FALANDO SÉRIO

Condenado a 21 anos homem que atacou ex-esposa e matou o namorado dela a golpes de facão

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 10/05/2023 às 21:01Atualizado em 11/05/2023 às 21:00
Compartilhar

Mal clareou o dia 6 de dezembro de 2021 quando um homem saltou o muro de residência no conjunto Rio de Janeiro e surpreendeu, ainda dormindo, o casal que atacou com um facão. Por 11 anos ele teve união estável com a mulher, que, não suportando mais as suas agressões, decidiu por um fim no relacionamento. Em companhia dela estava o namorado, incapaz de se defender do seu agressor. Contra ele foram desferidos vários golpes de facão.

Perseguição
Desesperada, a mulher tentou fugir. Perseguida, foi arrastada de volta para casa e vítima de inúmeras e violentas agressões físicas. Gravemente ferido, ainda no quarto em que havia sido golpeado seguidas vezes, o namorado gritou por socorro, na tentativa de salvar a vida da mulher. E novamente a ira do agressor se voltou contra ele, que recebeu mais alguns golpes de facão.

Escapou
A mulher correu novamente para a rua e, mesmo muito machucada, entrou em um ônibus coletivo, enquanto vizinhos acionavam a Polícia Militar. Os policiais ainda chegaram a tempo de prender o criminoso em flagrante.

A pena
Pelos dois crimes, o agressor, considerado culpado pelo Tribunal do Júri, foi condenado pelo juiz da 2ª Vara Criminal a 21 anos e 4 meses de reclusão. Ele está preso desde 6 de dezembro de 2021 e o magistrado negou-lhe o direito de recorrer em liberdade.

Ainda não
Formado por Soma Ambiental e Seleta, o “Consórcio S” protela um pouco mais a data de assunção da coleta, transporte e destinação do lixo residencial de Uberaba e outras sete cidades do Vale do Rio Grande.  Depois da assinatura do contrato, em novembro de 2022, duas datas foram aventadas: fevereiro e março. E nada aconteceu.

Documentação
Até esta 4ª feira, o consórcio não havia entregado ao Convale toda a documentação necessária à emissão da Ordem de Serviço para início dos trabalhos. Mas, a tarifa de lixo já é cobrada com base no consumo de água, em Uberaba, desde janeiro. Pelo trabalho feito, a Codau paga à Seleta, de Ribeirão, integrante do consórcio.

Receita
Quase quatro meses já se passaram desde a implantação do novo modelo de cobrança e até agora ninguém sabe quanto rendeu a tarifa. A Codau alega não ter como acessar o sistema de dados concentrado na Prefeitura. A mesma dificuldade está tendo a Secretaria da Fazenda.

Mãos à obra
Uma vez completado o rol de documentos cobrados pelo Convale, o Consórcio S receberá a Ordem de Serviço para que assuma, imediatamente, a coleta do lixo regional.

Pegadinha
No contrato, de muitos detalhes não levados ao conhecimento dos contribuintes, é previsto reanálise da tarifa praticada sempre que a inadimplência bater na casa dos 5%. Índice muito menor do que o registrado pela água em Uberaba.

Fakes
Em razão de fakes News que causaram transtornos ao andamento do processo que envolve a massa falida Copervale Alimentos, a juíza Letícia Castelo Branco determinou ao Instagram, Twitter, Whatsapp e Godaddy a retirada de circulação de todo e qualquer perfil em nome da falida empresa.

Direitos
Há muitas suspeitas de irregularidades – algumas já confirmadas – em toda a situação que envolve a empresa falida. Tanto é que a juíza da Vara Empresarial cobra explicações detalhadas a um fundo de investimentos sobre cessões de crédito com a Copervale.

A ver navios
Há informações de que o fundo teria comprado créditos de credores, que, por sua vez, não teriam recebido o valor correspondente, mas apenas cedido os seus direitos.

Volume
E esse volume de créditos cedidos pode ser ainda maior do que o conhecido. É que vários trabalhadores também teriam sido procurados para vender os créditos, que começarão a ser quitados em poucas semanas.

Produto vencido
Na contramão do que praticam órgãos de fiscalização, a legislação, mais do que prever, impõe prisão em flagrante do empresário ou gerente de estabelecimento que, dolosamente, tenha exposto à venda, em grande quantidade, gêneros alimentícios com data de validade vencida e impróprios para o consumo humano.

Penalidade
São treze os procedimentos considerados crime. Entre eles, “vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria em condições impróprias para o consumo”. A pena para o autor do delito varia de 2 a 5 anos, se doloso. Se culposo, a redução é de 1/3.

Multa
A pena de prisão ou detenção pode ser transformada em multa, mas a competência para isso é do MP (via acordo de não persecução criminal) e da Justiça, e não do fiscal. 

Perdas
A falta de alvará sanitário em UPA que funciona fora dos padrões do Ministério da Saúde, como é o caso da São Benedito, leva à perda de incentivos financeiros. E, em novembro de 2021, depois de várias advertências desde Brasília, a perda estava em R$ 300 mil. As afirmações são do ativista do SUS Jurandir Ferreira.

Obediência
Secretariado municipal praticamente todo está submetido a uma “camisa de força”. Poucos a desafiam e passam informação à imprensa sem que haja um pedido formalizado à Secretaria de Comunicação. E a SeCom, por sua vez, não raro ignora os pedidos, protelando ou negando respostas.

Desistência
Mais três empresas comunicaram à SEDEC que abriram mão das áreas que receberam como incentivos em 2017, 2020 e 2021. Distribuidora Rio Branco de Petróleo, Potencial Estruturas Metálicas e Puro Café Indústria e Comércio recuaram do que haviam acertado com o município.

Falta pouco
Em agosto as obras de revitalização da Mata do Carrinho estarão concluídas – diz o secretário Anderson Passos.

Antirracistas
Uberaba aderiu à Rede de Cidades Antirracistas, um pacto de combate ao racismo. A troca de experiências é sempre salutar. Mas, que tal aderir também a algum pacto de combate ao assédio moral contra servidores públicos? Mais do que aderir, investigar e punir os autores, normalmente do escalão intermediário.

Com ressalva
Diferenças de valores contabilizados nas folhas de pagamento complementar do reajuste de ativos e inativos em março de 2022, ainda não esclarecidas ao Conselho de Administração, levaram à aprovação parcial das contas do Ipserv daquele ano. Análise feita pelo conselheiro Moacir Félix. Mas, nada que não possa ser esclarecido.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por