Duplicação
Em aproximadamente 30 dias, a Triunfo Participações, concessionária da BR-262, iniciará as obras de duplicação da rodovia entre Uberaba e Boa Sorte. O trecho entre Nova Serrana e Uberaba ainda depende de licenciamento ambiental, mas está previsto para o ano que vem. A empresa tem cinco anos de prazo para entregar a BR-262, que administrará, totalmente duplicada.
Fábrica
Além de instalar em Uberaba o seu escritório regional de administração da BR-262, a Triunfo Participações acertou com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico a implantação no município de sua fábrica de pré-moldados. Investimento foi aprovado esta semana pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e a fábrica fornecerá material para as obras na empresa em todo o País.
Uberaba foge à regra
Em meio à “epidemia assustadora de cesarianas no País” – como dizem especialistas reunidos pelo deputado Adelmo Carneiro Leão -, Uberaba foge à regra. Por aqui, o número de partos normais é superior. Enquanto as cesarianas superam os partos normais, em Uberaba é diferente: dos 2,5 mil nascimentos de crianças pelo SUS, no ano passado, cerca de 60% ocorreram sem o recurso da cirurgia. Mas, relação nem sempre foi essa. Há alguns anos, as cesáreas ocorriam em números superiores.
Partos de risco
Chama a atenção, porém, a chamada gestação de risco registrada no município, de acordo com dados do Sistema Único de Saúde. Em 2013, desses 2,5 mil partos normais, 381 foram resultados de gestação de alto risco, condição em que pode haver complicações na gravidez ou de o feto ser vítima de alterações ou malformações congênitas. O pré-natal é mais delicado, exigindo uma série de exames adicionais. Nos mais de mil casos de cesáreas, segundo os médicos, houve 551 gestações de alto risco.
Mais filhos
De acordo com os dados do SUS, a maioria absoluta das mães de 2013 optou por ter mais filhos. Apenas nove delas recorreram à cesariana com laqueadura tubária. Mas, o número pode ser irreal diante das possibilidades de cirurgias feitas com pagamento extra.
Abortos
Ainda no ano passado, a Saúde Pública registrou trezentos e setenta e quatro casos de curetagem pós-abortamento, procedimento necessário quando existem complicações após aborto médico ou espontâneo. Nos dois primeiros meses de 2014 foram sessenta e oito.
Do meu, do seu, do nosso
Números divulgados pela ONG Contas Abertas mostram que as comemorações dos 25 anos do Superior Tribunal de Justiça pesaram para os contribuintes brasileiros. Somente um coquetel oferecido aos convidados ilustres custou R$ 70,2 mil. No Supremo Tribunal Federal, a contratação de empresa para fazer a limpeza dos veículos fornecendo os materiais necessários custará em três anos R$ 230,6 mil. Por sua vez, o Grupamento de Infraestrutura e Apoio da Aeronáutica, em São José dos Campos, inclui 3 mil picolés em suas compras e o de Brasília, 2 mil litros de azeites de oliva.
Diversificando
Admitindo que as vendas dos veículos JAC estão fracas, André Martins diz que o Grupo Distrive incluirá na loja também setor de seminovos, mas continuará representando a marca em Uberaba.
No batente
Não houve feriado para o gabinete de Paulo Piau nesta quinta-feira. O próprio prefeito, o secretário Fernando Hueb e equipe passaram o dia nos preparativos para as recepções ao governador e a Dilma.
Pedágios no Triângulo
Nos próximos três anos, o Triângulo Mineiro terá no mínimo oito praças de pedágio como consequência da duplicação das rodovias federais que passam pela região. Os melhores resultados da terceirização virão, porém, com os investimentos programados para essas estradas. As cobranças de tarifas acontecerão em Fronteira, Araguari, Prata, Delta, Uberaba, Perdizes, Campo Florido/Conceição/Veríssimo e Campos Altos. Na BR-262 haverá pedágios também em Pará de Minas, Luz e Florestal.
Valeu!
Foram dez anos de muita conversa, adiamentos e frustrações, mas, finalmente, o “Olho Vivo” sai definitivamente do papel nesta 6ª feira, quando o sistema será declarado implantado e em funcionamento em Uberaba pelo governador Alberto Pinto Coelho.
Desinteresse
A registrar, negativamente, o desinteresse com que os bancos, diretamente beneficiados pelo monitoramento de vias públicas em tempo real, trataram o projeto. Não se dispuseram sequer a conversar sobre fontes de financiamento do sistema.
Crime organizado no campo
A violência no campo merecerá capítulo à parte na ExpoZebu. Pelo menos é o que deixa a entender a Assembleia Legislativa de Minas ao anunciar audiência pública no Parque Fernando Costa, ontem comentada por FALANDO SÉRIO. Segundo release distribuído por aquela Casa, quadrilhas especializadas estão agindo livremente no campo.
Cobrando providências
Os deputados da Comissão de Agropecuária dizem que cobrarão das autoridades presentes (resta saber quais, pois será no dia 8) medidas mais efetivas de combate à criminalidade e melhor fiscalização nas estradas para frear o transporte de máquinas roubadas. Mas, na lista dos convidados constantes do release não figura nenhuma autoridade da área de segurança pública.
“Um camelo não zomba da corcunda de outro camelo”