•Sindicatos unem forças para enfrentar a máquina •Presidente do Sindae troca aumento por jornada reduzida •Comitê não responde a desafio
Assessorados por advogados qualificados – Natália e Bracarense – sindicatos vão definir estratégias (Foto/Divulgação)
Diretores do Sindae e do Sindicato dos Servidores estão decididos a adotar uma estratégia em comum para externar ao Executivo a sua insatisfação com o desfecho da negociação salarial de 2025. Não está descartada a mobilização das duas bases para uma paralisação, mas suas lideranças ainda esperam por uma ligação telefônica de Elisa, acenando com a volta à mesa de negociações.
Quem decidiu
E têm motivos para acreditar na possibilidade. Afinal, o aumento zero não foi decidido pela chefe do Executivo, mas pelo Comitê de Gestão Eficiente, segundo a SeCom disse ter falado o secretário da Fazenda, Roberto Tosto. Elisa não esteve em nenhuma das reuniões com os sindicatos. Nem na segunda nem nesta terça-feira. O vice Mauricinho também não.
A mesma tática
Na reunião desta terça-feira, entre o Sindae, diretores da Codau e o Comitê de Gestão Eficiente, a tática do Governo foi a mesma da véspera: fechou as portas para qualquer tipo de negociação, afirmando que também na autarquia o reajuste salarial seria zero.
Desafio
Um desafio e uma proposta foram feitos pelo presidente Adelair Donizete, do Sindae, a integrante do comitê. O desafio: ir pessoalmente à assembléia dos trabalhadores e dizer que não haverá aumento; a proposta: os servidores ficam sem reajuste salarial, mas sua jornada de trabalho volta a ser de 6 horas/dia. Não ouviu nenhuma resposta, mas espera que a proposta chegue à chefe do Executivo.
Estratégia
Nesta 4ª feira, os sindicatos e seus advogados, Natália Salge e Carlos Bracarense, estarão reunidos mais uma vez. Agora, para traçarem uma estratégia de ação para os próximos dias.
Normatização
Apesar de bancar vagas em instituições de abrigamento de idosos há tempos, a Secretaria de Desenvolvimento Social não tem regras normatizadoras do procedimento, o que o novo titular da SEDS procurou fazer. Contando com a colaboração da SMS (técnicos Judite, Valquíria e Eduardo), o esboço do regulamento está definido.
Internação
O regramento estabelece prioridades e critérios transparentes para a internação de idosos.
Mesmo língua
No estabelecimento de uma política de assistência ao idoso, os secretários Ernani Neri e Val estão falando a mesma língua e acertando os detalhes para uma ação conjunta.
Asilo em motel
Muito em breve a SEDS publicará edital voltado para a gestão da casa do idoso, nascida de uma completa reforma e adaptação de antigo motel.
Receptação
Ex-presidente da Cohagra responderá por receptação qualificada na eventualidade de não conseguir provar a origem lícita das partes (paralamas, portas) de veículos encontradas com ele no último sábado. A pena prevista para esse tipo de crime é de 3 a 8 anos de prisão.
Por vídeo
A audiência de custódia do empresário, feita no domingo pelo juiz Fábio Gameiro Vivancos, ocorreu por videoconferência. E não apenas a dele. A penitenciária não tinha homens suficientes para policiar as suas instalações e fazer escolta de presos até ao fórum. As outras polícias já não fazem esse tipo de escolta há tempos.
Medida cautelar
A única medida cautelar indicada para Gledston foi a fiança de 30 salários mínimos. O magistrado entendeu que o investigado poderia ser colocado em liberdade sem prejudicar as investigações.
Solidariedade
Túlio Micheli foi o único jornalista presente nos minutos que se seguiram à prisão em flagrante do presidente da Cohagra. Sem deixar de noticiar o episódio, o vereador foi extremamente ético, evitando expor imagens de Gledston Morelli entrando ou dentro do camburão. Apesar das vezes em que foi alvo dos videozinhos que Dê fazia em defesa do governo.
Agentes de fiscalização de Trânsito exibem novo visual (Foto/Divulgação)
Uniforme novo
Os poucos agentes de fiscalização de Trânsito de Uberaba estão com uniforme novo e de bonito design, escolhido por eles mesmos, segundo o secretário coronel Antônio de Sousa Filho, ao qual o serviço está subordinado. Entrega foi feita em gabinete com a presença de Elisa.
Silêncio
Ex-deputado Aelton Freitas preferiu nada comentar sobre a decisão do ministro Alexandre de Moraes de levar para o STF processo a que ele responde na condição de prefeito de Iturama na década de 90. Recentemente, o STF reavaliou a questão do foro privilegiado, o que levou a essa decisão.
Betadas
Duas “betadas” em um único caso levou a Justiça a julgar extinta a punibilidade do agora vereador Thiago Mariscal. Quem propunha a ação criminal era Elisa, dizendo-se vítima de perseguição, calúnia e injúria. Ela não só perdeu o prazo para formalizar a queixa-crime (até 6 meses após o delito), mas também deixou de detalhar os outros supostos crimes.
Rejeitada
A queixa-crime foi rejeitada na última segunda-feira pelo juiz Giancarlo Alvarenga Pinazzi. Por “inépcia da inicial e pela decadência”. Na defesa de Mariscal atuaram os advogados Taciana e Raphael Miziara.
Chamou atenção
Não passou despercebido o “plantão” que a Guarda Civil fez diante do prédio da Cohagra no fim de semana. Na Prefeitura, ninguém quis falar a respeito da inusitada cena, mas ficou claro que o objetivo era evitar que as instalações recebessem visita indesejada diante do “bafão” do sábado.
Observatório
Relatório do Observatório de Segurança Viária da UFTM, divulgado recentemente, tem utilidade, mas seria ainda melhor com dados mais recentes (no máximo dois anos de defasagem). Pesquisas remontam a 2021 e anos anteriores.
Zero radar
Além disso, diz que as multas – volumosas – foram aplicadas por radar e a Guarda Civil. Uberaba não tem radar em funcionamento há mais de 10 anos.
Medalha Milagrosa passa por serviços de limpeza da Sesurb (Foto/Divulgação)
Cemitérios
Equipes a serviço da SESURB deram “uma geral” no Cemitério Medalha Milagrosa nesta terça-feira. Secretário Pedro Arduíni diz que duas equipes cuidarão do “São João Baptista”. E assim será até que a Prefeitura faça uma nova licitação para contratar a manutenção dos campos santos.