FALANDO SÉRIO

Comissão de Ética marca depoimento de dentista após a defesa prévia de Varciel

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 25/04/2022 às 20:07Atualizado em 18/12/2022 às 19:32
Compartilhar

O depoimento do dentista que forneceu o atestado usado pelo vereador para faltar a sessão da Câmara, quando já havia iniciado viagem a passeio, será marcado pela Comissão de Ética na semana que vem. Explicou o presidente professor Wander que o grupo esperará que o investigado apresente primeiro a sua defesa prévia. Prazo para isso termina no sábado, mas prevalecerá a 2ª feira.

Roteiro

Wander diz que a defesa será examinada em reunião pré-agendada para terça-feira, dia em que será expedida a intimação para o dentista. A Comissão de Ética é integrada também por Samuel Pereira e Luizinho Kanecão. Denise Max é a suplente.

Descontado

Vereador Varciel se antecipa ao resultado de sua viagem ao Beto Carreiro na Comissão de Ética. Teria pedido que o dia em que faltou a sessão, ancorado em atestado fornecido por dentista, fosse descontado. Para um dos seus colegas, isso apenas o deixa ainda mais complicado.

Inédito

Pela primeira vez em sua história, o USC firma contrato de transmissão de seus jogos oficiais pela televisã o internacional Eleven Sports, com 6 canais em HD. Os serviços de streaming permitem à operadora exibir ao vivo vários jogos programados para o mesmo horário.

Antecipado

O contrato levou à antecipação da estréia do USC em Varginha para as 19h. Será a partida noturna inaugural do Módulo II do Campeonato Mineiro. Exibição será possível não apenas pelo acerto do Eleven com o USC, mas também com o próprio Varginha.

Ao vivo

O presidente Rodrigo Alcino fechou o negócio nesta 2ª feira, assegurando ao streaming a transmissão de todos os jogos do USC em casa, independente do adversário. Os valores do contrato não podem ser divulgados por cláusula contratual. Varginha x USC já constam da grade.

Médico fotografa sujeira em vários pontos da cidade e faz desabafo.

Observação

Professor e médico da UFTM chamou a atenção nesta 2ª feira para a sujeira que está a cidade, a poucos dias antes de receber visitantes até do exterior por causa da Expozebu. “O mato e a sujeira tomam conta de calçadas, com a presença de lixo, além do mal aspecto e o perigo que representam casas abandonadas, inclusive no centro” – observou.

Fechado

Grupo dos 13 permanece fechado para a disputa da sucessão de Ismar Marão na presidência da Câmara. Três nomes têm sido ventilados para o carg Marcos Jamal, Fernando Mendes e Almir Silva. Mas, até lá, muita água passará sob a ponte.

Base

Com raríssimas exceções, o grupo está alinhado com o Executivo. A voz mais destoante é a de China, mas sem qualquer influência na relação com os seus colegas. Ele não tem indicados para cargos na administração, diferentemente da maioria.

A propósito...

Pastor Eloísio manifestou aos mais chegados estar aborrecido com o governo em razão do cargo recentemente destinado a ex-assessor do Gabinete de Varciel.

Danosa

Promotor José Carlos Fernandes considera uma má gestão pública, com ou sem corrupção, um desafio a ser enfrentado no País. “Corruptos ou não, os maus gestores já deixaram gravados na história o quanto de atraso social e prejuízo material deram à Nação” – frisa ele.

De olho

Segundo o curador do Patrimônio Público, esses exemplos reforçam a necessidade da vigilância do MP, fiscalizando o cumprimento de normativas, dentre outras a de planejamento estratégico, tático e operacional. Em defesa da gestão honesta, mas também eficiente.

Quebra galho

“A boa governança na gestão pública não admite ‘quebra galho’ e exige planejamento e coordenação” – sentencia José Carlos, defendendo como ferramenta de compreensão das reais demandas e correção de desvios, o permanente diálogo do MP com a sociedade e os gestores.

Pois é...!

Policiais têm corrido atrás de ajuda de parlamentares para que, via emendas, supram as necessidades de viaturas para a segurança pública em todo o Vale do Rio Grande. E também é grande a dependência de convênios com prefeituras.

Chegando

Neste contexto, o deputado Aelton Freitas anuncia que possibilitou a compra de três veículos para a PM e outros dois para a Polícia Civil, em Iturama. “Estão chegando (maio ou junho)” – garante.

Em cadeia

Manifestação da 14ª Subsessão da OAB em defesa de advogada que se disse desrespeitada em suas prerrogativas por PMs provocou uma reação em cadeia em toda a região. Notas de desagravo surgiram de diferentes cidades, inclusive do interior de São Paulo.

Trouxe à luz

E também trouxe à luz associações que até mesmo advogados que conversaram com a coluna disseram não conhecer.

Postura

Expectativa é que a nova postura incisiva da OAB, dirigida por Eduardo Jardim, seja também direcionada para a defesa coletiva de outros segmentos e da sociedade como um todo. Seria a retomada de um papel histórico, que registra expressivas conquistas e vitórias jurídicas.

Tensão

Há tempos não se via a categoria com os ânimos tão exaltados ao ponto de alguns hostilizarem colega na rede social, ainda que em grupo só de advogados (mas, com vazamentos), por divergências de opiniões.

Perdeu

Prefeitura perdeu também no Tribunal de Justiça ação em que está obrigada pelo juiz Nélzio Papa a fazer o cadastramento de uma transportadora escolar. Também a Corte entendeu que o município extrapolou o que estabelece legislação federal como exigências.

Certidão

No caso específico, quanto ao tipo de delito que impede o cadastramento de transportador. Mulher foi defendida pelos advogados Lucas Mazete e Cláudia Regina.

Parabéns

Miguel Evangelista, que trabalhou na construção daquela que viria a ser a primeira sede do Corpo de Bombeiros em Uberaba, completa 91 anos de idade nesta terça-feira.

Mortalidade

A taxa de mortalidade por Covid-19, em Uberaba, continua mais alta que a do Brasil (315,3) e a de Minas Gerais (289,2), ficando em 449.9 (por 100 mil habitantes) no dia 13, segundo levantamentos do ativista do SUS Jurandir Ferreira.

Aula

Em mais uma aula, o professor de Físico Eber Chaban diz que o homem conseguiria voar, mas aconselha: “Nem tente”.

Imponderabilidade (que palavrão!)

Morro de vontade ser um astronauta! Só para poder ficar parado no ar como se fosse um beija-flor sem nem ter de bater as asas. Quem é que nunca teve este desejo?

O que nem todos sabem é que é possível passar por isto sem ter de sair do planeta. Basta entrar em queda livre. Todo corpo em queda livre passa por uma situação chamada de imponderabilidade que é a ausência aparente de peso.

As pessoas em geral imaginam que os astronautas ficam flutuando no espaço por estarem em uma região onde não existe gravidade. Não é verdade. No caso da estação espacial internacional, sua distância até a superfície do planeta é de em média, apenas 400 km. Lá existe gravidade sim, um pouco menor que a nossa aqui na superfície, mesmo assim, bastante grande, apenas algo em torno de 10% a menos.

Se é assim, por que os astronautas não caem na Terra?

Na verdade, eles estão caindo. Nunca se aproximam da superfície do planeta, mas estão caindo. Não entendeu? Vou explicar.

Chama-se de queda livre a todo movimento onde a única força atuante sobre o corpo seja o peso. Se um corpo é abandonado do repouso, ele entra em queda livre na vertical, este é o movimento que a gente está acostumado a chamar de queda. Entretanto se ele é atirado na horizontal, vai cair fazendo uma curva chamada de arco de parábola. É o que ocorre com a pedra atirada por um estilingue. Imagine um super estilingue. Se atirar a pedra com mais velocidade ela cairá mais distante. Quanto maior é a velocidade, mais aberta fica a curva que ela faz ao cair. Acontece que nosso planeta não é plano (embora existam pessoas que pensem assim) a Terra é uma esfera, sua superfície é uma curva, se o objeto for atirado com velocidade suficiente, a curva que faz ao cair será igual à do planeta. Neste caso a pedra ficará eternamente caindo sem nunca se aproximar da superfície. Chamamos isto de uma órbita. Se você sair correndo por aí e atingir a velocidade necessária, basta levantar os pés que não cairá mais, vai estar em órbita. Não querendo cortar o seu barato, nem tente, esta velocidade é de aproximadamente 24 vezes a velocidade do som, se por algum meio você conseguir chegar a ela, será imediatamente carbonizado pelo atrito com o ar. É por esta razão que só se entra em órbita fora de nossa atmosfera.

Mas e nós, como ficamos? Eu quero me sentir como um astronauta!

Eu poderia sugerir entra em um elevador e cortar os cabos, mas, seria muito traumático, então, procure um parque de diversões que tenha aquela torre enorme que despenca com a gente lá de cima (cruzes). Durante a queda, antes dela começar a frear, você estará em imponderabilidade. Vai por mim, eu já fiz isto, não é nem um pouco agradável. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por