Depoimentos A ex-secretária adjunta Fabiana Prado e a ex-coordenadora da Central de Vacinas Valéria Ferreira serão ouvidas nesta 6ª feira pela Comissão Processante da Câmara, instalada a partir de relatório da CEI da Vacina.
Elias Divino, presidente da Comissão Processante A pergunta Entre outros detalhes, os vereadores Elias Divino, Anderson 2 Irmãos e Alessandra querem saber da médica se, enquanto secretária adjunta, era mesmo a responsável pela coordenação do processo de vacinação. Nos detalhes Ao depor na CEI, a enfermeira Valéria admitiu algumas irregularidades no processo inicial de vacinação como a aplicação de doses no pessoal administrativo dos asilos (nos drives) e a vacinação de uma menor de idade. Atrasou Por razões administrativas, a tomada de depoimentos pela Processante começou somente nesta quinta-feira, com duas semana de atraso em relação ao cronograma estabelecido. Foi preciso localizar todos os depoentes para a entrega em mãos do convite de comparecimento. As primeiras Foram ouvidas a ex-secretária interina e então secretária adjunta Juliana Lima Ribeiro, que mais tarde, ao pedir exoneração, seria substituída por Fabiana Prado. E ainda uma funcionária de carreira da SMS. Parceria Teria sido da secretária Juliana a autorização para a parceria informal com clínica que colaborou com a SMS no início da vacinação. Isso consta em depoimento ouvido na CEI pelos vereadores Jamal, Luizinho Kanecão e professor Wander. Flexibilização O decreto de medidas restritivas de enfrentamento à Covid pode sofrer nova flexibilização no fim de semana. Regra esquecida Algumas regras em vigor parece não existirem. Uma delas: a proibição de funcionamento de boates, casas noturnas e similares. Inúmeras têm atividades normais. A única diferença é que evitam aglomeração na porta. Cavalo na chuva Pode tirar o cavalo da chuva quem estiver na torcida por uma fiscalização rigorosa nos eventos de 7 de setembro. Os riscos de incidentes motivados por abordagens de fiscais em mobilizações populares pacíficas são grandes. Responsabilidade O que se espera mesmo é que os participantes sigam as regras sanitárias e que os organizadores estimulem isso. Pé na estrada Sabedor da possibilidade de ter concorrência até mesmo dentro da família na eleição de 2022, Franco Cartafina está ampliando o universo de municípios em que terá parceiros políticos para buscar a reeleição. Roteiro Esta semana o deputado esteve em Araporã, Canápolis, Centralina, Cachoeira Dourada, Capinópolis, Ipiaçu, Gurinhatá, Santa Vitória, Ituiutaba e Monte Alegre de Minas, cumprindo agenda costurada pelo assessor Rodrigo Vieira.
Advogado Guilherme Árabe Queixa ao CNJ Advogado civil uberabense Guilherme Silva Árabe formalizou representação no CNJ pedindo providências para o saneamento dos problemas rotineiros no processo eletrônico do Tribunal de Justiça. Então ta! Pedido julgado improcedente pelo Conselho Nacional de Justiça por 9 votos a 5. Nada disso Diante das várias tentativas de se atrelar a PM às manifestações de 7 de setembro, o próprio Zema veio a público para desautorizar o comportamento. O compromisso da instituição na data é com a segurança de todos. Na boca do sapo Os senadores Antônio Anastasia e Carlos Viana entram na lista negra das lideranças sindicais de Uberaba depois de votarem a favor da minirreforma trabalhista de Bolsonaro. Nas eleições de 2018, Viana teve 45 mil 462 votos em Uberaba. Comemorou Nas redes sociais, o sindicalista Marcos Gennari comemorou a rejeição da lei que permitiria, entre outras medidas, redução de salários, contratação de trabalhador sem carteira assinada e sem direitos trabalhistas. Varrição social De ausência sentida nos bairros há pelo menos quatro meses, a varrição social deve voltar às atividades normais ao longo de setembro. A expectativa é do coordenador do projeto “Todos por Uberaba”, Ricardo Carvalho. Precaução Ele esclareceu que a suspensão da varrição feita por voluntários ocorreu a partir do momento em que se constatou que muitos deles são idosos ou apresentam comorbidades. Para evitar riscos de contágio por Covid, optou-se por tirá-los das ruas. Estratégia Com os que permanecem em atividades vem sendo feita a varrição de pontos estratégicos como praças e avenidas. No restabelecimento do serviço por inteiro, varredores e varredeiras sociais retornarão aos bairros. Rodízio Ricardo explica que um novo mapeamento da cidade está sendo feito, de forma o número de ruas beneficiadas seja maior, evitando-se que uma turma dedique duas ou mais vezes da semana aos mesmos logradouros. A idéia é de estabelecer um rodízio. Tíquete A remuneração dos voluntários é um tíquete alimentação mensal no valor de R$ 350, com perspectivas de aumento somente no ano que vem.