FALANDO SÉRIO

Constrangimento no PSDB

Não foi nada fácil para Fahim excluir João Franco da condição de vice. O presidente...

Wellington Cardoso
Publicado em 06/07/2012 às 11:22Atualizado em 19/12/2022 às 18:40
Compartilhar

São tantas emoções

Processo eleitoral deste ano, em Uberaba, não é para candidato cardíaco. Há problemas, em maior ou menor proporção, em todos os partidos, mas nenhum se iguala ao do PMDB, que provoca fortes emoções até na prorrogação do período de convenções (os cinco dias reservados para o “jeitinho brasileiro”). Em caso único na história, o PMDB pediu, em diferentes ações, o registro de dois candidatos a prefeit Rodrigo Mateus (“ungido” em convenção paralela) e Paulo Piau (o escolhido da comissão interventora).

No tapetão

Ontem, a assessoria jurídica de Paulo Piau “dançou miudinho” em busca de antídoto para a liminar (detalhada nesta edição do JM) conseguida por Anderson no Tribunal de Justiça, suspendendo a intervenção no PMDB de Uberaba e os atos praticados pelos interventores. O advogado Carlos Bracarense bota fé nos “remédios jurídicos”, mas, até que eles sejam aplicados, reina a insegurança entre os candidatos a vereador da coligação de Piau. E a cabeça do vice Almir Silva deve estar a mil, já que não pode recuar e ser candidato a vereador. Anderson conseguiu: botou fogo no circo.

Mudaria tudo

Se Anderson tiver sucesso no julgamento de mérito da ação que está nas mãos da juíza Régia Ferreira, a coligação para a eleição proporcional que cerca Paulo Piau implodirá. O PMDB, por exemplo, ficará sozinho (o antes certo aliado, o PSL, bandeou para o lado de Adelmo Carneiro Leão, dando-lhe a vice, Luciene Fachinelli). O DEM ficaria entre a cruz e a espada: ficar com candidato na majoritária (para prefeito) ou aderir a Rodrigo Mateus, o que faria muita gente levantar da cova.

O troco

Pouco depois de conhecida a liminar, secretário municipal integrante do PMDB alardeava que será pedida a expulsão dos signatários do pedido de intervenção no diretório local, acatado pelo PMDB/Minas (Marcelo Palmério e João Caldas) e do deputado Paulo Piau. E admitia até mesmo a possibilidade de estender os efeitos do pedido aos integrantes da comissão interventora, incluído o presidente estadual da sigla, deputado Toninho Andrade. Segundo ele, todos feriram o estatuto da sigla.

Constrangimento no PSDB

Não foi nada fácil para Fahim excluir João Franco da condição de vice. O presidente do PDT resistiu o quanto pôde à mudança, se recusando a indicar outro nome do partido para a dobradinha. Os “tucanos” cogitaram Luiz Dutra ou Luiz Henrique (Certrim), mas nenhum deles contou com a concordância do ex-secretário. Daí a opção do PSDB por chapa pura, convocando a então superintendente de Educação, Vânia Célia.

Tudo é mistério

Vânia conta há anos com o apoio de Narcio Rodrigues, que conseguiu mantê-la no cargo (Lerin queria outra no cargo) após as eleições de 2010. Recentemente, o deputado/secretário anunciou por Gilberto Caixeta que ficaria neutro no processo eleitoral em Uberaba. Sua opção era por Fahim, mas ele preferiu não confrontar Anastasia, o incentivador de Lerin. Mas, há algo estranho com o “sim” de sua protegida para ser a vice de Fahim. Assim como é estranho o Governo – que diz querer Lerin - não ter conseguido brecar Fahim nem colocar partidos aliados com o seu preferido. Algumas coisas não dão liga.

Tranquilo

Apesar do “bombardeio”, Paulo Piau conseguiu transmitir serenidade ao seu escritório político nesta quinta-feira. Ele diz estar seguro que os advogados a serviço do PMDB mineiro e de sua campanha reverterão o quadro jurídico que lhe é desfavorável neste momento. “É questão de tempo” – frisou a jornalistas que o procuraram, ressaltando que manterá sua agenda para hoje.

Ofuscado

Anúncio de que o médico Hélio Massa é o vice de Lerin não foi a “bomba” que o deputado dizia ter na véspera.  Já no meio da tarde, a revelação estava ofuscada pela batalha jurídica entre Anderson e Paulo Piau e por previsão de dissidências no PSB. Não em função do vice – homem de bem e boa imagem, mas de potencial eleitoral ignorado. É que Lerin não teria ouvido alguns companheiros.

Conversa de todos

A exemplo do Governo de Minas, que teria colocada Uberaba entre as cidades prioritárias para vencer a eleição, o PT também usa o discurso. Pelo menos é o que consta no site do partido, noticiando a visita que Adelmo Carneiro Leão fez, segunda-feira, ao presidente nacional do PT, Rui Falcão.  Diz o texto que ficou acertado entre eles que “Uberaba será uma das prioridades do PT nas eleições de 2012”.

Apoio desejado

Aparentemente ignorando as gestões do chefe do Executivo para ter como candidato a prefeito o ex-secretário Rodrigo Mateus, a nota petista antecipa que “Leão já tem garantido o apoio do prefeito Anderson Adalto (sic)”.  Na audiência, Adelmo estava acompanhado do publicitário Bartô e Lauro Guimarães.

Apreensão

Por estar com licenciamento vencido, em razão de multa pendente, a ser paga por servidor, carro da Guarda Municipal foi apreendido pela PM, depois de ser envolvido em acidente, na semana passada.// Já tramita na Assembleia Legislativa projeto de reajuste de 5,1% para os servidores do Judiciário mineiro.// Curta o fim de semana com a família e amigos na AABB. Motivos não faltam.

Uma e outra

Ex-presidente doutor Clóvis Borges pediu desfiliação do PSB. Segundo amigos, insatisfeito com os rumos tomados pelo partido e a forma de tomada de decisões.// Candidatos podem fazer propaganda a partir de hoje, mas não aquelas que dependerem de gastos financeiros, pela falta de CNPJ e conta bancária.// Para disputar cadeira na Câmara, coronel Antônio deixou a Settrans.

“A preguiça anda tão devagar que a pobreza facilmente a alcança.”

(Confúcio)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por