FALANDO SÉRIO

Com prisões e apreensões, FICCO tenta cortar “gás” do tráfico de drogas

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 08/11/2023 às 20:56Atualizado em 09/11/2023 às 20:49
Compartilhar

União entre instituições reforça ações de segurança pública (Foto/Divulgação)

União entre instituições reforça ações de segurança pública (Foto/Divulgação)

Uma apreensão volumosa de droga em Uberaba levou à deflagração da Operação “Contra-Ataque”, de enfrentamento ao tráfico e ao crime organizado. Uma ofensiva poucas vezes vista. A ação desta 4ª feira foi planejada e executada pela FICCO, força especial criada pelas Polícias Federal, Civil e Militar.

O começo
A apreensão de 700 kg de maconha, no ano passado, deu origem a detalhada investigação de mais de um ano com troca de informações entre serviços de inteligência. O trabalho resultou na apuração de nomes, endereços e nível de participação na organização criminosa de cada um dos investigados, alvos dos mandados cumpridos.

Desmonetização
Além dos criminosos tirados de circulação, as apreensões feitas pelos policiais representam mais de R$ 4 milhões. O bloqueio de bens de investigados é uma forma de reduzir o poder de fogo financeiro de quadrilhas. A droga do ano passado que levou aos criminosos foi avaliada em R$ 1,5 milhão.

Fica, fica, fica!
Um abaixo-assinado destinado à prefeita recolheu assinaturas de vereadores nesta 4ª feira. A reivindicação: a permanência de Beethoven de Oliveira na Secretaria de Governo ao invés de retornar à SAD. Ele caiu nas graças da maioria absoluta dos integrantes do Legislativo. A primeira assinatura é do presidente Fernando Mendes.

Horas extras
Delegado Tiago Cruz remeteu à Divisão de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado toda a documentação relativa às horas extras de fiscais da Vigilância Sanitária. Papelada que havia requisitado à Secretaria de Saúde, enquanto investigava o furto e roubo de gado na zona rural e a venda de carne clandestina em açougues.

Novelo
A ponta do novelo surgiu quando Tiago, ao comandar ações contra o mercado clandestino de carne, identificou o que apontou em inquérito como vazamento de informações e conivência de uns poucos fiscais com os empresários. Inclusive de supermercados.

Sob suspeita
O delegado considerou no mínimo curiosa a quantidade de horas extras feitas na Vigilância Sanitária e requisitou informações da SMS. Como não era esse o seu foco principal de investigação, concluído o inquérito das operações Brahman, decidiu enviar toda a documentação à divisão anticorrupção.

Zé, João Geraldo e o ex-presidente tricolor Peter Siemsen gritam e choram juntos no Maracanã (Foto/Arquivo Pessoal)

Zé, João Geraldo e o ex-presidente tricolor Peter Siemsen gritam e choram juntos no Maracanã (Foto/Arquivo Pessoal)

Só alegria
Não existe cansaço para quem acompanha o time de futebol do coração. Que o diga o ex-secretário José Geraldo Celani, que, com o filho João Geraldo, peregrinou entre Uberaba e o Rio durante a Copa Libertadores. Tudo para ver o Fluminense ser campeão da América e esquecer o fracasso de 2008.

Investigando
E a denúncia de que golpes teriam sido praticados por dois advogados em Uberaba continua em investigação pela Polícia Civil. Pouco se sabe oficialmente do caso, cercado de cautelas. Consultado nesta 4ª feira, o presidente do inquérito, delegado Eduardo Garcia, não quis falar a respeito.

Independe
Não há qualquer relação entre juiz corregedor de penitenciária e decisão da Secretaria de Justiça e Segurança Pública quanto à transferência de presos de uma cidade para outra. Como está prestes a acontecer, com a remoção de lideranças do PCC em Juiz de Fora para Uberaba, Uberlândia e Patos de Minas.

Repeteco
Esse tipo de decisão do Estado à revelia do Judiciário e de prefeitos já ocorreu em outra época e Uberaba também foi prejudicada. Recebeu detentos transferidos de Conceição das Alagoas em razão da troca de violência entre integrantes de facções diferentes. Com mortes.

Nada disso
Pastor Eduardo Izidoro nega veracidade à afirmação atribuída a ele e reproduzida no grupo Política Uberaba 2024 na terça-feira. Afirma ele jamais ter dito a qualquer pessoa que faça restrições a Tony Carlos (para a Prefeitura) nem ter feito qualquer comentário que pudesse levar a esse entendimento.

Constrangimento
Pastor vê o uso de afirmação mentirosa em seu nome como coisa de alguém interessado em causar constrangimento político a ele e a Tony. E, se não bastasse, criar uma falsa imagem do próprio Eduardo Izidoro, respeitado pastor evangélico.

Debandada
Prevista para a “janela” que antecederá a campanha eleitoral de 2024 uma debandada quase que geral de vereadores em busca de outras siglas. Do grupo eleito com o apoio do então deputado Franco restarão poucos, ao que tudo indica. O Podemos e o PP vão perder filiados com mandato.

Rumo certo
Já admitiram a mudança os vereadores cabo Diego e Rochelle, que trocarão o PP por PL e PDT, respectivamente. Varciel, Celso Neto e Alessandra, como apoiadores de Elisa, certamente não se sentirão confortáveis onde estão para buscar a reeleição, pois estariam em caminhão diferente.

Nada exclusivo
A leitura que se faz é que também o MDB murchará, assim como o Solidariedade, no qual inexiste clima para os dois filiados (Caio Godoi e Túlio Micheli, adversários do governo). O PMN perderá o seu único vereador (China) e não surpreenderá se isso ocorrer também com o PSC (professor Wander). 

Não bate
O ativista político Rodney Lemes decidiu medir a espessura do recapeamento asfáltico feito por empresa para isso contratada. E começou pela rua dos Cravos, no Bairro de Lourdes, nesta 4ª feira. Em ação filmada, ele denunciou que a capa asfáltica tem apenas 1,5 centímetro, diferentemente do que prevê o contrato.

Exoneração
Ocupante de cargo comissionado na Funel foi exonerado dias depois de aparecer em foto ao lado de Paulo Piau, Franco e Tony Carlos, que horas antes haviam celebrado acordo para as eleições de 2024. 

Mortes por Covid
Ativista do SUS Jurandir Ferreira levantou mês a mês as consequências da Covid-19 em Uberaba, este ano. Entre janeiro e o início de novembro ocorreram 45 óbitos. Outubro teria sido o único mês sem morte, o que depende da confirmação de dois óbitos lançados no boletim oficial da primeira semana de novembro, sem indicação das datas.

Casos ativos
Os casos ativos acumulados até 28 de outubro caíram para 56 entre 29 daquele mês e 4 de novembro. Esses 56 casos podem resultar na contaminação de até 32 pessoas, levando-se em consideração a taxa de transmissão da semana, alerta Jurandir Ferreira, que foi presidente do Conselho Municipal de Saúde por vários anos e integrou o Conselho Estadual.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por