FALANDO SÉRIO

Coerência na incoerência

Lerin e os colegas Wander Borges e Tenente Lúcio já externaram (Leia mais...)

Wellington Cardoso
Publicado em 01/07/2014 às 10:17Atualizado em 19/12/2022 às 07:02
Compartilhar

Renúncia

Por discordar da aliança do PR com o PSDB em Minas, em torno da candidatura de Pimenta da Veiga ao Governo do Estado, Aelton Freitas renunciou ontem à presidência do diretório estadual do partido. Defensor do apoio ao petista Fernando Pimentel (o PR é aliado do PT no Governo Federal), Aelton não escondeu seu descontentamento com o inesperado placar (14 a 7) que resultou na decisão tomada nesta segunda-feira pela maioria da Executiva do PR, reunida em convenção em Belo Horizonte. E o externou imediatamente, renunciando à presidência da sigla.

Discórdia

A eleição em Minas deixa rachado não apenas o PR. Também o PSB está em crise. O prefeito de BH Márcio Lacerda – eleito e reeleito com o apoio dos “tucanos” – já anunciou discordar da candidatura própria pessebista (Tarcísio Delgado) ao Governo de Minas.

Saia justa

Quem ficou ainda de saia mais justa com a decisão do PSB foi o deputado Lerin, a quem, naturalmente, caberá, no Vale do Rio Grande, a coordenação da campanha de Eduardo Campos à Presidência da República. Ele quer estar no caminhão “tucano”.

Coerência na incoerência

Lerin e os colegas Wander Borges e Tenente Lúcio já externaram em correspondência ao comando nacional do PSB que o afastamento da sigla do PSDB, em Minas, poderia ser interpretado pelos eleitores como incoerência. Apesar da rebeldia, pois os parlamentares deixam implícito que não caminharão com Tarcísio Delgado, o presidente do PSB em Minas, Júlio Delgado, desconversa sobre eventual punição àqueles que efetivamente se tornarem dissidentes.

É utopia

A má qualidade das investigações na maioria dos inquéritos desovados no Fórum “Melo Viana” fica patenteada em manifestações do Ministério Público. São rotineiros os pedidos de absolvição de indiciados por furtos e roubos por falta de provas. E é utopia imaginar que uma equipe formada por três ou quatro policiais, entre delegado, investigadores e escrivão, conduza com eficiência mais de mil inquéritos a ela confiados. Competência para investigar, o grupo tem, mas é impossível dar a mesma atenção a todos os casos, o que leva a Polícia Civil a atuar de forma seletiva.

Haja memória!

Nas últimas semanas, o Ministério Público se manifestou em inúmeros inquéritos instaurados há mais de seis e até dez anos. Em muitos deles, mencionou que o policial militar autor da prisão, ao ser ouvido em juízo, já nem se lembrava mais do fato e dos seus detalhes. Houve caso em que o PM disse simplesmente que confirmava o que havia dito no inquérito. Sem provas consistentes e depoimentos do gênero, o “pepino” fica para o juiz descascar.

Aliança

O DEM, em Uberaba presidido por Eclair Gonçalves, fechou com Aécio Neves para presidente da República. O candidato mineiro, sem ter conseguido mais um grande partido para a aliança, decidiu anunciar outro “tucano” como vice: Aloysio Nunes Ferreira, de SP.

Esvaziada

A convenção do DEM, realizada em Brasília, contou com menos de cem filiados. No grupo pró-Aécio, os democratas terão a companhia de PTB, Solidariedade, PCT, PTN, PMN e PTdoB. Com isso, o presidenciável terá quatro minutos de tempo na TV. Dilma terá o dobro.

Discurso da hipocrisia

Ainda sobre a hipocrisia reinante nas discussões sobre segurança pública, tão bem abordada pelo jornalista François Ramos, aqui neste espaço, na semana passada: chega de atribuir ao cidadão de bem, enquanto sociedade, a culpa pela fragilidade de caráter que leva alguém a partir para o crime como meio de vida. “Excluídos” que fazem opção pelo crime são bandidos. As exceções não podem ser tratadas como regra. Neste país, o jovem delinquente tem mais atenção e quem grite por ele do que aquele que trabalha e estuda.

Boleiros

Muitos ex-jogadores de futebol irão às urnas este ano. Alguns deles, em busca da reeleição e outros, do primeiro mandato. No pacote estão Romário (agora ao Senado), Marques, Marcelinho Carioca, Raul Plassman, Darnlei e o ex-centroavante Washington.

Esperado

Junho acabou e a Secretaria de Estado de Defesa Social não divulgou os índices da criminalidade violenta em Minas no mês de maio. Nenhuma surpresa. O atraso já era esperado, em razão dos turistas gringos. E pode ser que se estenda por causa das eleições.

Barbas de molho

O Ministério Público Federal se declara de olho nas candidaturas fictícias que sempre marcam as eleições, em todos os níveis. Em recomendação dirigida aos partidos, o procurador eleitoral chefe em Minas, Patrick Salgado, põe em destaque o descumprimento da cota feminina e o lançamento de candidaturas de servidores públicos que querem apenas gozar os três meses de afastamento remunerado (para esses, a prova do “crime” serão os gastos irrisórios de campanha). Procurador assegurou rigor absoluto contra os inelegíveis (os “fichas sujas”).

Diferente

Com Clínica de Medicina Ocupacional, a RN Saúde participa ativamente da rotina do colaborador da sua empresa, auxiliando não apenas no cumprimento das leis de proteção à sua saúde, mas também detectando fatores de risco. É assistência de qualidade.

Indenização

Tribunal de Justiça manteve sentença do juiz Timóteo Yagura e a Hyundai terá de indenizar o dentista J.A.Z.B. com R$60 mil por danos morais e materiais. Airbag de veículo acidentado em que era passageiro, em 2006, na MG-427, não funcionou e ele ficou ferido.

“Precisar dominar os outros é precisar dos outros. O chefe é um dependente.”

(Fernando Pessoa)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por