso das drogas, principalmente os traficantes.
Boca de siri
Marcos Montes rompeu o cerco lhe feito por jornalista do programa CQC nos corredores da Câmara sobre o que pensa do financiamento privado das campanhas políticas. “Faz graça com outro” – disparou.
Pode?
Sistema eletrônico de segurança de prédio flagrou motorista de ônibus coletivo furtando placa de sinalização de trânsito em Uberaba. Parou o veículo para isso.
Saindo
Em informação que o colega de Itapagipe Cassiano Ricardo diz ser comemorada naquela cidade, o ex-deputado Zé Maia (PSDB) transferiu seu domicílio eleitoral para Frutal.
Abusos
Acusado de abusar sexualmente de crianças, suas sobrinhas, por anos a fio, uma delas a partir dos sete anos de idade, E.C.O. teve condenação pedida em alegações finais do promotor Laércio Conceição.
Pena
Sujeito a pena que varia de seis a 10 anos, com eventuais acréscimos, o acusado será julgado pelo juiz Ricardo Motta.
Perseguição
Em sua defesa no processo, E. atribui as denúncias das adolescentes à perseguição dos parentes a ele por ser bem-sucedido profissionalmente.
Sinal de alerta
Suspensão de nomeações de investigadores concursados na Polícia Civil é mais um indicativo da possibilidade de o concurso da PM para Uberaba ser adiado.
Imperdível
Cantora clássica Anatasha Meckenna anuncia em seu site apresentação na Casa da Prece, em Uberaba, no dia 2 de outubro.
Memorial
Com shows pelo mundo, Meckenna é cotada para exibir-se em Uberaba também na inauguração do Memorial Chico Xavier.
Judicialização
Uma das repercussões do seminário sobre doença mental e drogas, em Uberaba, será a redução da judicialização do tratamento da dependência química.
Desoneração
Para os municípios menores, criar centro de atendimento – Caps – ficará mais barato que pagar internação em clínicas.
Despesa
Sacramento, por exemplo, tem 15 pessoas internadas, pagando R$1,5 mil por vaga, segundo foi revelado no seminário.
Mais imposto
Assembleia Legislativa aprovou ontem, em 1º turno, projeto que aumenta a alíquota do ICMS para diversos produtos, entre os quais cigarros (box), cerveja, refrigerantes, celulares e produtos de som.