FALANDO SÉRIO

Condenações do STF deixam uberabense temeroso do que o espera

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 14/09/2023 às 21:23Atualizado em 15/09/2023 às 21:06
Compartilhar

“Passei o dia chorando” – disse à coluna um dos uberabenses que foram presos em 8 e 9 de janeiro, em Brasília, durante a manifestação em que se pedia intervenção militar no País com registro de depredação de prédios dos Poderes. As condenações impostas pelo STF aos quatro primeiros julgados foram recebidas como presságio do que o espera, ainda sem saber quando será julgado.

Tortura
Ele afiançou que esses meses têm sido os piores da sua vida, mas não se considera culpado nem engajado em qualquer conspiração golpista. “Sou um patriota que se manifestava por um País melhor” – disse o acusado de delitos menos graves do que os julgados quarta e quinta-feira. “Você não tem noção da tortura psicológica pela qual estamos passando” – reforçou, referindo-se também aos que estão na mesma condição.

O vilão
Para esse uberabense, o grande culpado pelo que está passando é o ministro Alexandre de Moraes. “A gente vê que ele está julgando com ódio” – desabafou, sem esconder que está com muito medo e com depressivo.

Racismo
Para vereador integrante da bancada evangélica e presidente da Comissão de Igualdade Racial, o enfrentamento ao racismo em Uberaba é só conversa. “Se estão aumentando os casos e não tem punição (conhecida), alguma coisa está errada” – sentenciou pastor Eloísio, ressaltando que a prioridade de combate ao racismo, dita por alguns, é contrariada pela realidade. “É pura mentira” – destacou.

Impunidade 
Denunciou ele que “várias pessoas vão à delegacia fazer denúncia (de racismo), sabem o que elas ouvem (?), que isso não vai dar em nada, mas se você quiser fazer, isso vai te dar trabalho”. Está errado – acrescentou. Eloísio assegurou que continuará cobrando atitude da sociedade, mas fazer campanha não resolve nada. “É preciso parar com a hipocrisia e cobrar mais das autoridades” – afirmou.

Intimação
Ex-deputado Tony Carlos está formalmente “intimado” pelo MDB para participar da próxima reunião do Diretório Estadual do partido. Encontro será na segunda-feira, em Belo Horizonte, e um dos temas da pauta é a eleição municipal do ano que vem. Tudo a ver com os interesses políticos do uberabense.

Massa falida
Mais dois imóveis da massa falida Copervale irão a leilão. Um deles, área comercial de 5,6 mil m2 com benfeitorias, em Campo Florido, avaliada em R$ 1 milhão 246 mil. O outro, de 19,1 mil m2, em Conceição das Alagoas, no valor de R$ 1 milhão 472 mil. Os dois leilões estão programados para 26 e 28 deste mês.

Em todas...
Sempre recordando Ataliba Guaritá Neto: “Uberaba está em todas”. Filho dos uberabenses Ana Maria Ferreira e Luiz Carlos Goulart Árabe, Abrão Árabe Neto está à frente de CEOs brasileiros em missão nos Estados Unidos. Grupo foi recebido pelo alto escalão do Governo Biden, em Washington.

Assumiu
Secretário adjunto da SDS, depois de passar por cargo na SAD, no Governo Piau, Gustavo Mori foi nomeado secretário interino de Governo em Araguari.

Gestão das UPAs
Mantida a classificação de todas as fases do chamamento público, ainda passível de alteração no “tapetão” mediante recurso, a Sociedade Educacional Uberabense será a futura gestora das duas Unidades de Pronto Atendimento. A SEU é a gestora do Hospital Regional desde a sua inauguração.

Referências
A 1ª colocação da SEU, divulgada em 1ª mão pela coluna na manhã desta 5ª feira, foi bem recebida pela maioria dos internautas. O Hospital Regional e o “Mário Palmério” são ótimas referências da qualidade dos serviços que poderão ser prestados nas UPAs.

Inovação
A Unimed de Uberaba está muito à frente da maioria das operadoras de planos de saúde, incluídas outras unidades da cooperativa de médicos espalhadas pelo País. Em saúde financeira e na prestação de serviços. E uma das boas novidades é o laboratório em fase final de instalação, na avenida Santos Dumont.

Quimioterapia
Além do conjunto de exames que oferecerá com padrão de qualidade, a unidade contará até mesmo com o serviço de quimioterapia. E com entrada exclusiva (para os pacientes) diretamente para o setor.

Armamento
A possibilidade de a exposição de armamento durante a festa das crianças do ano passado ser julgada pela Justiça Federal está sob análise. Já está mais do que “escrito nas estrelas” que o Ministério Público da Infância e da Juventude estadual não abre mão da penalidade pedida para o município e o Estado.

Retificação
Publicação especializada em concursos públicos no País comentou o certame aberto para o magistério em Uberaba, dizendo que houve a primeira retificação do edital para alterar a nomenclatura de alguns cargos.

Antidrogas
Líderes partidários no Senado apresentarão PEC para criminalizar qualquer quantidade de posse ou porte de drogas. O anúncio foi feito pelo presidente Rodrigo Pacheco. Segundo ele, a diferenciação entre usuário e traficante está mais do que clara na legislação em vigor.

Vai aumentar
Entende o senador mineiro, na contramão do que vem votando o STF, que a descriminalização de qualquer quantidade impulsionaria o tráfico. É como pensam algumas autoridades da área de segurança pública em Uberaba.

Comprovante
Uma das formas de diferenciar o usuário do traficante, embora não absoluta, seria a comprovação do histórico de internações ou de atendimento médico ou psicológico especializado ao detido. Aliada a outras fatores.

Depoimento
Empresário araxaense investigado como possível fomentador de manifestação golpista em Brasília foi ouvido nesta 5ª feira na Delegacia de Polícia Federal de Uberaba.

Sem resposta
Passados dois meses, o Ministério da Igualdade Racial ainda não deu qualquer resposta ao pastor Eloísio, que, em visita à pasta, em julho, sugeriu que a cor negra seja retirada da bandeira do movimento LGBT. Argumentou na ocasião “não ser válido colocar no mesmo patamar o racismo e a homofobia”.

Justificativa 
O próprio Eloísio considera poucos esses dois meses para ter uma resposta, frisando que tomar uma decisão sobre o tema não é tão simples assim, depende de análises e pareceres. “Ninguém é obrigado a dar resposta na hora” – justificou.

Atenuando
Em entrevista Pingo do J, nesta quinta-feira, Eloísio se disse atendido em muitas postulações feitas ao governo municipal porque, diferentemente, de alguns colegas, tem prioridades. “Vereador que é parlamentar, se tem prioridade, tem de fazer o requerimento e ir à secretaria para dizer que isso eu preciso” – disse.

Tempestade
Sem fazer referência direta a qualquer colega, o vereador não recuou diante da pergunta sobre o fato de alguns se queixarem de não ser recebidos quando procuram o Centro Administrativo. “Todo mundo que planta, colhe; se você planta confusão e tempestade, vai colher confusão e tempestade” – frisou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por