Fúnebre
Levantamento feito a pedido da coluna pela Pagliaro Serviços Sociais mostra que 26,81% dos uberabenses falecidos nos últimos doze meses tinham menos de 60 anos.
Idosos
Acima de 71 anos foram 55,41% dos óbitos ocorridos no período, segundo o empresário Adalberto Pagliaro.
Projeção
Pelas regras da Previdência propostas por Bolsonaro, cerca de 35% dos uberabenses não chegariam à aposentadoria, pois existem outros 17,7% mortos entre 60 e 70 anos.
Veteranos
Comando-Geral da PM mineira aboliu a palavra “inativos” como referência ao pessoal da reserva e reformados. A expressão agora usada na corporação é “veteranos”.
Sala de aula
Polícia Militar precisa explicar em detalhes ao general secretário de Segurança como baixou a criminalidade em Minas.
Estudando
Segundo ele, estudiosos estão procurando entender os números da queda, realmente um fenômeno em curto espaço de tempo (menos de um ano).
Coincidência
Volta do pagamento do Adicional por Plantão Hospitalar no HC está coincidentemente programada para o Dia do Trabalho.
Escalas
As escalas de enfermeiros (APH) e médicos deverão ser validadas pelas divisões das categorias, incluindo a de sobreaviso (à distância, chamada quando necessário).
Pressão
Direção do HC atribui a volta do APH a planejamento, mas é fato que resultou (ainda que em parte) de muita pressão dos servidores, temerosos de prejuízos aos pacientes.
Pulou fora
Os riscos à assistência provocados pela falta de pessoal no HC chegaram a ser levados à UFTM (a dona do hospital), que não quis entrar na polêmica.
Justificativa
A reitoria justificou que há um contrato vigente com a Ebserh, que, como gestora do HC, é quem responde por assuntos relacionados ao hospital.
Vai render
Agora a precariedade do HC será levada ao Consu – órgão deliberativo da UFTM – com pedido de análise se a Ebserh tem cumprido todas as cláusulas contratuais.
A promessa
O HC foi passado à empresa com a promessa de modernização, que, segundo funcionários da universidade da área de Saúde, não está acontecendo.
Francamente!
As excelências continuam morando em outro mundo. Licitação para o fornecimento de refeições ao STF inclui camarão, lagosta e vinho de safra com mais de 10 anos.
Luxo
Recentemente, o gabinete do presidente da Corte passou por reforma que custou R$443 mil aos contribuintes.
Nem aí
Nem o crescente desgaste dos últimos dois anos parece fazer com que os ministros ponham a mão na consciência.
Dificuldades
Diz o advogado Mauro Morais que boa parte dos inscritos na OAB está vivendo enormes e difíceis percalços financeiros.
Na esteira
Entre os motivos, acrescenta, está o PJe (processo eletrônico) para os mais idosos de pouco conhecimento da nova tecnologia.
Ranking
Uberabense João Menezes agora aparece em 361º lugar no ranking mundial dos tenistas profissionais. Ganhou onze posições. É o 5º no Brasil.
Fora da rota
Anastasia foi o último dos governadores a ter a inauguração da ExpoZebu em sua agenda anual. Pimentel abriu o período de ausências reiteradas.
Repasse
Zema anuncia a volta dos repasses financeiros para a manutenção e alimentação nas escolas do Estado, deixadas a pão e água pelo governador petista em 2018.
Cervejeiros
A cerveja artesanal está em alta como atesta a 2ª Feira de Gastronomia e Alimentos de Minas, no Parque Fernando Costa. Sebrae oferece capacitação neste período da Expô.
Economia
Bancada do Novo na Assembleia Legislativa economizou R$494 mil com assessores, verbas de gabinete e diárias de viagem em fevereiro e março. De grão em grão...
Arquivamento
Promotor José Carlos Fernandes está sugerindo aos colegas distribuídos pelo interior que arquivem eventuais ações sobre o 13º salário dos agentes públicos municipais.
Restituição
A partir de 2008, várias ações foram iniciadas. O MP considerava irregular o pagamento e pedia à Justiça que determinasse a devolução do dinheiro.
Legal
O STF e o STJ consideraram que o 13º pode ser recebido pelos gestores, desde que haja lei municipal específica.
Assumiu
Promotor José Aparecido Gomes Rodrigues, com experiência de 25 anos no MP, assumiu a Defesa do Patrimônio Público em Uberaba.
Recurso
Com a alegação de inexistência de prova da autoria, Jéssica Cristiane Silva Patrício recorre ao TJ para derrubar condenação de 1ª instância a 5 anos e 4 meses de prisão.
Posição
Para o promotor Laércio Conceição, em sua manifestação, a sentença do juiz Ricardo Motta deve ser mantida. Do roubo foram acusadas também outras duas pessoas.