Deu o esperado
Nenhuma surpresa no relatório final da Comissão Processante. A conclusão foi pela improcedência das denúncias de cometimento de infrações político-administrativas pelo secretário Sétimo Bóscolo no processo de vacinação.
Continuidade
A relatora Alessandra Amaro Dias propôs que eventuais irregularidades outras de servidores sejam apuradas pela Controladoria. O MP se encarregaria dos eventuais crimes, cuja apuração foge à competência da Câmara. Os colegas a acompanharam, sem divergência.
Parêntese
A Controladoria afirmou à Comissão Processante que o episódio da vacinação indevida em clínica, a partir de listas enviadas pela empresa, já está submetido ao Ministério Público. O caminho deve ser o mesmo para empresário que se vacinou como motorista de ambulância.
Curiosidade
Mesmo sendo a relatora da CPP, a vereadora Alessandra não ouviu um único dos oito depoimentos feitos à Comissão Processante ao longo de três semanas. As atas não justificam a ausência dela.
Enxugamento
Os “fura-filas”, segundo a apuração da CPP, estão longe dos mais de 3 mil anunciados pela CEI. O relatório final fala em dois números, aparentemente por equívoc 690 em um trecho e 634 em outro, depois de depuração.
Ainda crítica
As chuvas de sábado e domingo não foram suficientes para afastarem a condição de “crítica” do abastecimento de água em Uberaba – diz nota da Codau. Mas já melhorou – atesta o vice-prefeito, Moacyr Lopes, acrescentando que o planejado será mantido até a estabilização.
De olho
Moacyr Lopes passou o fim de semana acompanhando a situação e, às 15h21 dessa segunda-feira, anunciou que somente naquele momento as águas das chuvas em São Basílio e Ponte Alta estavam chegando à captação.
Volume
Pela manhã, a vazão estava em 1.100 litros por segundo – pouco abaixo da normal, de 1.200 litros/s, calculou o vice, enquanto a Codau dizia que a falta de energia no domingo atingiu equipamentos automáticos de verificação.
Pluviométrico
Moacyr também revelou os índices da precipitação pluviométrica, sendo 18 mm na captação, 10 mm na estação de tratamento e 22 mm em alguns pontos da bacia. Na média, disse, 15 mm (15 litros por metro quadrado).
Projetos
Nesta terça-feira, Moacyr e o presidente da Codau receberão engenheiros e outros profissionais para uma conversa sobre a crise hídrica e as opções para o abastecimento de Uberaba há médio e longo prazo.
Pensantes
O que esperam é que os profissionais convidados avaliem o que está sendo esboçado e até deem sugestões.
Audiência
E em data ainda indefinida, a requerimento do vereador Tulio Micheli, a Câmara realizará audiência pública para também debater a crise hídrica, suas consequências e possíveis alternativas de solução.
É sigilo
Procuradoria-Geral do Município se nega até mesmo a dizer quando estarão concluídos os processos administrativos contra ex-coordenadora da Central de Vacinas e médico condenado por abusos sexuais. Alega, via SeCom, que os procedimentos estão sob sigilo.
Sem ofensa
Indicar a perspectiva de uma data para a conclusão dos PADs e dizer onde o médico está prestando serviços ferem o sigilo da apuração no quê?
Julgamento
A retomada nesta terça-feira do julgamento disciplinar pelo Conselho Nacional do MP pode selar o destino de dois promotores de Uberlândia investigados pela forma como foram gastas verbas resultantes de acordos com criminosos naquela cidade.
Um voto
Dos seis votos ainda não conhecidos, apenas um bastará para que haja maioria favorável à punição. O placar está 5 a 0 contra os promotores que eram integrantes do Gaeco à época dos episódios apurados. Se aprovada a punição, eles serão suspensos sem remuneração.
Fim de contrato
Mais de trinta trabalhadores deixaram a Prefeitura. A maioria deles, 22, na Secretaria de Saúde. Dezenove são professores e outros, profissionais da Educação. Todos eles por término do período de contratação e impossibilidade de renovação.
Saíram
Outros trinta e três trabalhadores deixaram, a pedido, os quadros da Prefeitura.
Teje preso
Em ação conjunta da Polícia Civil de Uberaba com a de Goiás, homem acusado de homicídio ocorrido em fevereiro do ano passado foi preso em Nova Crixás/GO. O crime teve origem em uma cobrança de dívida do acusado para com a sua vítima.
Interrogatório
Autor do crime, praticado na presença da mãe da vítima, estava foragido e somente agora poderá ser ouvido no inquérito já instaurado, segundo o chefe do 5º DPC, delegado Felipe Columbari.
Retomada
Seis áreas doadas a empresas uberabenses para se instalarem ou ampliarem instalações estão sendo retomadas pela Prefeitura por falta do cumprimento de prazo de construção. Ficaram cancelados também os incentivos previstos.