Ainda os trotes na UFTM
Esta promete ser a semana “da libertação” dos alunos da turma 75 do Curso de Medicina da UFTM. Eles se livrarão definitivamente dos veteranos depois de um ano de trotes considerados humilhantes e que provocam inimizades duradouras. Em seis dias os calouros se tornarão veteranos e se livrarão da boina e da placa de “bixo” que os identificam. A maioria deles promete não repetir com quem estará chegando os atos que os veteranos rotulam de necessários para manter a tradição do curso.
Derrama perigosa
Dos quarenta universitários calouros, apenas nove, consultados, não se opuseram ao último trote programado para eles e que leva o título de “derrama”. O que está por vir é imprevisível diz um dos que se revelam contra o modelo arcaico de trotes ainda em prática na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, e contra o qual reclama providências. Segundo ele, somente não houve reações desastrosas até agora porque quem chega à faculdade quer se enturmar, pensando nos anos que terá de convivência em grupo pela frente.
Refis
Vereadores Afrânio, Ismar, Riposatti, Cleber, Samuel, Dutra e Kaká pediram parcelamento de dívidas do IPTU anteriores a 2013, e o secretário Wellington Fontes admite mais: uma nova edição do Programa de Recuperação Fiscal, para todos os tributos municipais.
Extinção
Caracterizada inclusive pelo Brasil afora por juízes (militares) sequer formados em Direito, a Justiça Militar está quase que na marca do pênalti. O CNJ já examina a possibilidade de sua extinção com economia de R$ 430 milhões/ano somente para a União.
A caminho do fim
Administrador Lúcio Ávila conversa hoje com os médicos para por fim à greve no Hospital da Beneficência Portuguesa, deflagrada na semana passada. Ele já conseguiu convencer os demais funcionários a retornarem ao trabalho, pedindo-lhes que não se deixem usar por terceiros (leia-se ex-diretores). Nos próximos dias, Lúcio dará publicidade ao resultado da auditoria feita nas contas do hospital. Documentos chegarão ao Ministério Público.
Inspeção na Supra
Termina hoje o prazo de trinta dias estabelecido pela promotora Cláudia Marques para ter em mãos relatório de fiscalização na Sociedade Protetora de Animais. Missão foi confiada por ela à Secretaria de Meio Ambiente ao término de audiência realizada há um mês, com a participação de órgãos municipais e da própria Supra.
Com o que se preocupar
Se não bastasse a PEC 37, os promotores de Justiça têm mais com o que se preocuparem. Projeto de lei já submetido às comissões técnicas do Senado visa também a responsabilização criminal do membro do Ministério Público que der publicidade à imputação de delito a quem estava simplesmente sendo investigado. O promotor que alardeasse detalhes da investigação, prejudicando a imagem do investigado antes de sua eventual condenação, ficaria sujeito a pena de seis meses a dois anos de detenção.
Avaliação
Aprovado pelo Senado segue agora para a Câmara dos Deputados o projeto de lei que impõe avaliação periódica da qualidade dos serviços prestados pelos hospitais públicos e privados. Demorou.
Inversão
Senado terá painel eletrônico para mostrar dados atualizados dos valores economizados pela administração da Casa. Seria mais interessante para o contribuinte painel com os dados dos gastos.
Papilomavírus preocupa
Fahim Sawan levou a Paulo Piau suas preocupações com a ameaça representada pelo HPV sobre as jovens uberabenses. Há três anos, entre garotas atendidas por uma determinada unidade de saúde a presença do vírus – causador do câncer do colo do útero e de pênis - chegou a ser de 70%. Transmissível em relações sexuais, inclusive as orais. A maioria dos portadores do vírus não sabe. Nesta segunda-feira, Chefe do Executivo e secretário de Saúde voltam a conversar sobre o assunto.
Papo de boteco
Em roda de amigos neste fim de semana, um deles sentenciou: “A insegurança pública no País seria ainda maior, não fosse o esforço pessoal de soldados, cabos e sargentos, que são os homens do embate com os criminosos nas ruas. Pessoas que pensam muito mais na profissão do que na carreira”.
Memória
Jockey Club viveu domingo de homenagens com a inauguração de memorial, onde já funcionou salão de sinuca. Centenas de fotos de atletas que ao longo de décadas construíram a história esportiva da agremiação foram expostas à visitação. Diretoria de Edinho Crema inova na reaproximação das pessoas que não se viam há tempos.
É nóis!
Pela primeira vez na história, Uberaba terá um filho seu no circuito internacional de tênis, além da América do Sul. João Lucas Hueb, revelado nas categorias menores do Jockey, estará disputando este ano torneios como Rolando Garros e Wimbledon, entre os iniciantes. João Lucas poderá, inclusive, ser Uberaba nas Olimpíadas de 2016.
Combate ao crack
Comitê criado por Piau já tem esboçado o programa que a Prefeitura colocará em prática contra o crack, e que será apresentado ao Governo Federal ainda este mês. Com coordenação da Secretaria de Saúde, as propostas incluem o efetivo tratamento do dependente químico com a criação de Centro de Pronto Atendimento, voltado para o viciado em crise. Perspectivas é que o projeto seja colocado em execução ainda no primeiro semestre.
"Em tempos de embustes universais,
dizer a verdade é um ato revolucionário.”
(Geroge Orwell)