FALANDO SÉRIO

Codau diz em recurso deferido ter trocado 65 mil hidrômetros

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 30/08/2023 às 21:09Atualizado em 31/08/2023 às 21:02
Compartilhar

Rotulando de “audacioso” o seu plano de combate às perdas de água, no qual inclui a troca de hidrômetros, a Codau diz em recurso deferido que a ação popular formalizada pelo vereador Marcos Jammal para interromper o procedimento não é o instrumento legal para isso.

Aos montes
Ilustrando o agravo, a CODAU recorreu a fotos de hidrômetros produzidos também em 1986 e 1988 para ressaltar a necessidade de fazer a troca já consumada, segundo ela, de 65 mil 540 equipamentos de um total de quase 130 mil no município. O período da efetivação da substituição não é mencionado.

Ignorado
Se a ação popular resulta muito mais do aumento de consumo ocorrido e, consequentemente, do valor da conta depois da troca, de acordo com queixas de cidadãos, no recurso a autarquia não fez alusão a isso. Ficou centrada na necessidade da substituição dos velhos hidrômetros para não comprometer a receita por registros a menor.

Desencontro de normas
No agravo contra a liminar da juíza Régia Ferreira, que interrompeu a troca dos hidrômetros por 13 dias, a Codau admite ter errado em recorrer a portaria revogada do Inmetro para falar na obrigatoriedade da substituição aos sete anos do aparelho. Usou-se a portaria errada em licitação de manutenção e troca feita em 2022. Mas, ressaltou que a troca obrigatória em 5 anos está prevista na Lei Municipal de Saneamento, aprovada em 2015.

Perdas
Ainda no recurso é frisado que a substituição dos equipamentos antigos faz parte do plano de redução de perdas de água, resultante de vazamentos. Mas, não há explicação de como o hidrômetro novo contribui para isso, além da questão de faturamento.

Manda chuva
Nenhuma decisão será tomada pelo União Brasil mineiro, em Uberaba, sem passar pelo crivo do ex-deputado Heli Andrade (Grilo). Foi o que reafirmou nesta terça-feira o deputado federal Marcelo Freitas, também delegado de polícia federal, presidente da sigla.

Convidado
Tanto que Marcelo convidou o uberabense a se fazer presente em Brasília, pois iria receber Elisa, que tem interesse em contar com partido em seu caminhão para as eleições do ano que vem. E o União gostaria de tê-la como filiada, do que a chefe do Executivo, sabiamente, desconversa.

Descuido ou...
Nesta 4ª feira, Grilo postou vídeo no Instagram dizendo “(...) acabamos de sair de uma reunião com o presidente do União Brasil (...)”. Não citou quem o acompanhou, mas disse ter feito alguns pedidos para a saúde de Uberaba ao parlamentar. E também ao senador Cleitinho, seu ex-companheiro de Assembléia Legislativa.

Recuperação
Empresas instalados em DI de Uberaba conseguiram recuperar cargas de defensivos agrícolas e sal proteinado que lhes foram roubadas recorrendo à investigação privada da Oz Serviços Empresariais, que conta com profissionais altamente qualificados. Produtos recuperados são avaliados em mais de R$ 3 milhões, incluídos tratores levados da zona rural por criminosos. 

Nada contra
Por várias vezes o vereador Samuel Pereira, até mesmo divergindo intimamente de alguns colegas da bancada evangélica, disse no Legislativo que não tem preconceito em relação aos homossexuais. E deu mais uma demonstração disso ao homenagear Tony Gretchen dando o nome dele a logradouro público.

Justificativa
Samuel não economizou nas palavras ao justificar o seu projeto de lei. Contou em detalhes a trajetória artística de Antônio Carlos dos Santos (Tony Gretchen), iniciada na Expozebu aos 18 anos, e incluindo participação em novela (Corpo Santo) da TV Manchete e filme na Itália, onde também foi apresentador de programa LGBT.

Assassinado
De volta a Uberaba, Gretchen, aos 50 anos, foi assassinado a tiros na avenida coronel Joaquim de Oliveira Prata, em janeiro de 2014. À época, foi aventado que o responsável pelo crime seria homem que estaria extorquindo homossexuais na cidade.

Impune 
O colega Carlos Paiva, especialista no noticiário policial, lembra que, à época, quatro homossexuais foram assassinados na região da Marcus Cherém. Crimes que ficaram impunes, e estariam quase todos ligados a episódios de extorsão praticado por homem que simplesmente desapareceu de Uberaba depois.

Votação
Projeto de lei foi votado e aprovado inclusive com os votos da bancada evangélica nesta 4ª feira. Agora, a lei irá à sensação do Executivo que tem deixado esse tipo de legislação para promulgação do Legislativo.

Perdedores
Araporã (-0,2), Cachoeira Dourada (-0,8), Indianópolis (-0,7) e Tapira (-0,1) são os municípios do Triângulo e Alto Paranaíba que mais perderão recursos com a reforma tributária, levando-se em consideração os cinquenta anos de transição.

34 anos depois
Trinta e quatro anos depois de perder a vida em acidente, Messias Alves Sanchez dará seu nome a logradouro público em Uberaba por iniciativa do vereador cabo Diego. Motorista de ambulância, Messias morreu em agosto de 1989, quando, com urgência, transportava recém-nascido para hospital de Rio Preto/SP.

O acidente
Tirado de sua folga semanal para a viagem, Messias teve a ambulância que dirigia abalroada perto de Barretos por caminhão de condutor embriagado – segundo a exposição de motivos do vereador. Messias morreu na hora, a criança 7 dias depois, em razão da doença que tinha. A enfermeira que os acompanhava ficou ferida.

Provisória
A comissão executiva do União Brasil, fruto da fusão do PSL com o DEM, será renovada. A incumbência foi dada ao atual presidente Heli Andrade, que será mantido no posto. A chapa ainda está em formação, mas é certo que Eclair Gonçalves permanecerá nela.

Curioso
Não passou despercebido à vereadora Rochelle a inexistência de nomes de profissionais da comunicação de Uberaba na comissão que analisará as propostas das agências inscritas na disputa pela conta publicitária da Prefeitura. É desmerecer os jornalistas da SeCom. Rochelle estranhou tanto que garante ficar de olho na concorrência.

Parklet
Mais um parklet autorizado pela Seplan para instalação na avenida Alexandre Barbosa (92) pelo período de três anos. Equipamento renderá aluguel de R$ 199,24/mês à Prefeitura pela ocupação do espaço público.

Carta na manga
Na queda de braços com a CODAU, o vereador Jammal assegurou nesta 4ª feira ter uma carta na manga, que considera de efeito explosivo. Além disso, ele formalizou requerimento no Legislativo pedindo a revogação do decreto com que a prefeita criou a tarifa de lixo cobrada na conta de água da autarquia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por