Mais essa!
Proprietário rural uberabense se surpreendeu com autuação do IMA que o multava pela não vacinação de umas poucas vacas. Seria normal, não fosse o fato de que há anos ele deixou a pecuária e adotou a cana como fonte de renda, dando baixa de todos os seus animais antes registrados em seu nome. O próprio IMA teria “colocado” o gado na sua conta por um erro burocrático.
Humor negro
A sugestão é do delegado regional Francisco Gouvêa: o Governo deveria gastar menos com a construção de cadeias. Elas teriam uma única porta e nenhuma parede “já que ninguém fica preso”. Uma forma de protesto contra a impunidade, que sobrecarrega as polícias - que enxugam gelo diariamente -, e expõe a sociedade à violência sem que se veja uma luz no final do túnel para a segurança pública.
Comandante aborrecido
Já o comandante regional da Polícia Militar está aborrecido com críticas feitas ao trabalho dos seus soldados por membro do Ministério Público e até por juiz, na análise de processo de chamado “crime de bagatela” (de pequeno valor). O autor do delito foi preso e depois absolvido com a pergunta se a PM não tinha coisas mais sérias para fazer. “Prender autor de delito é o nosso trabalho” – diz o coronel Laércio dos Reis, frisando que o policial militar não tem poder discricionário para deixar de lado o crime de menor impacto. “Se o fizer, ele, sim, estará cometendo um delito.”
Cassação
Presença constante nos eventos políticos de Uberaba, o prefeito reeleito Fausto Ferreira, de Pedrinópolis, e seu vice Geneir Bessa foram ontem cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral, que manteve sentença de 1ª instância (Perdizes).
Bagunça
Mãe que busca o filho diariamente se diz indignada com o flagrante desrespeito às regras de trânsito – não fiscalizadas – diante e nas imediações do Colégio Dr. José Ferreira. Uma rotina de fila dupla e veículos estacionados sobre faixa de pedestre.
Sujou de vez
Guarda municipal acusado do uso de atestado médico falso para justificar faltas junto à Secretaria de Trânsito - e já exonerado - se envolveu ontem em outro problema de ordem policial. Foi preso pela Polícia Militar por usar rádio de comunicação oficial e ter outras atitudes suspeitas. O uso de atestado falso é alvo de investigação em processo administrativo, que envolve outro GM, encontrado com carimbo médico e receituário retirados de UPA. O ex-GM, que também tinha munição de uso restrito, foi levado ao presídio.
Óleo na pista
Ônibus terceirizado a empresa teria sido o causador de pelo menos seis acidentes envolvendo motociclistas na manhã desta 6ª-feira. Veículo, com o tanque de combustível acima do normal, derramou óleo na pista, provocando quedas na praça Rui Barbosa, avenida coronel Manoel Borges, rua Major Eustáquio e praça dos Correios. Locais foram limpos depois pelo Corpo de Bombeiros e a Settrans notificou a dona do veículo.
Troca
Depois do imbróglio da eleição, com mandatos impugnados, mais uma mudança no Conselho Tutelar: Rafaela Silva Borges Cury deixa a função a pedido e é substituída pela suplente Kárita Fedrigo.
Pedofilia
Pronunciamentos contundentes contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, 5ª-feira, na Câmara, causaram certo desconforto na plateia. Tema atinge alguns simplesmente por tabela.
Competência de fiscalizar
Introduzida alteração no Regimento Interno do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. Conselheiros passam a ter competência para fiscalizar em entidades filantrópicas e casas lares também a cobrança de participação financeira do assistido no custeio do abrigo. A cobrança não pode exceder a 70% do benefício previdenciário ou de outra assistencial social recebida pelo idoso. É preciso bom-senso.
Ação social
PMs do grupo Jovens Construindo a Cidadania entregarão neste sábado, na EE Santa Terezinha, a carga de leite longa vida arrecadada em campanha nos quartéis, incluído o TG, e escolas. Lar da Esperança e Orfanato Santo Eduardo serão os beneficiados.
Código Florestal mineiro
Tramitando desde 2011, o Código Florestal mineiro ainda levará algum tempo para ser votado pela Assembleia Legislativa. Cinquenta e três novas emendas ao PL original do Governo foram apresentadas dentro de prazo de encerramento da discussão em 1º turno, vencido ontem, e ainda serão examinadas pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável antes de ir a plenário. Detalhe: dessas 53 emendas, nenhuma é de deputado uberabense.
Registros emperrados
Enquanto a AL não vota o código estadual (serão precisos dois turnos) - que é conflitante com o Código Florestal nacional -, dezenas de fazendeiros estão com processos de desmembramento de áreas parados em cartórios de Uberaba. E cerca de 1.500 aguardando as alterações que possam livrá-los de ações formalizadas pelos promotores ambientais.
Uma e outras
PPS/Uberaba estará reunido com a executiva estadual da sigla neste domingo, a partir de 9h30, na Câmara.// Natural de Ribeirão Preto, a sempre sorridente Vicky Consoni, esposa de Luciano Ribeiro Borges (Shopping Uberaba), receberá título de cidadania na terça-feira.// Eventual desmembramento de secretarias municipais não terá nenhuma relação com questões políticas ou pessoais – disse Paulo Piau. “Se isso vier a acontecer, será com o menor custo possível.”