Delegado tinha razão
Acertou o delegado regional Francisco Gouvêa quando disse a FALANDO SÉRIO que o crime de que são acusados sete policiais militares, no episódio em que ficou ferido o patrulheiro rodoviário José Alano, é de competência da Justiça comum e não militar. O Tribunal de Justiça Militar demorou uma semana, mas se declarou incompetente para processar e julgar os policiais a ele submetidos pelo 4º Batalhão. Durante todo esse período os sete permaneceram presos, autuados em flagrante.
Liberdade para todos
Nesta quinta-feira, com a manifestação da Justiça Militar, o advogado Leuces Teixeira – contratado pela Associação dos Praças da PM e CB – conseguiu do juiz Ricardo Motta, da 1ª Vara Criminal, o relaxamento da prisão de todos eles. Os PMs agora responderão a acusação de crime de lesão corporal na Justiça comum e em liberdade. E até podem voltar ao trabalho.
Feriadão
Decreto publicado no Porta-Voz considera de ponto facultativo aos servidores municipais os dias 11 e 12 de fevereiro e ainda o dia 13 até às 12h (e não mais o dia todo). Consequência do carnaval.
Limpa e florida
Anunciado ontem superintendente de Serviços Urbanos, o empresário Robertinho Indaiá anunciou que já trabalha projeto de limpeza das vias públicas e do plantio de flores (desejado pela 1ª-dama).
Coisa de cinema
Sem que os funcionários percebessem, ao término do expediente um homem ficou trancado dentro do supermercado Bretas (Uberabão). Aparentemente, de forma planejada, pois ele aproveitou a noite para trocar a bermuda que usava por uniforme da empresa, separar diversos eletroeletrônicos e partir sem chamar a atenção. Mas, não foi tão esperto quanto parece à primeira vista, pois no bolso da bermuda abandonada ele deixou alvará de soltura judicial que o havia beneficiado.
Preso outra vez
Encontrados a bermuda e o documento, a direção do Bretas chamou a polícia. A partir daí, constataram que a façanha poderia ser de funcionário demitido dias antes, acusado de furto. E horas depois, o quase esperto intruso foi preso pela Polícia Militar quando tentava vender, no bairro Abadia, parte dos produtos levados do supermercado.
Assessoria para PMs
Reeleito diretor regional da Associação de Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros em Uberaba, o subtenente William Alberto reorganiza a assessoria jurídica oferecida aos militares (a assessoria jurídica da PM não cuida da defesa dos membros da corporação submetidos a processos judiciais e administrativos). O novo advogado contratado é Luiz Antônio Novais, ex-PM, especialista em Direito Militar.
Está no sangue
Paulo Piau não abandonará o futebol, como atleta, apesar da agenda carregada da semana. Neste sábado, ele participará de partida que reunirá “boleiros” do amador e ex-profissionais.
Chuvas
A previsão do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial/São José dos Campos para até 4ª-feira é que as chuvas continuarão em Uberaba. Temperatura variará entre 19 e 31 graus.
Mandato-tampão
Entendendo que eventual prorrogação de mandato feriria legislação federal, o promotor André Tuma está recomendando à Prefeitura que, ao término do período do primeiro dos dois conselhos tutelares, em julho, a substituição dos conselheiros seja feita por eleição para mandato-tampão. A intenção do coordenador regional das Promotorias de Defesa da Infância e da Juventude é possibilitar a coincidência de término de mandato dos dois conselhos uberabenses para eleição unificada em 2015.
Dança partidária
O Partido Progressista voltará a mudar de mãos em Uberaba. Atualmente presidido por Marcelo Alves do Nascimento, participante de executiva provisória com mandato até junho deste ano, o PP será confiado a João Franco. O ex-secretário de Anderson deixa o PDT, onde recebeu um “chega prá lá” de Luiz Humberto Dutra, depois de ter deixado o vereador na “marca do pênalti” em meio ao processo eleitoral de 2012.
De confiança
Em postagem ontem, no Facebook, João Franco se diz homem de confiança do vice-governador Alberto Pinto Coelho, que comanda o PP em Minas. E engajado no projeto 2014 de Anastasia.
Aumento
No que depender do Departamento de Água e Esgoto de Uberlândia, a tarifa de água aumentará 25 por cento já no mês de fevereiro. Nos três anos anteriores, a correção foi de mais de 40%.
Fiscalização necessária
Conselho de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais vai se reunir nesta 6ª-feira. O objetivo é a definição de política de segurança para as casas de espetáculos e eventos, sabendo-se que é comum o uso de espaços não regulamentados, com promoções não autorizadas. Paulo Piau já manifestou a necessidade de cumprimento da legislação municipal, que impõe medidas de segurança e o cadastramento prévio – para inspeção – das casas de diversões.
Uma e outra
Ex-diretor da Emater/Uberaba e agora deputado federal Zé Silva virará secretário do Trabalho de Minas na próxima quarta-feira.// Problemas com cartuchos a jato de tinta? Livre-se deles. Ligue para 3319-4242. A Printlog tem a melhor solução.
“Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal.”
(Friedrich Nietzsche)