Pelo gongo
Funcionário do Walmart foi salvo pelo gongo de responder a processo criminal por apropriação de “coisa achada”. A legislação permite a devolução em 15 dias e somente a partir daí há possibilidade de ação.
O caso
Repositor de mercadorias nas prateleiras, ele encontrou aparelho celular e o levou para casa. Diante da queixa de perda pelo dono, foi examinado o circuito interno de câmeras e flagrada a atitude do funcionário.
Devolução
O rapaz confessou que o celular estava em sua residência e o devolveu com a presença da polícia, o que possibilitou ao Ministério Público pedir agora o arquivamento do inquérito.
Estelionato
Outro jovem escapou de responder por estelionato ao comprar quatro aparelhos celulares em nome de sua mãe com a intenção de revendê-los, segundo confessou.
Surpresa!
A mãe só ficou sabendo ao receber os telefones em casa, mas prevaleceu no caso, em favor do filho, a imunidade absoluta (por parentesco) prevista na lei.
Perda de tempo
Entre idas e vindas o processo consumiu nove anos de algum esforço policial na produção do inócuo inquérito.
Sem data
Polícia Federal ainda não marcou a data da cerimônia em que o delegado Marcelo Leonardo Xavier será apresentado como novo titular da Delegacia Regional de Uberaba.
Missão árdua
Uma das missões mais árduas do policial será tentar recuperar o efetivo da PF, esvaziado em Uberaba nos últimos sete anos, como aconteceu também com a PM e a Polícia Civil.
Estupro
Promotor Laércio Conceição formalizou denúncia à Justiça contra o então policial militar A.A.Z., acusado de estupro de vulnerável, em episódio de 2011, durante festa de família em Campo Florido.
Condenação
Max Millian Lima dos Santos, processado por roubo, foi condenado a cinco anos e quatro meses de reclusão, mas o Ministério Público vai ao Tribunal de Justiça para agravar a pena.
Absolvição
Laércio Conceição recorre também da absolvição por falta de provas de W.R.A.S., indiciado no mesmo caso.
Provisória
Preso sob acusação de esfaquear desafeto durante briga no “Copo Sujo”, em fevereiro deste ano, Jadson Gomes de Oliveira requereu liberdade provisória, sem fiança.
Sujismundos
No lançamento do mutirão contra a dengue, feito ontem pelo secretário Toninho, o promotor Carlos Valera fez duro pronunciamento, pedindo punição para aqueles que não cuidam do próprio quintal, acumulando lixo.
Pois é!
Problema enfrentado agora por detentor de mandato em Uberaba foi delatado ao Ministério Público por quem ele próprio usou como “laranja”.
Em vigor
A partir desta 4ª-feira, motoristas de transporte de cargas estão obrigados a se submeter a exame toxicológico para a primeira habilitação nas categorias C, D e E e renovações.
Drogas
Exame, que custa até R$300, é capaz de detectar o consumo de drogas ilícitas nos últimos noventa dias e o objetivo da exigência é a redução de acidentes nas rodovias.
Discriminatório
Questionável é a exigência não alcançar também os motoristas de ônibus e outras categorias profissionais.
Não larga
Polícia Civil bem que podia abrir mão do Detran, destinando seus homens para a atividade policial e possibilitando a agilização dos serviços de vistoria de veículos e outros mais do setor.
Simples
A atividade nada tem de complexa que exija policiais à sua frente. Mas, tocar neste assunto é comprar briga.
Afastado
A pedido do delegado Heli Andrade, o agente penitenciário Heidmar Borges está afastado de suas funções, mas respondendo a inquérito em liberdade.
Atentado
É acusado de “simular” atentado contra o superintendente da penitenciária de Uberaba.
Vagabundo
Em nota publicada no portal “Sistema Prisional”, o diretor da penitenciária se referiu ao agente como “verdadeiro bandido travestido de agente”.
Exoneração
É questão de dias para Heidmar perder o seu emprego.
Condenação
Preso pela PM em agosto do ano passado, acusado de ser o proprietário de 759kg de maconha, o uberabense Luziano Elsio da Silva foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão.
Fechado
A sentença é da Justiça Federal e a pena será cumprida em regime fechado.
Internacional
Entendimento da Procuradoria da República e da Justiça é que se tratava de tráfico internacional diante da qualidade de droga apreendida.
Cemei
Centro infantil em fase de conclusão pela Prefeitura no Residencial Tancredo Neves acolherá 150 crianças de quatro meses a cinco anos de idade em tempo integral.