Estoque
Secretaria de Saúde ainda tem disponíveis 70 mil 682 doses de vacinas contra a Covid-19. Desde que a vacinação começou Uberaba recebeu 872 mil 175 delas e aplicou 801 mil 490, segundo dados do Vacinômetro fechados em 11 de novembro.
Não vacinados
Dos 267 mil 157 uberabenses que tomaram a 1ª dose de uma das vacinas, 252 mil 888 não apareceram para tomar a segunda.
Deferido
Advogado que teve conversa por celular com Luiz Antônio Costa (Botina) consegue na Justiça que a transcrição dela seja desentranhada de um dos processos sobre a herança deixada pelo empresário.
Sigilo
O advogado, que seria contratado de Luiz Botina, à época, alegou que a conversa entre ele e o cliente está amparada em sigilo profissional constante do Estatuto da OAB. A juíza Cíntia Fonseca, da 1ª Vara de Família, determinou a exclusão da transcrição.
É com ele
Magistrada indeferiu, porém, pedido para enviasse ofício à AOB para apurar eventual irregularidade praticada por colegas ao juntarem a transcrição em processo em curso. E também que o cartório que fez a transcrição fosse denunciado ao TJ/MG. Duas providências que podem ser tomadas pelo próprio requerente.
Sob sigilo
Na 4ª Vara, o mesmo pedido de desentranhamento dos documentos teve decisão diferente. Foi determinado que a transcrição das conversas do advogado com Botina seja mantido nos autos, mas sob sigilo.
Maurício Muniz está na equipe de transição
Uberaba lá
O uberabense Maurício Muniz Barreto de Carvalho, ex-ministro da Secretaria de Portos (Governo Dilma) e ex-secretário do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, foi anunciado pelo vice-prefeito eleito Geraldo Alckimin como um dos membros da equipe de transição de governo.
Infraestrutura
Nascido em junho de 1958, o uberabense está no Grupo de Trabalho de Infraestrutura ao lado, dentre outros, do ex-candidato ao Senado Alexandre Silveira, Mirian Belchior (ex-presidente da CEF) e Gabriel Galípolo, economista e pesquisador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais.
Alô, dom Paulo!
Moradores do Tancredo Neves, São Bento e outros bairros já não sabem a quem recorrer para que as festas da LIU sejam menos barulhentas. Não pedem o fim do evento, mas que apenas permitam que as pessoas durmam à noite. Só falta reclamar ao bispo.
Covid-19
Foi de 284,31% o aumento das novas contaminações por Covid em Uberaba. Na semana de 6 a 12 de novembro, foram 196, contra 51 em idêntico período anterior. Mas, não há, por enquanto, qualquer orientação da SMS aos uberabenses.
Máscaras
Avaliações das últimas semanas feitas por infectologistas ligaram o sinal de alerta que muitos não conseguem enxergar. Tanto que a Sociedade Brasileira de Infectologia está recomendando a volta do uso de máscara facial.
Sem gel
Nos estabelecimentos comerciais de Uberaba, com honrosas exceções, desapareceu o álcool em gel antes disponibilizado aos clientes e, nos supermercados, sequer existe mais o distanciamento entre um cliente e outro na fila do caixa.
Uber Táxi
Até 2025, a UBER espera ter estendido a todo o País o seu sistema de intermediação de corridas por aplicativo. O modelo já funciona em São Paulo e em Salvador/BA. A informação sobre o projeto da plataforma anima donos de táxis em Uberaba.
Menos corridas
Com a chegada dos aplicativos, o serviço de táxi passou a ter a concorrência dos veículos que se cadastraram nos aplicativos e viu os seus rendimentos despencar. Dezenas de motoristas auxiliares perderam o emprego com a redução de passageiros.
Parados
Cerca de trinta permissões estão com os veículos sem rodar sob a alegação de prejuízos e faltosas no cadastro municipal. E a Uber Táxi somente cadastrará os táxis que estiverem regularizados nas prefeituras das cidades em que rodam.
Pé atrás
Um dos taxistas que conversaram com a coluna afirmou que outro benefício para eles, que chegará com o Uber Táxi, será a possibilidade de deixarem a cooperativa a que estão atrelados. E a categoria está na torcida para que o sistema chegue a Uberaba o quanto antes.
À espera
Conselho Municipal de Saúde ainda está no aguardo das explicações cobradas à SMS sobre o corte de R$ 79 milhões no orçamento para 2023 aprovado pelo CMS, sem que lhe fosse antecipada qualquer informação a respeito.
Conferência
Ainda na relatoria para ela criada com servidores da SMS, o conjunto de ações aprovadas na Conferência Municipal de Saúde deve chegar esta semana às mãos do presidente Cezar William.
Escudo
Na rede social, o vereador Túlio Micheli disparou, mais uma vez, contra o Executivo. Ele diz que “o governo mente, omite, se esconde atrás de uma pseudo base” no Legislativo.
Acéfalos
Para Túlio, “problema é o formato da gestão, que dá a acéfalos a propriedade de falar em nome de um governo mentiroso”. E mais: “Coloca os peões à frente para, em nome da boa convivência entre os poderes, sair pela tangente e continuar brincando de fazer gestão”.
Sem resposta
Apesar de ter integrantes no grupo em que circularam as mensagens do vereador, o governo optou, mais uma vez, pelo silêncio. Uma prática rotineira quando se trata de críticas feitas à administração.