FALANDO SÉRIO

Condenação: TJ desclassifica denúncia de tráfico e troca 8 anos por 4 meses para uberabense

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 03/02/2024 às 18:36Atualizado em 05/02/2024 às 20:38
Compartilhar

Piorou
A posição de Uberaba no último quadrimestre de 2023 piorou em relação ao 2º quadrimestre entre os 5565 municípios brasileiros. No cumprimento das metas dos indicadores do Previne Brasil – programa federal sobre a assistência primária da Saúde – a cidade ficou no 5239º lugar. Perdeu 66 posições.

Metas
Permaneceram baixos os indicadores da Secretaria Municipal de Saúde, o que faz com que a assistência primária continue perdendo recursos do estímulo a uma melhor prestação de serviços oferecidos pelo Ministério da Saúde. Com os dados de 3º quadrimestre, Uberaba terá 55,84% dos 100% possíveis.

Menos da metade
Em seis dos sete indicadores a SMS sequer chegou à metade da pontuação. Foram 28% no pré-natal (6 semanas), 48% no pré-natal sífilis e HIV, 42% na saúde bucal de gestantes, 18% na cobertura citopatológica, 22% na aferição de hipertensão e somente 16% em diabetes – hemoglobina glicada.

Exceção
A maior pontuação foi obtida na cobertura vacinal (pólio e penta) com 54%.

Câncer
Na gravidade dos números levantados pelo ativista do SUS Jurandir Ferreira estão os 18% da cobertura citopatológica. O objetivo do indicador é avaliar o acesso das mulheres ao exame de prevenção ao câncer do colo do útero.

Silêncio
Consultada a respeito dos dados do PREVINE BRASIL, a Prefeitura não se manifestou até o fechamento desta edição.

Triângulo Sul
O levantamento de dados feito por Jurandir Ferreira também os demais municípios do Triângulo Sul. E apenas dois deles aparecem entre os 300 primeiros de Minas Gerais na assistência primária, nos critérios do Previne Brasil: Campos Altos (231º) e Campo Florido (287º).

Vizinhos
Entre as cidades mais próximas de Uberaba, e ainda em relação ao Estado de Minas: Veríssimo (555º), Sacramento (376º), Delta (693º), Água Comprida (345º), Conquista (693º) e Araxá (842º).

Inevitável
E na evitável comparação com Uberlândia, diz o ativista do SUS Jurandir, os números de Uberaba são piores em todos os indicadores – incluída a cobertura vacinal. Em Minas, Uberlândia aparece em 566º lugar.

Ricardo Oliveira abraça o projeto “Bom de bola e na escola” em visita a Uberaba (Foto/Divulgação)

O craque
Ex-centroavante Ricardo Oliveira passou a sexta-feira e parte deste sábado em Uberaba. Veio conhecer “in loco” o projeto social “Bom de bola, bom na escola”, idealizado e sustentado com a ajuda de parceiros pelo pastor Eloísio. São 160 os menores assistidos.

Família
Na noite de sábado, Ricardo Oliveira, diretor da SAF USC e irmão do benfeitor do projeto Mateus Saldanha, a convite de Eloísio, jantaram com os garotos e os pais. O ex-atacante do Santos falou para os presentes sobre a importância dos laços familiares.

CEI do Lixo
O não recebimento de documentos requisitados a diferentes atores leva o presidente da CEI do Lixo, que ainda os aguarda, a voltar a admitir a possibilidade de prorrogação das investigações. Frustraram-se as expectativas de Luizinho Kanecão de que chegassem ao fim de semana em condições de encerramento.

No pacote
Com os depoimentos de quinta e sexta-feira, novos detalhes surgiram e que talvez, aliados aos documentos solicitados há mais de uma semana, levem à necessidade de se ouvir outras pessoas. O que ainda não está definido, mas será uma decisão em conjunto da comissão a partir da análise do que já foi coletado até agora.

Mensagens
Entre os documentos solicitados estão e-mails e ofícios trocados entre envolvidos no processo de licitação e operacionalização do sistema.

Tem ou não?
Até agora, nenhum dos três integrantes da CEI – Luizinho, Samuel e Caio Godoi (o autor do pedido de investigação) – confirmou se houve ou há irregularidades nas licitações do lixo regional ou na contratação emergencial da Seleta.

Alfinetadas
À espera de um convite para depor, o que dificilmente ocorrerá, o ex-vice-prefeito Moacyr Lopes, disse no grupo Política Uberaba 2024 que será vergonhoso a CEI terminar em “pizza” e que “é mentirosa” a afirmação de que o aterro sanitário de Uberaba tenha no máximo 1 ano de vida útil. Segundo ele, seriam 10 anos.

Foi contra
Um dos motivos para que Moacyr fosse ouvido é o fato de ter, enquanto vice-prefeito, participado de comissão técnica da CODAU e se manifestado contra a inclusão de Uberaba no contrato do lixo regional. Para ele, desde o início havia sinalização de que o sistema de cobrança da coleta de lixo seria prejudicial aos mais pobres.

Prisão revertida
Defendido pelo criminalista Cleber Luís dos Santos Júnior, homem condenado em Uberaba a 8 anos e 2 meses de prisão em regime fechado conseguiu reduzir a pena para 4 meses de serviços prestados à comunidade.
O advogado alegou a inexistência de provas de que seu cliente fosse traficante como constou da denúncia do MP.

Usuário
No Tribunal de Justiça, a denúncia de tráfico foi desclassificada para posse de droga para consumo próprio. Com ele, a PM havia encontrado duas porções de maconha. Mas, em 1ª instância pesou contra o acusado a descoberta de 22 pedras de crack e 18 tabletes de maconha, em terreno do Chica Ferreira.

Equívoco
Por ser noite, os militares o teriam confundido com outra pessoa, enquanto caminhava pelas ruas, de acordo com testemunhas da abordagem. Elas negaram, inclusive, que o investigado estivesse fugindo dos policiais, mas apenas caminhando. O advogado Cléber Júnior convenceu com suas teses os três desembargadores votantes.

Botoeiras
Está em curso processo licitatório de interesse da Secretaria de Defesa Social. Mais 18 semáforos devem receber boateiras de acionamento por deficientes físicos e outros pedestres. Segundo o superintendente de Trânsito, Rodrigo Carmelito, os locais de instalação ainda não foram definidos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por