Pró-PT
A julgar pelo resultado das urnas, Conceição das Alagoas e Veríssimo foram os municípios à volta de Uberaba com mais simpatizantes do PT nas eleições do 2º turno.
Voto em Haddad
Bolsonaro venceu nas duas, mas com menores diferenças. Em Conceição, Haddad teve 48,63% dos votos e em Veríssimo, 48,57%.
Menos PT
Os piores desempenhos do PT foram em Sacramento, com 34,35% dos votos, e em Uberaba, com 34,38%. A primeira já teve prefeito petista e a segunda tem deputado.
Fiasco
Ao insistir em empate técnico entre Bolsonaro e Haddad em sua última pesquisa da semana passada para a CUT, o Vox Populi pagou “mico do ano” no segmento.
Virada
Blogs da esquerda como 247 e Esmael se apegaram às aferições daquele que já foi um dos mais requisitados institutos de pesquisa do país para anunciar “a virada”.
Destoou
Ibope (54%x46%) e Datafolha (55%x45%) estiveram mais próximos da realidade (55,13%x44,87%).
Sinal
Marcos Montes confessou no domingo que a vitória de Zema no 1º turno havia acendido “luz vermelha” na campanha dele e Anastasia.
Previsível
A vitória do adversário passou a ser previsível, os números não.
Serenidade
Uma das principais assessoras de Montes, Mara Papini mandou recado aos apoiadores: “Sem tristeza ou culpa. Assim é a democracia e o eleitor é soberano”.
Marcos errado
Na primeira entrevista de Bolsonaro após a vitória, muitos uberabenses entenderam “Marcos Montes”, e não Marcos Pontes, como o 4º ministro a ser anunciado.
Alegria
Momentaneamente, a alegria aplacou um pouco da tristeza dos simpatizantes do deputado.
Expectativa
A se confirmaram na prática as propostas de governo de Bolsonaro, a segurança pública deve viver tempos diferentes.
Progressão
Um dos pontos é o fim da progressão de regime que faz com que condenados ao regime fechado não demorem muito a voltar para as ruas.
Maioridade
Além de propor investimentos em equipamentos, tecnologia, inteligência e capacidade de investigação da polícia, ele quer antecipar a maioridade penal (16 anos).
Armamento
Ao cidadão será dado o direito de ter arma de fogo em casa ou na propriedade. O porte é outra história.
Retaguarda
Aos policiais, Bolsonaro propõe a certeza da proteção por retaguarda jurídica no exercício da atividade.
Militares
Trinta e três anos depois de apearem do governo, os militares estão de volta ao Palácio do Planalto, agora pelo voto.
Hierarquia
Como presidente da República, um capitão (Bolsonaro) estará dando ordens também a todos os oficiais superiores das Forças Armadas.
E agora?
Na PM mineira reina a expectativa. Os coronéis da ativa estavam divididos entre Anastasia e Pimentel e entre eles Zema terá de escolher o futuro comandante-geral.
No páreo
Há quem diga que o coronel Peres, comandante da 5ª RPM, estaria no páreo.
A língua dele
Não seria demais dizer que um uberabense influenciou diretamente as eleições deste an Ricardo Saud.
Delação
Com a delação que pôs centenas na mira da Justiça e do povo, ele empurrou a maioria dos derrotados ladeira abaixo. Alguns por tabela. Caso de Anastasia.
Sem 13º
Em crise, cinquenta e seis municípios mineiros não têm previsão de pagar o 13º salário de seus servidores.
Denúncia
Duas advogadas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal em Uberlândia por tentativas de golpe contra a Previdência Social.
Aposentadorias
Aliadas a uma terceira mulher, as advogadas tentaram aposentar trabalhadores rurais e conseguir auxílios-doença com o uso de documentos falsos.
Então, tá!
Já como governador eleito, Romeu Zema disse em entrevista que contratará empresas de RH para escolher seus secretários em processo seletivo.
Calçadão
Secretário Marcondes Nunes marca em cima para que a revitalização do centro e o calçadão estejam em condições de inauguração em dezembro.
Reação
É de Uberlândia um dos autores da explosão da sede Brinks em Ribeirão Preto, na madrugada de ontem: Fábio Donner, morto pela PM.
Presos
A troca de tiros se arrastou por horas e três criminosos foram presos.
PCC
Polícia ainda investiga a origem dos demais assaltantes e se têm ligações com o PCC no Triângulo Mineiro.