Prefeito top
Dois dos melhores deputados brasileiros, na avaliação do Centro de Estudos sobre o Congresso, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, renunciarão aos seus mandatos a partir de segunda-feira para, no dia seguinte, se tornarem os prefeitos das duas mais importantes cidades do Triângulo Mineir Uberaba e Uberlândia. Paulo Piau e Gilmar Machado foram dois dos cinco deputados mineiros classificados entre os vinte melhores.
Fichas sujas fora do ranking
O estudo da UFRJ analisou o grau de participação e comprometimento de cada um dos deputados federais com temas considerados relevantes para o País, incluídos combate à corrupção, infraestrutura, redução da carga tributária, gestão pública, educação, redução da carga tributária e aprovação de marcos regulatórios transparentes. Paulo Piau ficou em 16º lugar com nota 7,5. O estudo excluiu os parlamentares envolvidos com escândalo ou de reputação duvidosa.
Baixa produção
Enquanto a UFTM não dá publicidade à produção individual dos profissionais nas várias especialidades médicas que oferece no complexo liderado pelo Hospital de Clínicas, tem estudioso do sistema considerando baixíssimos os números de algumas áreas a que teve acesso, incluída a taxa de ocupação no Ambulatório Maria da Glória. Segundo ele, essa baixa produção, que não é generalizada, está a merecer análise profunda sobre os seus motivos e as consequências.
Isenção
Vereadores se recusaram a votar o projeto que concederia isenção de IPTU em até R$7 milhões ao empresário Marco Antônio Andrade Barbosa em troca da construção de viaduto na interseção de futura avenida e a BR-050. Obra beneficiará shopping e condomínios a serem erguidos naquela região. Seu destino agora é o arquivo.
Briga
Próximo secretário de Saúde terá de mostrar ao Governo do Estado que Uberaba não é, há anos, uma cidade de 210 mil habitantes. Este é o número usado na capital para calcular os recursos da saúde destinados ao município. Isso significa que Uberaba tem recebido menos do que teria direito com um cálculo justo do per capita.
Indignação de vítima
Professora de sociologia diz ter sido vítima de furto dentro das Lojas Pernambucanas, na semana do Natal. Ficou sem a carteira com o salário do mês, documentos e cartões de banco. Apelou por ajuda, mas teria sido praticamente ignorada, pelo que resolveu procurar a polícia. Nenhum PM foi encontrado nas imediações. Já na AISP/Guilherme Ferreira, onde foi registrar a queixa, soldado teria ligado para a loja sem conseguir as informações desejadas.
Vai à luta
Considerando que houve pouca disposição em auxiliá-la, a professora está contratando advogado para pedir judicialmente o direito de verificar imagens eventualmente gravadas por circuito interno de segurança das Pernambucanas.
Buscando ajuda
Ainda assessorando informalmente o deputado Lerin, de quem foi coordenador da campanha a prefeito, João Franco teria se encontrado em Belo Horizonte com o secretário de Estado, Danilo de Castro. Segundo informante “palaciano”, o ex-secretário municipal teria pedido apoio político do “todo-poderoso” secretário mineiro junto ao Tribunal Regional Eleitoral, que julgará ação de Lerin contra Paulo Piau, indeferida em primeira instância.
Quase bom
Submetido a cirurgia para extração de pedras nos rins, o ex-deputado Fahim Sawan está se recuperando satisfatoriamente. Em mais alguns dias, o médico estará em condições de retomar sua rotina.
Drogas
“Um olhar sobre a dependência química na visão espírita” é o título da série de palestras e exibição de filme que a Casa da Cultura Espírita (Vila Celeste) programa para 5,12, 19 e 26 de janeiro.
Carências do sistema
Respondendo pela área criminal durante o recesso do Judiciário, o juiz Lúcio Eduardo de Brito considera imperioso aumentar o contingente policial para Uberaba enfrentar a crescente criminalidade. Ele lembra que a cidade cresceu na última década e que com os bônus vieram os ônus.
Mais três Varas
A carência de pessoal existe também no Judiciário. A instalação de três novas Varas esbarra na falta de espaço físico no acanhado prédio da rua Lauro Borges, o que poderá ser solucionado com a inauguração do novo fórum, prevista para março.
Alvos
Este ano, no Brasil, mais de duzentos e vinte policiais foram mortos por marginais (80% deles em horário de folga) e quatrocentos juízes de Direito receberam ameaças.
Pedágio
Ministério dos Transportes confirma para o ano que vem a licitação de concessão da BR-050, no Triângulo/GO. Haverá cobrança de pedágio entre Uberaba e Uberlândia.
Menor valor
Vencerá a concorrência a empresa que garantir o menor valor de pedágio, não apenas na BR-050, mas em outras rodovias a serem privatizadas. No caso da BR-050, o trecho em disputa vai de Delta a Cristalina, no Estado de Goiás. São mais de 420 quilômetros. Projeto inclui uma série de melhorias na rodovia e os pedágios somente poderão ser cobrados com a conclusão de no mínimo 10% das obras.// Sem tempo para providenciar a recarga de cartucho a jato de tinta e toner? Ligue para 3319-4242, que a Printlog faz busca e entrega gratuitas. A recarga? A melhor.
“A vida é sempre o resultado de nossa própria escolha”.