Descredenciada
Começou a acontecer o que médicos vinham alertando como consequência de má gestão no Hospital de Clínicas da UFTM: a Residência Médica em Urologia acaba de ser descredenciada pela Sociedade Brasileira de Urologia, que faz avaliações mais rigorosas que o MEC.
Carências
Dois foram os motivos: o reduzido número de cirurgias realizadas no HC, em especial por laparoscopia, e a falta de equipamentos usados na especialidade.
É oficial
O descredenciamento da Residência foi oficialmente comunicado ao reitor Luiz Fernando Resende, da UFTM. E cai como uma bomba no HC, pois um dos professores da Urologia, o médico Paulo Monte, é referência nacional na especialidade, tendo criado avançada técnica cirúrgica, que leva o seu nome e é usada em todo o mundo.
Correndo risco
A falta de cirurgias eletivas em número suficiente para a manutenção de uma Residência Médica põe outras em risco no HC, de acordo com o que médicos alertaram em sucessivas manifestações à coluna.
Investigando
Com prazo de cinco dias para apresentação do que foi requisitado, a Comissão de Ética da Câmara pediu ao dentista que forneceu atestado para justificar falta do vereador Varciel as imagens do dia 12 de abril, gravadas pela câmera de segurança do gabinete dentário.
Complicação
Diante dos argumentos da defesa apresentada por Varciel, a sua situação poderá se complicar, no entendimento de integrante da comissão. Imagens atestariam se o vereador esteve realmente com o dentista no dia que disse. E poderiam derrubar a tese de erro do dentista quanto à data colocada no atestado.
Depoimento
Com o prazo para a entrega da gravação terminando na quinta-feira, naquele mesmo dia, às 8h, o dentista G.R.A. será ouvido pela comissão presidida pelo vereador professor Wander, que tem agido, justiça seja feita, com absoluta isenção.
Silêncio
Até agora a ABO tem se mantido em silêncio, mas, certamente, acompanhando o noticiário a respeito, e, dependendo do que constatar a comissão, o dentista poderá também ser chamado a dar explicações à associação da sua categoria.
E agora?
O Solidariedade, partido da prefeita Elisa, oficializou o seu apoio à chapa encabeçada por Lula para disputar a presidência da República. O anúncio foi feito na sede da Força Sindical, em ato programado pelo deputado Paulinho da Força. Presente na formalização do acordo estava o deputado Zé Silva, presidente do SDD em Minas, que há dias havia dito que o filiado mineiro estaria liberado para caminhar com quem quisesse.
Pão nosso...
Prefeitura pode transferir para a SEDS a distribuição de pães às instituições beneficentes de Uberaba que vinham sendo atendidas pela FETI. Mas, para que a mudança aconteça há necessidade de posicionamento jurídico quanto à forma do fornecimento do alimento. Uma possibilidade seria a adequação do plano de trabalho dos convênios celebrados para o repasse de recursos.
Restrita
A FETI voltará a ter padaria, mas apenas em três meses, e com destinação exclusiva à oferta de cursos de panificação e produção voltada para o público interno. Também o bolo que a fundação vinha destinando a instituições, em substituição ao pão, já não está sendo entregue.
Negativo
Funepu nega as irregularidades em UPA denunciadas pelo vereador China, segundo o qual idosa de 82 anos esperou várias horas por atendimento “e quase desmaiou” nesse período. O vereador acrescentou ter ido pessoalmente à UPA SB e constatado a presença de apenas um médico.
Protocolos
A fundação assegura que o atendimento à idosa seguiu todos os protocolos quanto à classificação do caso de saúde e de idade. Ela deu entrada na UPA com queixa de dor de garganta, coriza, tosse seca, mas com todos os sinais vitais preservados – frisou.
Plantão
Funepu acrescentou que os médicos no plantão são sempre em número previsto no contrato com a SMS e desconhece que os seus próprios funcionários estejam clamando por mais profissionais.
Politização
E, mais uma vez, a fundação lamentou a politização que cerca os atendimentos na área da saúde, causando constrangimento a pacientes e colaboradores.
Harmonização
A nova coordenadora de Política LGBT da Fundação Cultural está quebrando resistências e conseguindo harmonizar o diálogo com o segmento, apesar da ainda definida política pública para travestis e trans.
Parada
Lucimira Reis parece que conseguirá colocar à mesa todas as lideranças para a discussão do formato da próxima Parada Gay. Conversa programada para a partir das 18 horas desta quinta-feira.
Diálogo
Ela conseguiu estabelecer um canal de diálogo com o segmento, diferentemente do seu antecessor na coordenadoria. Tanto que até já recebeu sugestão para que o trajeto da Parada seja apenas entre a praça dos Correios e a Concha Acústica, onde ocorrerão os shows.
Substituição
A EBSERH assegurou ao reitor da UFTM que a substituição de Ana Lúcia Simões na Superintendência do HC ocorrerá em junho. Um processo de definição do nome do sucessor da ex-reitora será instalado pela empresa, apesar da indicação ser de competência da universidade.
Jogo sujo
Ao longo dos quatro primeiros meses do ano, a EBSERH teria recebido de denunciante anônimo uma série de falsos motivos para a rejeição de alguns nomes. E afirmações mentirosas inclusive contra o reitor Luiz Fernando.
Fechando o cerco
Promotor Rafael Moreno está fechando o cerco sobre as instituições de longa permanência de Uberaba – popularmente conhecidas como asilos. Somente este ano, para as dez fiscalizados pessoalmente por ele foi determinada a expedição de notificação de irregularidade.
Duas opções
Concedendo prazo suficiente para o saneamento de irregularidades, o promotor tem deixado claro que os que não se adequarem serão interditados. E, segundo ele, há também a questão dos clandestinos em funcionamento a ser atacada, para o que necessita de informações.
Nomeação
Depois de negar à coluna que tivesse sido barrada em duas oportunidades, no sábado, pelo cerimonial de Bolsonaro (“Não sei de onde surgiu isso”), Elisa disse esperar que em trinta dias possa anunciar o novo secretário de Administração. Nomes são analisados.
Palestra
A convite da ADESG, Tássio Franchi, professor da Escola de Comando e Estado Maior do Exército, estará em Uberaba no dia 11. Às 19h30, no Teatro José Maria Barra, ele abordará a guerra na Ucrânia e seus reflexos no mundo. Um litro de leite valerá como entrada e o traje será o passeio completo.
Entrega da medalha
Palácio do Planalto comunicou ao vereador pastor Eloísio que a entrega oficial da Medalha Major Eustáquio ao presidente Bolsonaro poderá ser feita às 10h do dia 28 deste mês. Marcação da data foi intermediada pelo deputado Marco Feliciano.
Enfermagem
Câmara dos Deputados pode votar hoje o piso nacional de R$ 4 mil 750 para os enfermeiros com uma jornada semanal de 30 horas. Os técnicos de enfermagem receberiam 70% disso e os auxiliares, 50%. Se o projeto sofrer qualquer alteração terá de voltar à apreciação do Senado, pelo qual já passou.