Quem avisa
Não cabe à Delegacia de Trânsito, em cumprimento de lei sancionada na semana passada pelo governador, informar ao proprietário para que pátio foi encaminhado seu veículo apreendido por irregularidade e os valores a serem pagos com guincho e guarda. A obrigação em Minas Gerais é do DETRAN, que já vinha fazendo isso antes da lei, segundo o delegado Luís Fernando.
Vai despencar
Se houver agilidade do sistema na liberação de veículo apreendido por infração de trânsito, a receita dos pátios conveniados cairá em até 60% com a cobrança de taxa de permanência por hora e não mais por dia. Se os números se confirmarem, a iniciativa privada se retirará, deixando o “abacaxi” para os próprios órgãos gestores de trânsito, pois as despesas não cairão na mesma proporção.
Na boca pequena
Enquanto as autoridades continuam caladas – provavelmente para não atrapalhar as investigações – policiais menos graduados comentam em mesa de bar para quem quiser ouvir, como no fim de semana, o licenciamento irregular de veículos em Uberaba. Crime envolveria mais de cinquenta veículos – a maioria caminhões e um deles do Exército Brasileiro, levado por ladrões para o Paraguai.
Videomonitoramento
Além das cinquenta e quatro câmeras para monitoramento de vias públicas integrantes do projeto Olho Vivo, outras vinte poderão ser agregadas ao sistema. Proposta de Paulo Piau já está em fase de análise por órgãos do Governo federal. Equipamentos figurarão no programa de prevenção ao uso e ao tráfico de drogas.
Apuração
Polícia Militar já instaurou Inquérito Policial para apurar a morte do cadete do Curso de Oficiais, baleado durante sessão de instrução de tiro, em Belo Horizonte. O PM, de 32 anos, que se formaria no fim do ano, recebeu um tiro acidental na barriga.
Lotação
Todos os hospitais e enfermarias de Uberaba estão praticamente lotados. Consequência do crescimento da população – inclusive a regional – e do fechamento de casas de saúde nos últimos 20 anos. Setor carece também de investimentos privados.
Muita revolta
Família de sargento feminino que morreu durante operação de resgate de vítimas em incêndio em Belo Horizonte quer apuração rigorosa do episódio e reclama de descaso da corporação. O marido dela, também militar, não foi avisado da morte da esposa – presa em elevador – e a família recebeu seus pertences, retirados de armário arrombado no quartel, em saco de lixo. Oficial teria determinado o corte da energia dos elevadores do prédio em chamas sem observar se havia pessoas dentro dos equipamentos.
Na bronca
Manifestando-se em seu blog, o deputado cabo Júlio – um dos líderes do movimento de 97 na PM mineira – cobra critérios à corporação para a aplicação da chamada “quebra de decoro” em processos administrativos instaurados contra policiais. Segundo ele, não há quebra de decoro quando coronel é flagrado por ladrões namorando dentro de viatura oficial, levada pelos bandidos, diferentemente da situação em que sargento briga com a esposa e vai parar em delegacia. A referência é a casos concretos.
Trauma
Construção do projetado Centro de Traumas da UFTM exige investimentos de cerca de R$ 10 milhões. Setor aliviaria a pressão sobre o Hospital de Clínicas, provocada também pelos acidentes de trânsito, pois teria 125 novos leitos.
Separação
Em seis meses, todos os supermercados mineiros terão de destinar local específico à comercialização de produtos orgânicos (alimentos produzidos sem a adição de adubos químicos e de agrotóxicos). A lei é de autoria do deputado Rômulo Viegas.
Para todos
As instalações das escolas estaduais – inclusive as de Uberaba – poderão abrigar outras atividades, desde que não sejam ilícitas ou atrapalhem a rotina do estabelecimento. Lei publicada na última sexta-feira permite reuniões, mostras, seminários, cursos, debates, cultos religiosos, comemorações e competições esportivas.
Queijo artesanal
A regulamentação dos queijos artesanais em Minas – de estresses causados também em Uberaba e Sacramento – será debatida em Audiência pública da Assembleia Legislativa, 4ª feira. Os produtores da região se queixam de que o desconhecimento sobre a realidade de fabricação do produto e a insegurança jurídica para a sua comercialização constituem entraves para a expansão do negócio.
Vai melhorar
As ligações entre diversos municípios do Triângulo melhorarão com as obras de asfaltamento de estradas anunciadas na semana passada pelo governador Anastasia. Serão beneficiadas Araguari, Carneirinho, Estrela da Barra, Conceição das Alagoas, Almeida Campos, Capelinha do Barreiro, Poncianos, Frutal, Itapagipe, Campina Verde, Tupaciguara e Veríssimo.
Chance
Mais uma chance para professor de educação básica na rede pública não possuidor de curso superior ou graduado não licenciado. A UFTM está oferecendo 69 vagas nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, História, Física, Geografia, Letras – Português/Inglês, Português/Espanhol –, Matemática e Química, no período noturno. Inscrições encerram-se hoje.
"Para obter algo que você nunca teve,
precisa fazer algo que nunca fez.”
(Chico Xavier)